VW Golf GTI 2002 é leiloado com apenas 13 km rodados
Unidade leiloada é da série especial 25th Anniversary, que celebra os 25 anos do hot hatch
Entre os hot hatches já fabricados na história, não há dúvida que o Golf GTI ocupa um lugar cativo no coração dos entusiastas. E quando falamos da quarta geração do hatch esportivo, ele deu um salto de qualidade na época e no Brasil é um dos mais queridos até hoje. Na Inglaterra um Golf GTI da série especial de 25 anos de aniversário foi leiloado, chamando a atenção por seu estado de conservação e apenas 13 quilômetros registrados no hodômetro.
De acordo com o site de leilões Silverstone, da Inglaterra, este VW Golf GTI 25th Anniversary 2002 foi de apenas um único dono durante esses 19 anos (sim, já fazem quase duas décadas que o Golf mk4 foi lançado). Além disso, segundo o site, o hatch alemão rodou por apenas 8 milhas, ou aproximadamente 13 quilômetros, o que quer dizer que certamente seu proprietário comprou o veículo para simplesmente deixá-lo na garagem – para depois o carro pegar valor e ser vendido por uma quantia razoável.
Galeria: VW Golf GTI 25th Anniversary Edition - leilão Inglaterra
Apesar desses Golf começarem a ter pego valor aqui no Brasil, na Europa eles ainda não tão caros e “colecionáveis” assim, a não ser por essa versão 25th Anniversary, que teve apenas 1.800 produzidas para serem vendidas no Reino Unido para celebrar os 25 anos do hatch, cuja 1ª geração foi lançada em 1977. Aliás, esse modelo com menos de 10 km no hodômetro é a unidade de número 718 – e provavelmente deve ser um dos mais novos disponíveis no mercado.
Como diferenças em relação ao Golf GTI normal, essa série de comemoração de 25 anos conta com para-choques dianteiro e traseiro dotado de spoilers e saias laterais iguais a versão GTI VR6 vendida aqui no Brasil, que acabam deixando o hatch com visual mais agressivo. Ele também tem suspensão levemente rebaixada, bem como ponteira de escapamento cromada e belas rodas de 18 polegadas da BBS, que ainda contam com os pneus originais Michelin Pilot Sport 225/40 – que certamente devem estar ressecados com o tempo.
Por dentro, a cabine mantém sua sobriedade a não ser pelos bancos Recaro com revestimento vermelho na porção central (o famoso padrão xadrez voltou somente na geração seguinte) e carpetes com bordas na mesma tonalidade. A clássica alavanca de câmbio com pomo em formato de bola de golf está presente, bem como o acabamento em alumínio escovado no console central, nos puxadores das portas e nas soleiras – que têm também a inscrição GTI. Volante de couro (posicionado em mão inglesa) e costuras vermelhas também estão espalhadas pela cabine.
Debaixo do capô, o motor era o mesmo das versões comuns do GTI, mas com melhorias: o quatro cilindros 1.8 turbo, que entrega 180 cv (30 cv a mais que a versão comum) a 5.500 rpm e 23,96 kgfm de torque – disponíveis entre 1.950 e 5.000 giros. O câmbio é sempre manual de 6 marchas com tração dianteira. Números fornecidos na época indicavam aceleração na casa dos 7,4 segundos no 0 a 100 km/h e velocidade máxima de 222 km/h.
Segundo o site, o Golf GTI 25th Anniversary passou por uma revisão completa em uma concessionária Volkswagen, como uma forma de inspeção “pré-entrega” ao felizardo novo proprietário que o arrematou no leilão. O preço que o GTI especial foi leiloado? Nada menos do que 38.250 libras esterlinas, o que em uma conversão direta sem impostos dá R$ 272.138. E aí, você acha que vale?
Ouça o podcast do Motor1.com:
Siga o Motor1.com Brasil no Facebook
Siga o Motor1.com Brasil no Instagram
Fonte: Silverstone Auctions
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Oficial: novo Volkswagen Golf GTI chegará ao Brasil em 2025
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
Golf GTI Mk8,5 é a grande estrela da Volkswagen no Rock in Rio
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
VW diz que o futuro GTI elétrico será 'mais divertido'
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
Volkswagen Golf GTI Clubsport 2025 promete ser o Golf mais potente já feito