A falta de insumos para produção de automóveis continua afetando a indústria brasileira. Nesta quarta-feira (11), a Toyota emitiu um comunicado informando que suspenderá temporariamente a produção de carros em unidade de Sorocaba, interior de São Paulo, e interromperá parcialmente a produção de motores em sua planta de Porto Feliz.
O recém-lançado Corolla Cross é um dos modelos que terão a sua produção impactada, assim como o Yaris em suas carrocerias hatch e sedã, além do Etios que segue em linha para atender mercados da região.
Veja o comunicado da Toyota:
"A Toyota do Brasil informa que realizará a suspensão temporária da produção em sua fábrica de Sorocaba, onde são produzidos os modelos Yaris (hatch e sedã), Corolla Cross e Etios (somente para exportação) entre os dias 18 e 27 de agosto de 2021. A unidade de Porto Feliz, responsável pela produção dos motores 1.3L e 1.5L do Yaris e Etios e do propulsor 2.0L TNGA do Corolla e Corolla Cross, também será parcialmente afetada.
Apesar de todos os esforços que temos realizado ao longo do tempo para gerenciar a falta de insumos que afeta a cadeia de suprimentos global, provocada pela pandemia de Covid-19, nesse momento uma parada é inevitável.
Os colaboradores afetados pela paralisação entrarão em férias coletivas neste período, com o retorno às atividades programado para o dia 30 de agosto. As demais unidades da Toyota no Brasil, localizadas em São Bernardo do Campo e Indaiatuba, permanecem com suas atividades normais".
A necessidade de paralisação da produção acontece no melhor momento da Toyota neste ano. Em julho, a montadora japonesa emplacou 18.598 unidades, seu melhor resultado desde dezembro de 2019 (21.314), a levando para uma inédita 2ª posição no ranking geral de vendas. Grande responsável pelo excelente resultado foi o novo Corolla Cross com suas 5.068 unidades emplacadas em julho, número que o colocou bem à frente do irmão sedã, o Corolla, que registrou 3.925 emplacamentos.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Toyota Etios sai de linha em definitivo e abre espaço para o Yaris Cross
Ford Capri EV terá produção reduzida após 'estreia amarga' no mercado
Produzido para exportação, Toyota Etios sairá de linha no fim do ano
Triumph oferece até R$ 14.000 de desconto na Tiger 1200 e outras motos
Argentina: quais os 10 carros mais baratos do mercado vizinho?
VW domina SP, Creta líder no RJ: veja mais vendidos por estado em outubro
Etios, March, Sandero, Versa e Spin estão em alta entre os usados, diz Kavak