Divisão de baixo custo da Renault, a Dacia prepara para breve o lançamento de uma inédita minivan de 7 lugares na Europa. A novidade já foi flagrada por diversas vezes rodando em testes e estreará oficialmente no dia 3 de setembro, com posterior apresentação no Salão de Munique, na Alemanha. Será baseada na nova geração dos compactos Logan e Sandero, sendo igualmente construída sobre a plataforma modular CMF-B.
No portfólio da Dacia, a nova MPV terá a missão de suceder a geração passada da perua Logan e, ao mesmo tempo, ocupar o lugar da minivan Lodgy. Para tanto, apostará alto na oferta de espaço e praticidade a bordo. Haverá espaço para até 7 passageiros, dispostos em três fileiras de assentos, e ampla variedade de porta-objetos.
Do ponto de visto do design, tudo indica que a traseira será reta e equipada com enormes lanternas verticais - bem ao estilo das peruas da Volvo. Laterais, por sua vez, terão teto alto e portas com tamanho avantajado (bastante largas e pensadas para facilitar o acesso dos ocupantes à cabine). A dianteira terá elementos em comum com Logan e Sandero, mas algumas exclusividades, como o novo logotipo da Dacia.
Mecanicamente, a plataforma CMF-B se diferenciará pela distância entre-eixos alongada. A gama de motores será basicamente a mesma dos compactos, com destaque para os propulsores 0.9 TCe de 90 cv e 1.0 TCe de 100 cv (ambos turbo e de 3 cilindros). Pelo porte superior, o 1.3 turbo também poderá ser ofertado para dar conta de carregar os 7 passageiros e a bagagem. O câmbio poderá ser manual ou automático CVT.
Ao contrário do que acontece com Logan e Sandero, não há previsão de lançamento da minivan com o logo da Renault.
Siga o Motor1.com Brasil no Facebook
Siga o Motor1.com Brasil no Instagram
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Projeção: "Sanderão" será aposta da marca contra Golf e companhia
Novo BMW X3 M50 chega no Brasil em 2025; veja as primeiras impressões
Depois do Bigster, Dacia quer ampliar portfólio com possível rival do Golf
Black Friday GM tem oferta em toda linha em até 30 vezes em juros
Novo Bigster 2026 é apresentado com sistema híbrido inédito
Oficial: Honda deixa de oferecer a Forza 350 no Brasil
Cotado para o Brasil, Jeep Avenger vai mal em teste de segurança na Europa