Anunciado pela Volkswagen desde o final de março, o lançamento do crossover Taigo na Europa não deve demorar para se tornar realidade. Versão europeia do nosso Nivus, o modelo já está em fase final de testes de adaptação e deverá chegar aos principais mercados da região no 4º trimestre. É tratado pela marca como CUV (Crossover Utility Vehicle) e terá montagem concentrada em Barcelona, na Espanha, na mesma fábrica dos modelos Polo e T-Cross.

Desenvolvido pelas equipes de engenharia e design do Brasil, o Nivus/Taigo será o segundo grande projeto nacional da VW a chegar à Europa. O primeiro, não custa lembrar, foi o Fox, vendido no continente entre 2005 e 2011 como veículo de entrada da marca. No caso do Taigo, a ideia será posicioná-lo como alternativa mais esportiva ao T-Cross, evidenciando características do design e a pegada cupê da carroceria.

Galeria: Volkswagen Taigo - Novos flagras

Visualmente, tudo indica que Taigo e Nivus carregarão algumas diferenças - principalmente na dianteira. Em teasers divulgados em março, a Volkswagen adiantou mudanças no formato do para-choque, no arranjo interno dos faróis e nas rodas, além de grade com filete iluminado. Não é o que vimos neste protótipo flagrado, mas talvez por ainda não se tratar do modelo final. A paleta de cores contará com tonalidade mais chamativas, como verde.

A mecânica do Taigo também é desconhecida, mas fica a expectativa de que o conjunto seja o mesmo do Nivus. Ou seja, motor 1.0 TSI e câmbio automático de 6 marchas - talvez com a adição de um sistema híbrido-leve de 48 volts e opção de transmissão manual. Motores a diesel não devem ser oferecidos. Novidades são esperadas também internamente, com acabamento revisto para atender ao gosto do consumidor europeu.

Ouça o podcast do Motor1.com:

 

Siga o Motor1.com Brasil no Facebook

Siga o Motor1.com Brasil no Instagram

Envie seu flagra! flagra@motor1.com