Pouco depois da apresentação do Mercedes-Benz Classe C 2022, em março deste ano, publicamos fotos de duas unidades do sedã já em testes no Brasil. Era a dica de que a fabricante estava acelerando a homologação para lançar o veículo por aqui ainda em 2021. E isso se concretizou, pois a Mercedes-Benz confirmou que o “Classe C chegará ao mercado brasileiro no início do quarto trimestre de 2021.” Ou seja, o sedã estará nas concessionárias em outubro.
O novo Mercedes-Benz Classe C 2022 manteve muito do design da geração anterior, o que justifica que a unidade flagrada em testes por aqui usava apenas alguns adesivos na frente e na traseira. Segue a identidade visual atual da empresa, com algumas referências tanto aos mais refinados Classe E e Classe S, quanto ao Classe A de entrada. Os faróis são bem angulares, com uma linha em LED na parte superior. As lanternas foram redesenhadas, ficando bem mais longas e lembra muito o Classe A Sedan.
Onde realmente mudou visualmente foi no interior. Ao invés de manter a configuração com duas telas horizontais, o Classe C agora adota uma enorme tela de 11,9” na vertical e que acompanha o console central, sendo levemente elevada, no mesmo estilo que o Classe S. Isso foi acompanhado por uma revisão das saídas de ar, ainda redondas mais bem menores e o console central bem alto. O painel de instrumentos pode usar uma tela de 10,25” nas versões mais baratas ou 12,” nas mais caras.
A tecnologia embarcada foi um foco muito forte no desenvolvimento. Traz um head-up display bem grande com realidade aumentada e efeito 3D, a segunda geração do sistema multimídia MBUX com respostas aprimoradas por voz e mais. Conta até mesmo com conectividade com os sistemas Bosch Smart Home e Samsung SmartThings, permitindo que o motorista controle alguns itens de sua casa.
É construído com uma nova plataforma chamada MRA, preparada para a eletrificação. Tanto é que o Classe C 2022 já conta com uma variante híbrida plug-in com um 2.0 turbo que entrega um total de 313 cv de potência combinada e 56 kgfm, além de uma autonomia de 100 km no modo elétrico. As demais versões usam o 1.5 turbo, nas versões de 170 cv e 204 cv, e o 2.0 turbo de 258 cv. A tração é traseira, podendo adotar o sistema 4Matic de tração integral por um custo a mais e, em todos os casos, utiliza uma transmissão automática de 9 marchas.
A má notícia é que o novo Mercedes-Benz Classe C 2022 chegará bem mais caro ao Brasil, agora que a produção em Iracemápolis (SP) foi encerrada com o fechamento da fábrica. Terá que ser importado da Alemanha e, com a cotação do euro passando dos R$ 6,00, o valor ficará nas alturas, como foi o caso do novo GLA, agora custando R$ 325 mil.
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