Europa: VW Golf ultrapassa Peugeot 208 e toma a liderança de 2021
Fiat 500 é o terceiro mais vendido e chega ao pódio pela primeira vez
No 3º mês consecutivo com números positivos, o mercado europeu consumiu quase 1,1 milhão de veículos novos em maio. De acordo com a ACEA, entidade que representa os fabricantes no continente, o crescimento na comparação com 2020 foi de quase 74%. Em relação a 2019, ano sem impacto da pandemia, houve uma retração de 25%.
Deste total, 43% foram responsabilidade dos SUVs e crossovers, novamente o segmento mais importante no continente. O acumulado de 2021 (5,2 milhões), embora 31% superior ao do ano passado, ainda é 25% inferior ao de 2 anos atrás. Na disputa entre montadoras, a Volkswagen (126.956) ampliou para mais de 60 mil unidades a sua vantagem sobre a Peugeot (65.183).
POS. |
MARCA |
MAI.21 |
% MERCADO 2021 |
MAI.20 |
% MERCADO 2020 |
% VARIAÇÃO 2021/2020 |
1º |
VOLKSWAGEN |
126.956 |
11,7% |
69.584 |
11,2% |
82,4% |
2º |
PEUGEOT |
65.183 |
6,0% |
40.675 |
6,5% |
60,3% |
3º |
TOYOTA |
63.125 |
5,8% |
31.934 |
5,1% |
97,7% |
4º |
SKODA |
62.613 |
5,8% |
32.569 |
5,2% |
92,2% |
5º |
BMW |
62.550 |
5,8% |
32.039 |
5,1% |
95,2% |
6º |
AUDI |
62.229 |
5,7% |
33.097 |
5,3% |
88,0% |
7º |
RENAULT |
60.158 |
5,6% |
45.935 |
7,4% |
31,0% |
8º |
MERCEDES-BENZ |
54.865 |
5,1% |
38.055 |
6,1% |
44,2% |
9º |
FIAT |
50.323 |
4,6% |
31.978 |
5,1% |
57,4% |
10º |
FORD |
49.211 |
4,5% |
31.768 |
5,1% |
54,9% |
11º |
SEAT |
44.908 |
4,1% |
17.045 |
2,7% |
163,5% |
12º |
KIA |
44.306 |
4,1% |
21.082 |
3,4% |
110,2% |
13º |
HYUNDAI |
43.865 |
4,0% |
21.410 |
3,4% |
104,9% |
14º |
OPEL/VAUXHALL |
43.748 |
4,0% |
24.949 |
4,0% |
75,3% |
15º |
CITROËN |
42.931 |
4,0% |
27.349 |
4,4% |
57,0% |
16º |
DACIA |
29.561 |
2,7% |
25.296 |
4,1% |
16,9% |
17º |
VOLVO |
24.915 |
2,3% |
14.899 |
2,4% |
67,2% |
18º |
NISSAN |
18.215 |
1,7% |
11.197 |
1,8% |
62,7% |
19º |
MAZDA |
15.159 |
1,4% |
7.733 |
1,2% |
96,0% |
20º |
MINI |
15.148 |
1,4% |
7.755 |
1,2% |
95,3% |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
|
TOTAL |
1.083.795 |
... |
623.836 |
... |
73,7% |
|
ACUMULADO |
5.204.398 |
... |
3.969.841 |
... |
31,1% |
Já a briga pelo último lugar no pódio foi acirrada, com menos de mil unidades separando o 3º do 6º colocado. Quem levou a melhor foi a Toyota (63.125), repetindo sua melhor colocação já conquistada em janeiro e fevereiro, de acordo com o Best Selling Cars Blog. 3ª colocada nos dois últimos rankings, a Mercedes-Benz (54.865) foi superada por suas rivais BMW (62.550) e Audi (62.229).
Com 23.190 unidades, quase 77% a mais do que há um ano, o VW Golf completou 3 meses seguidos no topo e finalmente retomou a liderança no acumulado de 2021, agora com pouco mais de 3,7 mil unidades de vantagem sobre o Peugeot 208 (15.944), vice-líder em abril e que encerrou o mês passado na 7ª posição.
Menos de 100 unidades à frente do VW T-Roc (18.261), nº 1 entre os SUVs – no ano, o Peugeot 2008 (16.391), 6º, segue no topo -, o Fiat 500 (18.353) conquistou uma inédita 3ª posição. Único Ford entre os 20 primeiros, o Puma (14.338) emplacou quase 5 mil unidades a mais do que o Fiesta (9.472), 34º. A marca norte-americana ainda viu o Focus (6.777) como único do top 50 com resultado negativo (-11,9%).
POS. |
MODELO |
MAI.21 |
% MERCADO 2021 |
MAI.20 |
% MERCADO 2020 |
% VARIAÇÃO 2021/2020 |
1º |
VW GOLF |
23.190 |
2,1% |
13.126 |
2,1% |
76,7% |
2º |
RENAULT CLIO |
19.703 |
1,8% |
15.994 |
2,6% |
23,2% |
3º |
FIAT 500 |
18.353 |
1,7% |
7.033 |
1,1% |
161,0% |
4º |
VW T-ROC |
18.261 |
1,7% |
9.764 |
1,6% |
87,0% |
5º |
TOYOTA YARIS |
17.644 |
1,6% |
8.352 |
1,3% |
111,3% |
6º |
PEUGEOT 2008 |
16.391 |
1,5% |
8.467 |
1,4% |
93,6% |
7º |
VW TIGUAN |
16.350 |
1,5% |
10.352 |
1,7% |
57,9% |
8º |
PEUGEOT 208 |
15.944 |
1,5% |
11.047 |
1,8% |
44,3% |
9º |
OPEL/VAUXHALL CORSA |
15.748 |
1,5% |
9.451 |
1,5% |
66,6% |
10º |
SKODA OCTAVIA |
15.610 |
1,4% |
8.664 |
1,4% |
80,2% |
11º |
DACIA SANDERO |
15.026 |
1,4% |
10.652 |
1,7% |
41,1% |
12º |
CITROËN C3 |
14.527 |
1,3% |
8.717 |
1,4% |
66,7% |
13º |
FORD PUMA |
14.338 |
1,3% |
5.524 |
0,9% |
159,6% |
14º |
PEUGEOT 3008 |
14.215 |
1,3% |
7.024 |
1,1% |
102,4% |
15º |
VW POLO |
14.201 |
1,3% |
8.156 |
1,3% |
74,1% |
16º |
RENAULT CAPTUR |
13.849 |
1,3% |
10.070 |
1,6% |
37,5% |
17º |
HYUNDAI TUCSON |
13.425 |
1,2% |
4.490 |
0,7% |
199,0% |
18º |
TOYOTA COROLLA |
12.311 |
1,1% |
6.246 |
1,0% |
97,1% |
19º |
VW T-CROSS |
12.286 |
1,1% |
6.480 |
1,0% |
89,6% |
20º |
VOLVO XC40 |
12.140 |
1,1% |
4.553 |
0,7% |
166,6% |
21º |
FIAT PANDA |
12.014 |
1,1% |
8.144 |
1,3% |
47,5% |
22º |
MERCEDES CLASSE A |
11.260 |
1,0% |
6.699 |
1,1% |
68,1% |
23º |
DACIA DUSTER |
11.150 |
1,0% |
9.066 |
1,5% |
23,0% |
24º |
AUDI A3 |
11.121 |
1,0% |
4.617 |
0,7% |
140,9% |
25º |
SEAT ARONA |
10.778 |
1,0% |
3.856 |
0,6% |
179,5% |
26º |
MINI |
10.587 |
1,0% |
5.143 |
0,8% |
105,9% |
27º |
TOYOTA C-HR |
10.374 |
1,0% |
5.192 |
0,8% |
99,8% |
28º |
HYUNDAI KONA |
10.295 |
0,9% |
6.097 |
1,0% |
68,9% |
29º |
BMW SÉRIE 3 |
10.123 |
0,9% |
4.070 |
0,7% |
148,7% |
30º |
AUDI Q3 |
9.944 |
0,9% |
5.453 |
0,9% |
82,4% |
31º |
SEAT LEON |
9.623 |
0,9% |
5.018 |
0,8% |
91,8% |
32º |
FORD KUGA |
9.559 |
0,9% |
3.735 |
0,6% |
155,9% |
33º |
BMW SÉRIE 1 |
9.542 |
0,9% |
4.629 |
0,7% |
106,1% |
34º |
FORD FIESTA |
9.472 |
0,9% |
7.445 |
1,2% |
27,2% |
35º |
TOYOTA RAV4 |
9.418 |
0,9% |
5.012 |
0,8% |
87,9% |
36º |
VW PASSAT |
8.934 |
0,8% |
5.885 |
0,9% |
51,8% |
37º |
SEAT IBIZA |
8.896 |
0,8% |
2.985 |
0,5% |
198,0% |
38º |
TESLA MODEL3 |
8.810 |
0,8% |
2.242 |
0,4% |
293,0% |
39º |
SKODA FABIA |
8.765 |
0,8% |
5.881 |
0,9% |
49,0% |
40º |
KIA SPORTAGE |
8.691 |
0,8% |
3.088 |
0,5% |
181,4% |
41º |
SKODA KAMIQ |
8.405 |
0,8% |
4.039 |
0,6% |
108,1% |
42º |
BMW X1 |
8.400 |
0,8% |
3.682 |
0,6% |
128,1% |
43º |
TOYOTA AYGO |
8.152 |
0,8% |
3.762 |
0,6% |
116,7% |
44º |
OPEL/VAUXHALL CROSSLAND X |
7.771 |
0,7% |
5.023 |
0,8% |
54,7% |
45º |
SKODA KAROQ |
7.425 |
0,7% |
4.330 |
0,7% |
71,5% |
46º |
KIA CEED |
7.363 |
0,7% |
4.273 |
0,7% |
72,3% |
47º |
AUDI A4 |
7.108 |
0,7% |
4.757 |
0,8% |
49,4% |
48º |
KIA NIRO |
7.097 |
0,7% |
3.422 |
0,5% |
107,4% |
49º |
NISSAN QASHQAI |
7.016 |
0,6% |
4.746 |
0,8% |
47,8% |
50º |
FORD FOCUS |
6.777 |
0,6% |
7.691 |
1,2% |
-11,9% |
Observações:
- Números de marcas incluem vendas dos 26 países da União Europeia (Alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgária, Croácia, Chipre, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Irlanda, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Polônia, Portugal, República Checa, Romênia, Espanha e Suécia) + Islândia, Noruega, Suíça e Reino Unido.
Fontes: JATO / ACEA / Autonews Europe / Best Selling Cars Blog
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Peugeot 208 2025 tem promoção com R$ 9.000 de desconto e taxa zero
Ex-CEO da Nissan, Ghosn diz que fusão com a Honda é uma "jogada desesperada"
Novo Peugeot 208 2025 tem preços partindo de R$ 77 mil
Avaliação Fiat Pulse Hybrid: o primeiro híbrido leve da marca vale a pena?
Peugeot lança 208 2025 com novo visual e versões atualizadas
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
Argentina: Peugeot 208 se aproxima do Fiat Cronos no acumulado do ano