Finalmente, o novo Opel Astra 2022 foi revelado. Com visual muito elegante, fica claro que os designers de Rüsselsheim estão tentando tirar o atraso e ganhar novos compradores, como o novo SUV Mokka já demonstrou. E o bacana é que conseguem dar uma nota independente à plataforma comum da parte PSA, agora Stellantis.
Os nossos colegas do Motor1.com Alemanha ainda podem ter a boa dúvida entre hatches médios interessantes. Mas a grande pergunta é: o Astra finalmente tem a chance de superar seu eterno rival VW Golf? A 8ª geração do modelo alemão está enfraquecendo. Problemas óbvios com operação, software e mão de obra não fazem mais do Golf 8 o líder indiscutível. Além disso, há competições internas, como o VW ID.3, o T-Roc e o Tiguan.
A Opel definitivamente cria um fator surpreendente aqui. Certos paralelos com o irmão francês, o novo Peugeot 308, brilham no novo Astra, mas ainda parece independente. No entanto, alguns observadores veem semelhanças na parte traseira do Astra com a do Golf 8. Na verdade, o design das luzes e o posicionamento do logotipo e do nome do modelo não estão muito distantes um do outro.
Na frente, porém, o Opel ganha com muita independência e um toque especial, com estilo que integra com perfeição a grade, os sensores e as luzes. Como sempre, o Golf é mais baseado em seu antecessor.
Na parte interna, tanto o Astra como o Golf apostam nas grandes telas. São duas delas, cada uma com 10 polegadas, no "painel puramente digital" do Astra. No Golf, o painel de instrumentos básico consiste em uma tela de 10,25 polegadas e uma tela sensível ao toque de 8,25 polegadas no console central. No entanto, quem quiser ainda tem como opção trocar a tela de 8,25 por outras de 10 polegadas-
No entanto, a Opel é mais amigável e deixa alguns botões físicos para a operação, incluindo um controle de volume. Isso promete uma operação muito mais fácil do que as superfícies de toque no Golf. O acabamento e os materiais também parecem ser melhores no Astra, mas aqui temos que esperar para conhecer ao vivo as variantes mais simples.
Vamos voltar aos dados. O novo Astra é mais comprido do que o Golf 8, como acontecia com os modelos anteriores. Aqui estão as dimensões dos dois modelos de cinco portas (station wagons também estão disponíveis futuramente) em comparação:
Opel Astra L | VW Golf 8 | |
Comprimento | 4.374 mm | 4.284 mm |
Largura | 1.860 mm | 1.790 mm |
Entre-eixos | 2.675 mm | 2.620 mm |
Porta-malas | 422 litros | 380 litros |
Aqui vemos que o comprimento extra do Opel Astra também se deve à distância entre eixos aproximadamente cinco centímetros mais longa. Em conexão com a largura bastante generosa, deve resultar em um interior mais espaçoso. Isso também é indicado pelo volume do porta-malas sem rebatimento dos bancos.
A Opel ainda não é muito específica sobre os propulsores do novo Opel Astra. No entanto, uma variante híbrida de plug-in está disponível pela primeira vez em sua história. Existem também motores a diesel e a gasolina. A faixa de desempenho se estende de 110 cv "normal" até os 225 cv na potência total combinada das versões híbrida plug-in (PHEV). Aqui o Peugeot 308 deve ser o padrinho.
E quanto ao Golf? Aqui estão as diferenças do motor da configuração de entrada, um motor turbo a gasolina com 90 cv. O Golf 8 também possui as versões extra-potentes GTI e R com até 320 cv e o TGI com gás natural e 130 cv. Aqui está uma visão geral em comparação:
Opel Astra | VW Golf 8 | |
Motores a gasolina | 1.0 TSI (90 cv) | |
1.2 Turbo (110 cv) | 1.0 TSI EVO (110 cv com MHEV) | |
1.2 Turbo (131 cv) |
1.5 TSI EVO ACT (130 cv com MHEV) | |
1.5 TSI EVO ACT (110 cv com MHEV) | ||
2.0 TSI (190 cv) | ||
GTI (245 cv) | ||
GTI Clubsport (300 cv) | ||
R (320 cv) | ||
Plug-in Hybrid | HYBRID 180 e-EAT8 (1.6 de 180 cv) | 1.4 TSI eHybrid (204 cv) |
HYBRID 225 e-EAT8 (1.6 de 225 cv) | GTE (245 cv) | |
Diesel | 1.5 (130 cv) | 2.0 TDI (115 cv) |
2.0 TDI (150 cv) | ||
GTD (200 cv) | ||
CNG |
1.5 TGI (130 cv) |
O Golf e o Astra usam transmissões manuais de seis velocidades (Golf básico tem apenas cinco marchas). Em contraste, a VW oferece opcionalmente um DSG com seis ou sete marchas, enquanto a Opel conta com uma clássica transmissão automática de oito velocidades.
Por enquanto, podemos apenas especular, porque a Opel ainda está se contendo neste ponto com o novo Astra. A geração atual do modelo tem preço inicial de 22.465 euros. Nossa previsão: o sucessor começa com um bom equipamento por pouco menos de 23.000 euros.
De acordo com a lista, um VW Golf 8 está disponível a partir de 20.700 euros, mas apenas com 90 cv e equipamento básico, enquanto o novo Astra começa sempre nos 110 cv. Se você quiser isso também no Golf, terá que pagar exatamente 22.960 euros.
Enquanto os modelos ganham novas gerações, entusiastas de hatches médios no Brasil ficam literalmente babando. Ainda há um fio de esperança no caso do Golf, que tem chance de voltar a ser importado ao Brasil na versão híbrida GTE e talvez na esportiva GTI. De qualquer forma, nesta nova configuração de mercado onde SUVs dominam, mesmo chegando, serão em lotes pequenos e de nicho.
Já o caso do Astra é bem mais complicado. O modelo que fez sua fama por aqui com a Chevrolet, agora está nas mãos da Stellantis, grupo que comanda diversas marcas. Motor1.com já perguntou algumas vezes aos Presidente da Stellantis para América do Sul, Antonio Filosa, sobre esta possibilidade, mas a resposta nunca foi afirmativa. De qualquer forma, a Opel é uma marca forte e que, dentro do novo grupo, poderia ser uma aposta no nosso mercado também.
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