Lançado em 2018, o Mercedes-Benz Classe A da atual geração vai ganhar sua primeira reestilização visual de meia-vida. E novos flagras do hatchback alemão já começaram a rolar na Europa, a exemplo do carro que ilustra esta nota, que foi visto rodando pelas ruas da Alemanha. A camuflagem cobre a dianteira e de forma parcial a traseira, o que revela que as mudanças serão mais pontuais.
As mudanças que serão aplicadas no Classe A 2022 vão dar fôlego para o modelo por pelo menos uns três ou quatro anos até a chegada da próxima geração, embora seu desenho atual ainda nos pareça bastante contemporâneo. As imagens deste novo flagra (já houve outro em julho) mostram que o hatch médio da marca da estrela de três pontas deve ganhar uma nova grade dianteira, já que a camuflagem cobre toda a parte frontal do carro.
A grade deve receber um novo sensor para os sistemas de segurança e assistência, que provavelmente ficarão concentrados no logotipo da Mercedes, enquanto os faróis talvez mantenham o formato atual, mudando somente seu arranjo interno para garantir o ar de novidade (mas não será surpresa também se os faróis serem parecidos com o do novo Classe C.
Apesar da lateral exibir as mesmas rodas do Classe A vendido atualmente, elas devem ser trocadas por modelos de desenho inédito quando o modelo de produção final for apresentado.
Tudo indica que a parte traseira terá mudanças mais sutis. A maior novidade serão as lanternas, que terão nova disposição interna de luzes, embora permaneçam com o mesmo formato.
Já o para-choque traseiro terá uma leve modificação na parte inferior, basicamente um redesenho na peça que imita um difusor – que muda de estilo de acordo com a versão. No mais, o facelift do Classe A vai continuar com boa parte de suas linhas.
Sobre motorização, há rumores que o Classe A atualizado abandonaria o motor 1.3 turbo de 163 cv feito junto com a Renault para adotar novos propulsores quatro cilindros desenvolvidos em parceria com a chinesa Geely. No mais, são esperadas também novidades em relação a conectividade e atualizações da central multimídia do hatch. A previsão é que a linha 2022 do Classe A seja lançada já no final deste ano no mercado europeu.
No Brasil, hoje a Mercedes vende o hatch Classe A nas versões A250 (motor 2.0 turbo com 224 cv de potência e 35,7 kgfm de torque), AMG A35 4MATIC (motor 2.0 turbo de 306 cv e 40,8 kgfm) e o esportivo topo AMG A45 S (motor 2.0 turbo de 421 cv e 51 kgfm). Os dois primeiros vêm com câmbio automatizado de dupla embreagem de 7 marchas, enquanto o último traz o mesmo sistema, só que com 8 velocidades. Os preços variam entre R$ 319.900 e R$ 518.900.
Siga o Motor1.com Brasil no Facebook
Siga o Motor1.com Brasil no Instagram
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Mercedes-Benz seguirá fazendo carros a gasolina porque "elétricos são caros"
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Mercedes-Benz Classe A com dois motores foi feito para pilotos da F1
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Mercedes-Benz lança novo Classe A 2023 no Brasil por R$ 344.900
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
Novo Mercedes-Benz Classe A 2023 será híbrido-leve no Brasil