Nova minivan de 7 lugares baseada no Logan tem estreia confirmada
Lançamento público acontecerá no início de setembro no Salão de Munique, na Alemanha
Divisão de baixo custo da Renault, a Dacia prepara para breve o lançamento de uma inédita minivan de 7 lugares na Europa. A novidade já foi flagrada por diversas vezes rodando em testes e estreará oficialmente no dia 3 de setembro, com posterior apresentação no Salão de Munique, na Alemanha. Será baseada na nova geração dos compactos Logan e Sandero, sendo igualmente construída sobre a plataforma modular CMF-B.
No portfólio da Dacia, a nova MPV terá a missão de suceder a geração passada da perua Logan e, ao mesmo tempo, ocupar o lugar da minivan Lodgy. Para tanto, apostará alto na oferta de espaço e praticidade a bordo. Haverá espaço para até 7 passageiros, dispostos em três fileiras de assentos, e ampla variedade de porta-objetos.
Galeria: Dacia Logan MCV 2022 - Flagra
Do ponto de visto do design, tudo indica que a traseira será reta e equipada com enormes lanternas verticais - bem ao estilo das peruas da Volvo. Laterais, por sua vez, terão teto alto e portas com tamanho avantajado (bastante largas e pensadas para facilitar o acesso dos ocupantes à cabine). A dianteira terá elementos em comum com Logan e Sandero, mas algumas exclusividades, como o novo logotipo da Dacia.
Mecanicamente, a plataforma CMF-B se diferenciará pela distância entre-eixos alongada. A gama de motores será basicamente a mesma dos compactos, com destaque para os propulsores 0.9 TCe de 90 cv e 1.0 TCe de 100 cv (ambos turbo e de 3 cilindros). Pelo porte superior, o 1.3 turbo também poderá ser ofertado para dar conta de carregar os 7 passageiros e a bagagem. O câmbio poderá ser manual ou automático CVT.
Ao contrário do que acontece com Logan e Sandero, não há previsão de lançamento da minivan com o logo da Renault.
Ouça o podcast do Motor1.com:
Siga o Motor1.com Brasil no Facebook
Siga o Motor1.com Brasil no Instagram
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo Duster vira carro de rali com conceito Dakar
Citroën C3 brasileiro não é igual ao europeu; veja o que muda
Sandero 2027: projeção mostra o hatch inspirado em Duster e Bigster
"China está anos à frente em veículos elétricos", diz ex-CEO da Stellantis
Projeção: "Sanderão" será aposta da marca contra Golf e companhia
Análise: Carlos Ghosn é quem pode salvar a Stellantis
Depois do Bigster, Dacia quer ampliar portfólio com possível rival do Golf