A Toyota revelou hoje a prévia do seu primeiro SUV elétrico. Trata-se do conceito denominado Toyota BZ4X Concept, que também é o primeiro modelo da submarca de veículos totalmente elétricos BZ (Beyond Zero).

O veículo foi desenvolvido em parceria com a Subaru (que sem dúvida apresentará seu próprio modelo com base neste conceito), e é baseado na nova plataforma e-TNGA da Toyota, dedicada aos veículos elétricos a bateria.

Galeria: Toyota BZ4X Concept

"Desenvolvido em conjunto com a Subaru, o Toyota bZ4X SUV Concept é construído na nova plataforma dedicada e-TNGA BEV. O conceito transmite a lendária qualidade, durabilidade e confiabilidade de longo prazo (QDR) da Toyota em combinação com os recursos AWD da Subaru para atingir experiência que seja confortável e envolvente."

Devemos admitir que o design ficou bastante interessante e remete um pouco à marca premium Lexus (lembra uma das imagens mostradas em 2019), tanto na parte externa quanto no interior.

Como em outros designs modernos, podemos ver uma frente quase fechada e uma longa distância entre eixos com os balanços curtos, o que amplia o espaço da cabine.

Toyota BZ4X Concept - traseira

O interior parece atraente, meio convencional e aconchegante, mas em linha com as tendências modernas: há uma grande tela sensível ao toque no meio e um console central com uma grande área de armazenamento. A única coisa que podemos não gostar a longo prazo é o acabamento em black piano, que geralmente fica marcado com as impressões digitais.

"O interior de conceito revelado foi projetado para aumentar o conforto e a confiança do motorista na estrada. Com cada detalhe projetado propositadamente, a posição baixa do painel de instrumentos e a localização da instrumentação acima do volante não apenas ajudam a expandir a sensação de espaço do veículo, mas também ajudam a aumentar a visibilidade para ajudar na direção segura e protegida."

Do lado técnico, sabemos apenas que o bZ4X Concept é baseado na plataforma e-TNGA e que tem tração nas quatro rodas (com forte contribuição do Subaru no AWD). Com certeza é um sistema de motor duplo.

Toyota BZ4X Concept - volante

Toyota BZ4X em 2022 - sete modelos BZ em 2025

De acordo com a Toyota, o conceito BZ4X representa o primeiro de sete modelos BZ de produção que serão lançados globalmente em 2025. O número total de carros elétricos a bateria dedicados será de 15 até lá.

O Toyota bZ4X será produzido em dois países: Japão e China. A empresa planeja iniciar as vendas mundiais em meados de 2022. 

"A Toyota planeja produzir o Toyota bZ4X no Japão e na China; ela espera começar as vendas mundiais do modelo em meados de 2022. Os detalhes do produto nos EUA serão compartilhados em uma data posterior."

Os outros modelos da família BZ podem ser: BZ1, BZ2, BZ2X, BZ3, BZ4 e BZ5.

Bob Carter, vice-presidente executivo de vendas da TMNA ​​disse:

"O conceito Toyota bZ4X aponta para mais uma opção em nosso portfólio eletrificado já robusto. Na Toyota, somos uma empresa centrada no ser humano - o cliente é nosso CEO e decidirá quais tecnologias nos levarão a um futuro neutro em carbono. Com investimentos e ofertas de produtos em todo o espectro da eletrificação, pretendemos estar presentes com produtos e tecnologias que atendam às diversas necessidades dos clientes em todo o mundo."

Siga o InsideEVs Brasil no Twitter

Siga o InsideEVs Brasil no Facebook

Siga o InsideEVs Brasil no Instagram