Um dos maiores mercados da Europa, a França encerrou o 1º semestre com números positivos nas vendas de veículos novos. De acordo com a CCFA, entidade responsável pela divulgação dos dados oficiais no país, foram comercializados entre janeiro e junho 922.766 unidades, 28,9% a mais do que no mesmo período de 2020.
Vice-líder no 1º semestre do ano passado, a Peugeot se aproveitou de um crescimento superior a 28% e assumiu a ponta com uma vantagem de mais de 11 mil unidades em relação à Renault (163.894 x 152.382), que registrou a menor evolução do top 10 (+4,3%). Longe das rivais, a Citroën completou o pódio com 90.581 unidades.
Novamente à frente da Volkswagen (62.125) como a melhor estrangeira, a Dacia foi a nº 1 para 62.997 consumidores – ambas com crescimentos próximos dos 55%. Também com avanço superior a 50%, a Audi (27.813), 7ª, liderou entre as marcas premium com pouco mais de 1,5 mil unidades à frente da Mercedes-Benz (26.299), 9ª na tabela.
POS. |
MARCA |
1º SEM.21 |
% MERCADO 2021 |
1º SEM.20 |
% MERCADO 2021 |
% VARIAÇÃO 2021/2020 |
POS. 2020 |
1º |
PEUGEOT |
163.894 |
17,8% |
127.911 |
17,9% |
28,1% |
2º |
2º |
RENAULT |
152.382 |
16,5% |
146.120 |
20,4% |
4,3% |
1º |
3º |
CITROËN |
90.581 |
9,8% |
73.768 |
10,3% |
22,8% |
3º |
4º |
DACIA |
62.997 |
6,8% |
40.730 |
5,7% |
54,7% |
4º |
5º |
VOLKSWAGEN |
62.125 |
6,7% |
40.123 |
5,6% |
54,8% |
5º |
6º |
TOYOTA |
54.018 |
5,9% |
39.576 |
5,5% |
36,5% |
6º |
7º |
AUDI |
27.813 |
3,0% |
18.331 |
2,6% |
51,7% |
11º |
8º |
FORD |
26.873 |
2,9% |
24.516 |
3,4% |
9,6% |
7º |
9º |
MERCEDES-BENZ |
26.299 |
2,9% |
21.563 |
3,0% |
22,0% |
8º |
10º |
BMW |
25.102 |
2,7% |
19.338 |
2,7% |
29,8% |
10º |
11º |
HYUNDAI |
23.039 |
2,5% |
15.156 |
2,1% |
52,0% |
14º |
12º |
OPEL |
22.527 |
2,4% |
20.163 |
2,8% |
11,7% |
9º |
13º |
FIAT |
22.251 |
2,4% |
16.649 |
2,3% |
33,6% |
12º |
14º |
KIA |
22.204 |
2,4% |
16.280 |
2,3% |
36,4% |
13º |
15º |
SKODA |
18.298 |
2,0% |
11.991 |
1,7% |
52,6% |
16º |
16º |
SEAT |
17.033 |
1,8% |
11.508 |
1,6% |
48,0% |
17º |
17º |
NISSAN |
14.728 |
1,6% |
14.557 |
2,0% |
1,2% |
15º |
18º |
MINI |
13.538 |
1,5% |
9.293 |
1,3% |
45,7% |
19º |
19º |
DS |
12.768 |
1,4% |
11.089 |
1,5% |
15,1% |
18º |
20º |
SUZUKI |
12.738 |
1,4% |
8.100 |
1,1% |
57,3% |
20º |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
|
ACUMULADO |
922.766 |
... |
715.798 |
... |
28,9% |
|
Na disputa entre modelos, troca de posição entre os dois primeiros: sai o Renault Clio, entra o Peugeot 208 – a diferença entre ambos, no entanto, permaneceu reduzida (48.515 x 47.458). Destaque para o Peugeot 2008 (40.604), que garantiu lugar no pódio bem mais próximo dos líderes do que há um ano, e para o Sandero (39.115), dono da maior evolução entre os 10 primeiros (+72%) – o Dacia, aliás, foi o mais vendido em junho, de acordo com o Best Selling Cars Blog.
Oitavo, o Toyota Yaris (19.999) foi o melhor estrangeiro. O Renault Twingo (19.959), 9º, foi o único no top 10 com queda nas vendas (-1,3%). A marca ainda viu o Zoe (10.797) registrar a maior retração entre os 30 primeiros (-38,8%). Oitavo colocado em junho, o Tesla Model 3 (13.084) foi o 13º. Campeão no continente, o VW Golf (9.001) foi apenas o 27º.
POS. |
MODELO |
1º SEM.21 |
% MERCADO 2021 |
1º SEM.20 |
% MERCADO 2021 |
% VARIAÇÃO 2021/2020 |
POS. 2020 |
1º |
PEUGEOT 208 II |
48.515 |
5,3% |
38.863 |
5,4% |
24,8% |
2º |
2º |
RENAULT CLIO V |
47.458 |
5,1% |
38.884 |
5,4% |
22,1% |
1º |
3º |
PEUGEOT 2008 II |
40.604 |
4,4% |
23.901 |
3,3% |
69,9% |
4º |
4º |
DACIA SANDERO |
39.115 |
4,2% |
22.770 |
3,2% |
71,8% |
5º |
5º |
CITROËN C3 III |
35.949 |
3,9% |
24.431 |
3,4% |
47,1% |
3º |
6º |
RENAULT CAPTUR II |
32.281 |
3,5% |
22.750 |
3,2% |
41,9% |
6º |
7º |
PEUGEOT 3008 II |
31.001 |
3,4% |
20.501 |
2,9% |
51,2% |
7º |
8º |
TOYOTA YARIS |
19.999 |
2,2% |
15.404 |
2,2% |
29,8% |
10º |
9º |
RENAULT TWINGO III |
19.959 |
2,2% |
20.225 |
2,8% |
-1,3% |
8º |
10º |
RENAULT MÉGANE IV |
18.064 |
2,0% |
12.581 |
1,8% |
43,6% |
15º |
11º |
DACIA DUSTER II |
15.879 |
1,7% |
12.725 |
1,8% |
24,8% |
14º |
12º |
CITROËN C3 AIRCROSS |
14.997 |
1,6% |
14.446 |
2,0% |
3,8% |
12º |
13º |
VW POLO VI |
14.508 |
1,6% |
9.594 |
1,3% |
51,2% |
18º |
14º |
FIAT 500 |
13.862 |
1,5% |
7.100 |
1,0% |
95,2% |
24º |
15º |
CITROËN C5 AIRCROSS |
13.586 |
1,5% |
11.772 |
1,6% |
15,4% |
16º |
16º |
PEUGEOT 308 II |
13.477 |
1,5% |
15.280 |
2,1% |
-11,8% |
11º |
17º |
PEUGEOT 5008 II |
13.395 |
1,5% |
9.321 |
1,3% |
43,7% |
19º |
18º |
TESLA MODEL3 |
13.084 |
1,4% |
3.223 |
0,5% |
306,0% |
- |
19º |
VW T-ROC |
11.127 |
1,2% |
6.910 |
1,0% |
61,0% |
25º |
20º |
RENAULT ZOE |
10.797 |
1,2% |
17.650 |
2,5% |
-38,8% |
9º |
21º |
OPEL CORSA |
10.318 |
1,1% |
10.137 |
1,4% |
1,8% |
17º |
22º |
FORD PUMA |
10.207 |
1,1% |
0 |
0,0% |
- |
- |
23º |
CITROËN C4 |
10.034 |
1,1% |
9.835 |
1,4% |
2,0% |
- |
24º |
TOYOTA COROLLA |
9.612 |
1,0% |
6.729 |
0,9% |
42,8% |
27º |
25º |
HYUNDAI TUCSON |
9.381 |
1,0% |
4.780 |
0,7% |
96,3% |
- |
26º |
TOYOTA C-HR |
9.086 |
1,0% |
6.522 |
0,9% |
39,3% |
28º |
27º |
VW GOLF |
9.001 |
1,0% |
13.384 |
1,9% |
-32,7% |
13º |
28º |
MINI |
8.728 |
0,9% |
6.238 |
0,9% |
39,9% |
30º |
29º |
VW T-CROSS |
8.436 |
0,9% |
3.868 |
0,5% |
118,1% |
- |
30º |
TOYOTA AYGO |
8.147 |
0,9% |
7.590 |
1,1% |
7,3% |
- |
Fontes: CCFA / Best Selling Cars Blog
Siga o Motor1.com Brasil no Facebook
Siga o Motor1.com Brasil no Instagram
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo Peugeot 208 2025 tem preços partindo de R$ 77 mil
Chineses disputam para ter o híbrido mais econômico do mundo
Peugeot lança 208 2025 com novo visual e versões atualizadas
GWM lança Haval H6 na Argentina com 2.0 turbo e sem eletrificação
Argentina: Peugeot 208 se aproxima do Fiat Cronos no acumulado do ano
Fiat Pulse e Fastback híbridos terão duas versões; veja quais
Flagra: Novo Peugeot 208 2025 seguirá 2008 em melhorias (e cor)