Em fevereiro, a Triumph revelou a linha 2021 da família Bonneville, gama formada por modelos de visual clássico. Na sequência da apresentação, a divisão nacional da marca confirmou que as novidades das Bonneville T100 e T120 chegariam por aqui no segundo semestre. Agora, na Inglaterra, a empresa revelou uma das motos da família que ainda não tinha recebido alterações.
A nova Triumph Speed Twin 2021 foi revelada para os mercados europeus, devendo chegar às lojas de lá a partir de julho. Apesar de a marca ainda não ter confirmado sua chegada também para o Brasil, é de se esperar que ela desembarque por aqui, uma vez que a atual Speed Twin permanece sendo oferecida em nosso mercado por R$ 57.990. Na Europa, a nova Speed Twin 2021 custará 13.850 euros, ou cerca de R$ 85 mil na conversão direta.
Enquanto o visual é bastante similar ao da moto atual, a nova Triumph Speed Twin 2021 se renovou onde os olhos não enxergam. O propulsor foi o que mais mudou. Permanece o bicilíndrico paralelo de 1.200 cm³, agora adequado às normas Euro5 de emissões de poluentes. Porém, com as mudanças, o motor também ganhou em desempenho, entregando agora 100 cv de potência a 7.250 rpm (3 cv a mais) e 11,5 kgfm de torque a 4.250 rpm (500 rpm mais cedo). O câmbio mantém as seis velocidades, mas as saídas de escape foram repaginadas.
Segundo a Triumph, as respostas do motor da Speed Twin foram aprimoradas em 17% graças à redução da inércia do motor. Isso teria sido atingido pela redução de peso do virabrequim e do estator (alternador), ambos renovados. Com a menor inércia dos componentes, o propulsor fica mais livre para ganhar giro e responder mais rápido.
A marca também aplicou alterações importantes à ciclística da Speed Twin 2021 para deixar a condução mais precisa, indo de encontro à proposta da moto, que é servir de intermediária na linha da Triumph entre as clássicas Bonneville e as esportivas modernas como a Speed Triple. Entre as mudanças, a moto ganhou garfo dianteiro com amortecedores Marzocchi invertidos de 43 mm de diâmetro.
Os freios, com discos de 320 mm na dianteira e disco simples de 220 mm na traseira, ganharam novas pinças. À frente, as peças são Brembo M50 radiais de 4 pistões, enquanto atrás aparece uma pinça Nissin de 2 pistões. A Speed Twin 2021 também ganhou novas rodas de liga leve com 17 polegadas, mais leves. Elas são calçadas por pneus Metzeler Racetec RR.
A novidade da Triumph também ganhou um tanque levemente modificado, com um recorte para acomodar melhor os joelhos do piloto. As novas ponteiras de escape possuem acabamento de aço escovado e a marca também implementou novos retrovisores e paralamas, sendo estes de alumínio.
Na parte tecnológica, a Triumph Speed Twin 2021 já contava com acelerador eletrônico e três modos de condução, os quais a marca diz ter aprimorado. Além do ABS, a moto traz controle de tração que, agora, pode ser desligado. Por último, a novidade recebeu a implementação de iluminação completa com lâmpadas de LED, incluindo uma nova luz diurna.
Siga o Motor1.com Brasil no Facebook
Siga o Motor1.com Brasil no Instagram
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Honda PCX foi a moto que menos desvalorizou em 2023; veja a lista
Projeto de Lei propõe regularização do mototáxi
Triumph revive a Daytona com motor 660 da Trident
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Triumph antecipa nova esportiva, que pode ser a Daytona 660
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Speed e Scrambler 400: como a Bajaj ajudou a Triumph a ser mais barata?