Toyota não deve depositar todas as fichas somente em elétricos
Marca avalia questões ambientais, viabilidade comercial e comportamento do mercado
Na comparação com outras gigantes do setor, como Volkswagen, Audi, BMW e Porsche, muitos podem achar que a Toyota está tremendamente atrasada na oferta de veículos elétricos. A concorrência já oferece diversas opções no segmento, enquanto a japonesa só agora começa a entrar para o mercado com o SUV bZ4x. Todo esse 'atraso', porém, é estratégico. A marca avalia uma série de fatores e não planeja depositar todas as fichas apenas nos elétricos.
Além das incertezas que pairam sobre a viabilidade econômica dos EVs, a empresa pondera principalmente sobre questões ambientais. Em reunião anual com acionistas, executivos explicaram a ponderação e afirmaram que estão olhando para todo o ciclo de vida dos elétricos, já que estudos recentes indicam que a cadeia produtiva dos veículos e das baterias pode emitir mais emissões do que os próprios modelos a combustão.
Galeria: Toyota bZ4X
Outro fator importante e ainda mais significativo para o Toyota é o comportamento do consumidor. Diretor de tecnologia da marca, Masahiko Maeda disse recentemente: “No final, o que importa é o que os clientes escolhem”. Nos EUA, por exemplo, os elétricos representam menos de 2% do mercado. É uma fatia muito pequena para ser disputada por tantas montadoras.
Diante disso, a Toyota planeja manter em oferta uma variedade de opções de propulsão pelos próximos 30 anos, cada qual competindo pela própria viabilidade econômica e ambiental. Isso inclui motores a gasolina, híbridos, movidos a célula de combustível e elétricos. Em suma, a estratégia da marca é não colocar todos os ovos numa única cesta.
A ponderação da Toyota com os EVs, porém, não significa que a marca não está investindo na tecnologia. O primeiro veículo elétrico da empresa, chamado bZ4x, já foi apresentado e começará a ser vendido em 2022. Será o primeiro de uma família de 7 veículos elétricos que chegarão aos EUA até 2025. Globalmente, serão pelo menos 15 EVs lançados até a mesma data.
Ouça o podcast do Motor1.com:
Siga o Motor1.com Brasil no Facebook
Siga o Motor1.com Brasil no Instagram
Fonte: Automotive News
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Toyota Corolla Cross 2026 chega com nova multimídia e 10 anos de garantia
Crédito pode salvar mercado de automóveis em 2025
Novo 2.0 turbo da Toyota pode ser um dos mais potentes do mundo
Primeira Ferrari particular de Michael Schumacher vai a leilão
Nova Toyota Hilux 2026: projeção revela como ficará a picape reestilizada
Ram Rampage 2025 ganha ADAS mais completo e preços sobem até R$ 6.000
Toyota foi a que mais produziu, vendeu, exportou e importou na Argentina