Depois de ter encerrado a produção da pequena Montana em maio, a Chevrolet vai ressuscitar a picape. A GM confirmou que a inédita picape, que será maior para brigar com a Fiat Toro, vai herdar da antiga picape o nome Montana, que marca presença no mercado brasileiro desde 2003 – quando a picape estreou com o belo desenho do Corsa C.
Mas agora tudo será diferente, já que a picape ganhará um maior porte e ficará mais sofisticada para tentar bater de frente com a Fiat Toro, uma picape posicionada acima das compactas Strada e VW Saveiro, e abaixo das médias, como Toyota Hilux e Chevrolet S10. E a GM não está perdendo tempo, pois aproveitou a paralisação devido a crise de semicondutores na fábrica de São Caetano do Sul (SP) para modernizar a linha de montagem, que começará a produzir em breve a nova Montana.
De acordo com a GM, o desenvolvimento da nova picape assim como a instalação de novos robôs e ferramentais com conceitos inéditos de manufatura fazem parte do plano de investimento de R$ 10 bilhões da montadora no Brasil. A nova Montana vai ser produzida com base na plataforma GEM, a mesma usada pelo hatch Onix, sedã Onix Plus e também pelo SUV compacto Tracker. Ou seja, ela será baseada em uma base monobloco (assim como a Toro), diferente da picape média S10, montada sobre chassi. Com isso, ela certamente será mais usável no dia a dia, trazendo conforto de carro de passeio com a vantagem de uma caçamba.
Com isso, ela deverá ter também o mesmo motor 1.2 turbo de até 133 cv e 21,4 kgfm de torque do Tracker, com o 1.0 turbo possivelmente sendo deixado de lado por conta do maior peso que a nova Montana terá. Afinal, estamos falando de uma picape que precisa de força para levar 5 pessoas e ainda carregar algo na caçamba, algo que o propulsor 1.0 turbo ficaria devendo com seus 116 cv e 16,8 kgfm.
Se a nova Montana seguir o estilo da projeção que divulgamos em maio, ela virá com faróis afilados com luzes diurnas de LED, enquanto os faróis principais estarão presentes em uma seção separada logo abaixo, à exemplo da Fiat Toro e do Citroën C4 Cactus. A grade dianteira em colmeia seria atravessada por uma régua cromada, o que aumenta a impressão de robustez. A marca revelou apenas um teaser da nova Montana de perfil, que num primeiro momento se assemelha bastante com a nossa projeção.
Já a lateral teria vincos parecidos ao do Tracker, enquanto as caixas de rodas ajudariam a dar “corpo” para a nova picape. Já na traseira a projeção do designer Renato Aspromonte do OverboostBR imaginou as lanternas com o mesmo desenho da Silverado americana e tampa da caçamba com o nome Chevrolet em relevo. A solução seria uma bela ideia para a nova Montana.
“É super importante para nós esse novo produto, é super importante para a presença da GM no Brasil. Nós estamos muito comprometidos com a nossa presença no Brasil. E eu acho que a nova Chevrolet Montana vai fazer uma enorme diferença no nosso portfólio”, disse o presidente da GM, Carlos Zarlenga, ao revelar o nome da nova picape que deverá ser lançada em 2022.
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