Com 142.730 veículos novos vendidos em maio, o mercado italiano registrou um crescimento de 43% na comparação com o mesmo período de 2020. Mas segundo a Unrae, entidade responsável pelos números oficiais, em relação a maio de 2019, mês mais “normal”, houve uma retração de 27,9% - maior, inclusive, do que a registrada nos 2 últimos meses.
Já o acumulado (735.125), embora quase 63% melhor do que o registrado nos 5 primeiros meses do ano passado, ainda é 19,3% pior do que o de 2 anos atrás. A Fiat (23.798) aumentou sua vantagem em relação à Volkswagen (13.127) entre as montadoras e se aproximou dos 17% de market share. Destaque para a Toyota (8.618) no pódio pela 1ª vez, segundo o Best Selling Cars Blog.
POS. | MARCA | MAI.21 | % MERC. MAI.21 | MAI.20 | % MERC. MAI.20 | % VAR. 2021/2020 |
1º | FIAT | 23.798 | 16,7% | 13.981 | 14,0% | 70,2% |
2º | VOLKSWAGEN | 13.127 | 9,2% | 8.925 | 8,9% | 47,1% |
3º | TOYOTA | 8.618 | 6,0% | 4.334 | 4,3% | 98,8% |
4º | PEUGEOT | 8.093 | 5,7% | 6.263 | 6,3% | 29,2% |
5º | FORD | 7.695 | 5,4% | 6.878 | 6,9% | 11,9% |
6º | CITROËN | 6.594 | 4,6% | 4.776 | 4,8% | 38,1% |
7º | AUDI | 6.171 | 4,3% | 3.845 | 3,9% | 60,5% |
8º | JEEP | 6.020 | 4,2% | 4.611 | 4,6% | 30,6% |
9º | RENAULT | 5.680 | 4,0% | 6.232 | 6,2% | -8,9% |
10º | OPEL | 5.475 | 3,8% | 3.995 | 4,0% | 37,0% |
11º | MERCEDES-BENZ | 5.016 | 3,5% | 3.568 | 3,6% | 40,6% |
12º | BMW | 4.986 | 3,5% | 3.812 | 3,8% | 30,8% |
13º | LANCIA | 4.611 | 3,2% | 2.438 | 2,4% | 89,1% |
14º | DACIA | 4.555 | 3,2% | 4.538 | 4,5% | 0,4% |
15º | HYUNDAI | 3.922 | 2,7% | 2.359 | 2,4% | 66,3% |
16º | KIA | 3.800 | 2,7% | 2.451 | 2,5% | 55,0% |
17º | SUZUKI | 3.631 | 2,5% | 2.866 | 2,9% | 26,7% |
18º | SKODA | 2.851 | 2,0% | 1.911 | 1,9% | 49,2% |
19º | NISSAN | 2.314 | 1,6% | 1.646 | 1,6% | 40,6% |
20º | VOLVO | 2.231 | 1,6% | 1.540 | 1,5% | 44,9% |
... | ... | ... | ... | ... | ... | ... |
| TOTAL | 142.730 | 100,0% | 99.842 | 100,0% | 43,0% |
| ACUMULADO | 735.125 | 100,0% | 451.545 | 100,0% | 62,8% |
Embora com vantagem menor do que a registrada em abril, o Fiat Panda (9.871) novamente liderou com tranquilidade, seguido pelo Fiat 500 (5.444), impulsionado pelas versões híbrida e elétrica, que já respondem por mais de 95% das vendas. Esta, aliás, foi a 3ª dobradinha consecutiva da marca italiana. Completando o pódio, o Lancia Ypsilon foi o preferido por 4.619 consumidores.
Com o Fiat 500X (4.326) – líder entre os SUVs e crossovers - em 4º, a Stellantis emplacou os 4 modelos mais vendidos no país. Acrescentando também o Jeep Compass (3.171, 7º), o Citroën C3 (3.161, 8º) e o Jeep Renegade (2.779, 10º), foram nada menos do que 7 representantes do Grupo no top 10. O Renegade teve um mês ruim, despencando da 4º posição para a 10º. Melhor estrangeiro, o Ford Puma (3.522) fechou o top 5.
Em mau momento da Renault no país – a marca foi a única entre as 20 primeiras a perder espaço nos últimos 12 meses (-8,9%) -, o Clio (2.296), seu modelo mais bem posicionado, foi apenas o 15º, e o Captur (1.829), 24º, recuou mais de 17%. Neste quesito, apenas ele e o Dacia Duster (1.800, -20,7%) registraram números negativos.
POS. | MODELO | MAI.21 | % MERC. MAI.21 | MAI.20 | % MERC. MAI.20 | % VAR. 2021/2020 |
1º | FIAT PANDA | 9.871 | 6,9% | 6.477 | 6,5% | 52,4% |
2º | FIAT 500 | 5.444 | 3,8% | 1.790 | 1,8% | 204,1% |
3º | LANCIA YPSILON | 4.619 | 3,2% | 2.437 | 2,4% | 89,5% |
4º | FIAT 500X | 4.326 | 3,0% | 2.333 | 2,3% | 85,4% |
5º | FORD PUMA | 3.522 | 2,5% | 1.600 | 1,6% | 120,1% |
6º | TOYOTA YARIS | 3.186 | 2,2% | 1.798 | 1,8% | 77,2% |
7º | JEEP COMPASS | 3.171 | 2,2% | 2.336 | 2,3% | 35,7% |
8º | CITROËN C3 | 3.161 | 2,2% | 2.269 | 2,3% | 39,3% |
9º | VW T-ROC | 3.111 | 2,2% | 2.501 | 2,5% | 24,4% |
10º | JEEP RENEGADE | 2.779 | 1,9% | 2.112 | 2,1% | 31,6% |
11º | DACIA SANDERO | 2.735 | 1,9% | 2.088 | 2,1% | 31,0% |
12º | PEUGEOT 2008 | 2.457 | 1,7% | 1.664 | 1,7% | 47,7% |
13º | VW GOLF* | 2.330 | 1,6% | - | - | - |
14º | VW T-CROSS | 2.305 | 1,6% | 1.575 | 1,6% | 46,3% |
15º | RENAULT CLIO | 2.296 | 1,6% | 2.118 | 2,1% | 8,4% |
16º | OPEL CORSA | 2.249 | 1,6% | 1.876 | 1,9% | 19,9% |
17º | FIAT 500L | 2.114 | 1,5% | 1.574 | 1,6% | 34,3% |
18º | PEUGEOT 208 | 2.029 | 1,4% | 1.786 | 1,8% | 13,6% |
19º | FIAT TIPO | 2.019 | 1,4% | 1.499 | 1,5% | 34,7% |
20º | VW TIGUAN | 1.964 | 1,4% | 1.449 | 1,5% | 35,5% |
21º | TOYOTA AYGO | 1.942 | 1,4% | 728 | 0,7% | 166,8% |
22º | OPEL CROSSLAND X | 1.931 | 1,4% | 1.101 | 1,1% | 75,4% |
23º | PEUGEOT 3008 | 1.831 | 1,3% | 1.343 | 1,3% | 36,3% |
24º | RENAULT CAPTUR | 1.829 | 1,3% | 2.215 | 2,2% | -17,4% |
25º | DACIA DUSTER | 1.800 | 1,3% | 2.271 | 2,3% | -20,7% |
26º | VOLVO XC40 | 1.711 | 1,2% | 812 | 0,8% | 110,7% |
27º | TOYOTA C-HR | 1.644 | 1,2% | 681 | 0,7% | 141,4% |
28º | HYUNDAI TUCSON | 1.531 | 1,1% | - | - | - |
29º | SUZUKI IGNIS | 1.521 | 1,1% | 795 | 0,8% | 91,3% |
30º | AUDI Q3 | 1.394 | 1,0% | 1.000 | 1,0% | 39,4% |
Observação: Números de maio/20 indisponíveis para o VW Golf e para o Hyundai Tucson.
Fontes: Unrae / Best Selling Cars Blog