Novo Kia Sportage 2022 aposta em 1.6 turbo e terá versão híbrida
Lançamento global será no 2º semestre e deve desembarcar por aqui apenas no ano que vem
Faz um mês que o novo Kia Sportage 2022 foi apresentado oficialmente com seu visual ousado e só agora a fabricante sul-coreana divulga todos os detalhes sobre tamanho e motorização. Trata-se da versão global do modelo, com um entre-eixos mais longo, já que a variante europeia será mais curta - felizmente, sempre recebemos no Brasil o carro na especificação global.
Começando pelo tamanho, o Kia Sportage 2022 tem 4,660 metros de comprimento, 1,865 m de largura e 1,660 m de altura, enquanto o entre-eixos mede 2,755 m. Segundo a empresa, estas proporções, aliadas à nova plataforma, fazem com que o SUV médio tenha o melhor espaço para cabeças, pernas e porta-malas (de 637 litros).
Galeria: Novo Kia Sportage 2022
Na parte mecânica, o Sportage virá com o 1.6 turbo de quatro cilindros, entregando 179 cv e 27 kgfm de torque. Pode ser combinando tanto a uma transmissão manual de 6 marchas quanto uma automatizada de dupla embreagem e 7 marchas. Para os mercados que ainda aceitam motores diesel, a opção será o 2.0 que gera 185 cv e 42,5 kgfm, trabalhando exclusivamente com um câmbio automático de 8 marchas.
Estes motores são somente para o lançamento, pois a marca promete mais variantes no futuro, inclusive versões híbridas convencional e plug-in com algo chamado "E-Handling". A Kia afirma que irá divulgar a linha completa de motores antes do lançamento do Sportage. Podemos esperar que siga bastante o Hyundai Tucson, seu primo que usa a mesma plataforma.
A quinta geração do Sportage estreia um modo de seleção de terreno com os modos: Drive, Comfort, Eco, Sport e Smart, alterando os ajustes para cada tipo de solo, incluindo lama, areia e neve. A Kia ainda adicionou um novo controle eletrônico da suspensão com ajuste em tempo real do amortecedor, trabalhando em harmonia com o sistema de tração integral.
Outra novidade para o Sportage é a versão X-Line, seguindo o mesmo caminho que outros SUVs da fabricante, como o Sorento. É uma variante com um pacote visual aventureiro, deixando o utilitário com um aspecto mais robusto e servindo como alternativa ao GT-Line, este com uma cara mais esportiva e urbana.
Os clientes poderão escolher em uma linha de rodas que vão de 17" até 19", disponíveis com diversos designs, cores e acabamentos. Do lado de dentro ,a cabine tem um par de telas de 12", uma para o painel de instrumentos digital e outra para a central multimídia. O Kia sportage 2022 utiliza uma transmissão de acionamento eletrônico e sistema de som Harman Kardon. As vendas começarão no 2º semestre e deve chegar ao Brasil somente em 2022.
Ouça o podcast do Motor1.com:
Siga o Motor1.com Brasil no Facebook
Siga o Motor1.com Brasil no Instagram
Fonte: Kia
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Kia Sportage: a história da primeira geração do SUV sul-coreano
GWM Tank 300 é flagrado no Espírito Santo
Reino Unido: Kia Sportage cada vez mais próximo da liderança anual
Novo BMW X3 chega ao Brasil no 1º trimestre híbrido-leve de 48V
Kia Sportage 2026 renova visual e abandona câmbio de dupla embreagem
Jeep admite: foram "longe demais" nos preços dos SUVs
Novo Kia Sportage 2026: reestilização é antecipada em primeiras imagens