Ford testou Maverick com mesmo rigor usado na Ranger e F-150
Mesmo com construção monobloco e tração dianteira, ainda é uma legítima picape
Conhecida pela produção centenária de picapes de grande porte, a Ford inovou ao colocar no mercado a estreante Maverick - um modelo compacto para os padrões da marca e construído com estrutura monobloco, diferente de qualquer outra camionete atual da empresa. Consumidores de perfil mais purista podem questionar a estratégia, mas a Ford deixa claro que todos os padrões de resistência e durabilidade foram seguidos à risca no projeto.
Em entrevista concedida ao site Muscle Cars & Trucks, o gerente de marketing da área de picapes, Trevor Scott, minimizou questionamentos quanto às capacidades da picape e explicou que o desenvolvimento do modelo seguiu à risca os mais severos padrões da empresa para o segmento. Em resumo, os engenheiros trataram a Maverick como qualquer outra picape da Ford, incluindo Ranger e F-150.
Galeria: Ford Maverick 2022
"Em alguns dos testes, você não saberia se estávamos testando uma Super Duty ou uma Maverick", disse Scott, fazendo referência à linha de picapes grandes da marca. Segundo o executivo, a marca enviou a camionete para os mesmo centros de provas usados no desenvolvimento de modelos maiores e a submeteu a provas de carga, reboque, tração e suspensão, entre outros.
Naturalmente, os limites impostos eram menores para refletir o tamanho real da picape, mas todo o processo de avaliação era o mesmo. Oficialmente, a marca divulga que a Maverick tem capacidade de carga de 680 kg e de reboque de 1.814 kg. Nos testes, porém, os engenheiros certamente foram além desses números.
Apesar disso, o público que a Ford mira não é exatamente consumidor tradicional de picapes. A marca posicionou a Maverick como seu modelo mais barato nos Estados Unidos e espera atrair clientes oriundos de hatchbacks, SUVs compactos e até sedãs. Não à toa, a marca chega a mencionar o Honda Civic nas comparações de consumo que faz com a versão híbrida da picape, que chega a fazer 17 km/l na cidade.
A chegada às lojas está prevista para o final do ano e desde já a Ford contabiliza mais de 36 mil reservas. No Brasil, o lançamento é aguardado para 2022 e os preparativos já estão em andamento. Nesta semana, a marca registrou junto ao INPI o termo "Maverick FX4", indicando uma possível versão.
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Fonte: Muscle Cars & Trucks
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