Este é o fim da carreira do Lamborghini Aventador. Após muita especulação, a marca apresenta a versão Ultimae ("último" em latim), a edição de despedida do supercarro V12 após mais de uma década desde o lançamento do LP700-4 em 2011. O esportivo de motor central dá seu adeus com uma edição especial que é a mais poderosa da marca sem usar eletrificação (como é o caso do Sian).
Com o codinome LP780-4, o Lamborghini Aventador Ultimae usa o tradicional 6.5 V12 aspirado, entregando 780 cv (como está no código) a 8.500 rpm. É levemente mais poderoso do que o SVJ, enquanto manteve o torque de 73,4 kgfm entregues a 6.750 rpm. Tudo isso em uma máquina que pesa apenas 1.550 kg, o que são 25 kg menos do que o Aventador S.
A ideia principal por trás da despedida do Aventador está na combinação do estilo elegante e luxuoso da versão S com a performance extra entregue na variante SJV. Será oferecido tanto na carroceria cupê quanto conversível, ambas com tração integral e esterçamento das rodas traseiras. O Ultimae descarta a asa traseira fixa do Superveloce Jota para usar um estilo mais sutil (para os padrões da marca), adotando uma asa ativa com três posições (fechada, pefromance máxima e dirigibilidade máxima).
Apesar da idade, o Aventador não parece um carro de dez anos no desempenho. O Ultimae cupê acelera de 0 a 100 km/h em 2,8 segundos e chega a 200 km/h em 8,7 segundos, enquanto a velocidade máxima é de 355 km/h. O roadster é levemente mais lento por causa do peso extra vindo do maquinário para controlar o teto.
Serão nada menos do que 18 cores padrões para a carroceria, mas o cliente pode escolher mais de 300 tons usando o programa de personalização da Lamborghini. A marca irá vender o Ultimae com rodas de 20" e 21" forjadas e com vários acabamentos, calçando pneus Pirelli P Zero Corsa e com pinças de freio de várias cores. Por dentro, será tão luxuoso quanto o Aventador S, usando o mesmo design, mas com uma placa indicando a numeração do carro, que terá somente 600 unidades produzidas (350 cupês e 250 conversíveis).
A Lamborghini irá mostrar a dupla no Festival de Goodwood nesta semana. O Ultimae ainda é um dos últimos carros sem eletrificação da empresa, já que a fabricante italiana anunciou que irá eletrificar todos os seus carros até 2024 e lançar o elétrico na segunda metade da década. Além do sucessor do futuro sucessor do Aventador e do Huracán, e do SUV Urus, a Lamborghini ainda prepara um quarto modelo.
Siga o Motor1.com Brasil no Facebook
Siga o Motor1.com Brasil no Instagram
Fonte: Lamborghini
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Substituto do Lamborghini Aventador aparece nas redes sociais
Projeto de Lei propõe regularização do mototáxi
Lamborghini Aventador tem produção encerrada... de novo
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Próximo V12 da Lamborghini, substituto do Aventador é flagrado em testes
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Último Lamborghini Aventador V12 será leiloado; substituto será híbrido