page ad skin

Audi RS3 crava recorde em Nürburgring para esportivos compactos

Sedã de 400 cv fez o tempo de 7 minutos e 45,3 segundos no circuito alemão

Audi RS3 Sedan estabelece recorde de volta de Nürburgring para carros compactos

Faz apenas duas semanas que a Audi revelou a nova geração do RS3, versão topo de linha e mais potente da gama do A3, tanto do hatch como do sedã. E agora a marca alemã divulga um recorde cravado no tradicional circuito de Nürburgring a bordo do RS3 Sedan, que completou uma volta rápida de respeito no “Inferno Verde” alemão.

De acordo com a fabricante, o RS3 Sedan fez o tempo de 7 minutos e 40,748 segundos no circuito alemão, isso no seu traçado de 20,8 quilômetros de extensão. Com essa bela volta rápida, o sedã bateu o tempo do antigo recordista: o Renault Megane RS Trophy-R, que detinha o tempo de 7 minutos e 45,389 segundos – ainda assim um belo tempo com sua tração dianteira. Com isso, o esportivo feito e Ingolstadt superou em nada menos do que 4,64 segundos o recorde anterior.

Galeria: Audi RS3 Sedan - recorde em Nürburgring

E se você está achando estranho que o RS3 Sedan está camuflado, é porque o recorde na pista alemã foi realizado em junho, um mês antes da Audi revelar por completo o novo visual do sedã esportivo. Segundo a montadora, quem ficou responsável pelo recorde foi Frank Stippler, piloto de corrida e de desenvolvimento da Audi Sport.

Para quem ainda não conhece o RS3 Sedan, saiba que ele vem equipado com o famoso motor cinco cilindros em linha 2.5 turbo que entrega 400 cv e 51 kgfm de torque, que envia toda sua força para a tração integral quattro com vetorização de torque – que certamente ajudou o sedã a bater o recorde em Nürburgring. O sedã tem ainda até um sistema que envia toda a força para o eixo traseira, o modo drift, mas que obviamente não foi usado nessa ocasião.

Os dados de fábrica apontam aceleração de 0 a 100 km/h em 3,8 segundos e velocidade máxima de 250 km/h, ou 290 km/h quando equipado com um pacote opcional de desempenho.

Essa unidade em específico contava com pneus semi-slicks Pirelli P Zero Trofeo R, um opcional também disponível. Segundo a Audi, os pneus estavam com calibragem específica para o traçado do circuito alemão. Outras alterações comuns feitas pelas fabricantes que buscam recorde nessa pista são a adoção de santantônio na parte traseira da cabine, bem como bancos de competição e cintos de segurança de quatro pontos. E logicamente, uma infinidade de câmeras são instaladas na cabine para registrar toda a ação.

Já à venda na Europa, o Audi RS3 tem preço inicial de 60 mil euros para o Sportback e 62 mil euros para o sedã, como o modelo do vídeo (convertidos em R$ 372.582 e R$ 385.001 respectivamente, nas cotações atuais). A fabricante ainda não comenta sobre quando veremos a nova geração do esportivo no Brasil.

Ouça o podcast do Motor1.com:

 

Siga o Motor1.com Brasil no Facebook

Siga o Motor1.com Brasil no Instagram

Envie seu flagra! flagra@motor1.com