Volkswagen Taigo 2022 é o Nivus europeu mais equipado e potente
Desenvolvido no Brasil, modelo é produzido na Espanha com direito a motor 1.5 TSI de 150 cv e versão R-Line
Anunciado desde março, com a divulgação dos primeiros teasers, o lançamento do Volkswagen Taigo 2022 acaba de ser oficializado na Europa. Versão local do brasileiro Nivus, o modelo é o primeiro crossover com pegada cupê oferecido pela marca na região. Será produzido na fábrica de Navarra, na Espanha, e posicionado como alternativa mais esportiva e descolada ao T-Cross.
Desenvolvido pela divisão da VW no Brasil, o Taigo é o segundo grande projeto nacional da marca a chegar à Europa - o primeiro foi o Fox, vendido no continente entre 2005 e 2011. Na comparação com o Nivus, há importantes diferenças em termos de design, nível de equipamentos e motorização. No geral, o europeu é mais completo, seguro e potente que o brasileiro.
Galeria: Volkswagen Taigo 2022
Começando pela dianteira, o Taigo se diferencia do Nivus pelo para-choque exclusivo e com desenho mais dinâmico. Além disso, a grade é própria e conta com filetes de LED que acompanham a assinatura diurna dos faróis. A iluminação, vale lembrar, é full-LED desde a versão de entrada e do tipo Matrix LED a partir do acabamento Style.
As laterais têm rodas de 16 a 18 polegadas com desenho exclusivo, enquanto na traseira as lanternas contam com arranjo interno próprio e ligação por uma faixa vermelha. O para-choque traseiro também é único, com direito a difusor em algumas versões. No interior, além dos revestimentos, muda a manopla do câmbio.
Falando em versões, o portfólio é composto pelos acabamentos Taigo, Life, Style e R-Line. Desde o mais básico são oferecidos equipamentos como painel de instrumentos totalmente digital de 8 polegadas, volante multifuncional, sistema multimídia de 6,5 polegadas e recursos de assistência à direção, como Front Assist e Lane Assist (mudança de faixa). A partir do modelo Style, a multimídia passa a ser de 10,25 polegadas.
A lista de opcionais inclui o chamado IQ.Drive Travel Assist - assistente de direção semi-autônomo que combina controle de cruzeiro adaptativo com reconhecimento de sinais ou assistente de aviso de saída de faixa. Também são oferecido à parte bancos revestidos em veludo, sistema de som Beats com 300 watts e 6 alto-falantes, teto solar e Digital Cockpit Pro de 10,25 polegadas.
Sob o capô, há diferenças ainda mais significativas em relação ao Nivus. Para começar o Taigo é oferecido com três opções de motorização: 1.0 TSI de 95 cv, 1.0 TSI de 110 cv e 1.5 TSI de 150 cv. O câmbio é sempre manual de 5 marchas no primeiro caso, mas pode ser automático de 6 ou automatizado DSG de 7 velocidades e dupla embreagem nos dois últimos. A velocidade máxima é de até 212 km/h, no modelo mais potente.
Destaque ainda para a pelta de cores com tonalidades bem mais chamativas (vermelho, azul e verde), num total de 8 opções: Ascot Grey, Pure White, Reflex Silver, Rauchgrau, Reef Blue, Kings Red, Visual Green e Deep Black. Teto preto também é oferecido como combinação. As vendas nos principais mercados europeus serão iniciadas em poucos meses. Preços devem ficar na casa dos 20 mil euros (R$ 120 mil numa conversão simples).
Ouça o podcast do Motor1.com:
Siga o Motor1.com Brasil no Facebook
Siga o Motor1.com Brasil no Instagram
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Volkswagen Nivus 2025 sobe de preço dois meses após lançamento
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
Flagra: Nivus GTS aparece dentro da fábrica da VW
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
Primeiras Impressões: como é o VW Nivus Comfortline 2025
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
VW Nivus 2025: peça improvável aumentou a velocidade máxima