Passaram-se pouco mais de dois meses que o novo Polo 2022 foi revelado na Europa com visual inspirado no Golf de 8ª geração. Agora é a vez da versão esportiva e já tradicional GTI dar as caras com seu estilo mais agressivo e faixa vermelha na grade dianteira. O novo Polo GTI traz agora o mesmo facelift das demais versões do hatch, mas com uma pitada de pimenta que o deixa um tanto mais interessante.
A parte incomum foi que as primeiras imagens do novo Polo GTI foram divulgadas por Ralf Brandstätter, CEO da Volkswagen, em seu LinkedIn. Mas momentos depois o site oficial da marca trouxe também mais detalhes do novo hot hatch. Visualmente ele traz carroceria 15 milímetros mais baixa e conta com os mesmos faróis e lanternas redesenhadas das versões comuns, mas só no GTI ele vem com grade e tomadas de ar inferiores do para-choque dianteiro em colmeia, além de faróis de neblina embutidos em duas seções desse acabamento.
O hot hatch ainda ostenta a tradicional faixa vermelha que atravessa a grade frontal e chega até os faróis. Nessa atualização do Polo GTI, esse detalhe fica logo acima da luz diurna de LED que também atravessa grade. É destaque também as novas rodas de liga-leve de 17 polegadas, sendo opcional um jogo de 18”. Além disso, tanto o teto como os retrovisores são pintados de preto, enquanto as pinças de freio são vermelhas. Atrás é novidade apenas o escapamento com ponteira dupla e o logo GTI que substitui o nome Polo das versões padrão.
Quando entramos na cabine, como todo bom GTI o Polo conta com a opção de bancos no tradicional revestimento xadrez nas cores preto, vermelho e cinza. Ele soma também volante e pomo da alavanca de câmbio revestido em couro com costuras vermelhas, enquanto o painel traz a faixa frontal pintada de vermelho, mesmo tom usado em volta dos puxadores de portas e em parte do console central.
Debaixo do capô o Polo GTI continuará equipado como 2.0 TSI, que nele rende 204 cv e 32,63 kgfm de torque. A má notícia é que o câmbio manual de 6 marchas deixou de ser oferecido, o que significa que o hatch virá apenas com a transmissão DSG automatizada de dupla embreagem de 7 velocidades. Com esse conjunto, a VW garante que ele acelera de 0 a 100 km/h em 6,5 segundos.
A novidade na lista de equipamentos fica para os novo faróis IQ.Light, que possui sistema com acompanhamento de curva e farol-alto automático. Além disso, o Polo GTI traz pela primeira vez o sistema IQ.Drive, um controlador de velocidade adaptativo mais refinado que controla a direção, acelera e freia o carro em velocidades de até 210 km/h. Ele ainda registra se o motorista está com as mãos no volante através de superfície sensível ao toque. Por fim, a central multimídia passa a ter espelhamento para Apple CarPlay e Android Auto sem o uso de cabos.
O Polo GTI tem como rivais na Europa os modelos Ford Fiesta ST e Hyundai i20 N. No Brasil, já temos o Polo GTS com seu 1.4 turbo de 150 cv, que já custa salgados R$ 120.040. Se o Polo GTI fosse cogitado para ser importado do velho continente, seu preço ficaria impraticável e passaria facilmente dos R$ 200 mil (seu valor atual é de 26.405 euros ou R$ 156.702 em conversão direta, sem impostos).
Com isso, podemos nos contentar que o próximo facelift do Polo GTS deverá se inspirar bastante no novo Polo GTI, trazendo principalmente o novo para-choque e as rodas.
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