Totalmente renovada, ela ganhou 30 cv e ficou 10 kg mais leve

A Triumph entra de vez na disputa das supernakeds com a nova geração da Speed Triple 1200 RS. Totalmente renovada do chassi ao motor, ela chega à linha 2021 com incremento de 30 cv e perda de 10 kg no peso total, além de incorporar uma série de tecnologias. 

A principal atração está no próprio motor tricilíndrico, que a Triumph diz que não aproveita nenhuma peça do antecessor. O novo projeto aproveita lições aprendidas no propulsor da Moto2 para fazê-lo atingir rotações mais altas, como melhorias nos fluxos dos gases. Além disso, o diâmetro foi alargado de 79 mm para 90 mm, enquanto o curso foi encurtado de 71,4 mm para 60,8 mm. 

O resultado é um ganho de 30 cv, chegando agora a 180 cv a 10.750 rpm. Já o torque chegou a 12,75 kgfm a 9.000 rpm, um acréscimo de 0,8 kgfm que ajuda em rotações baixas e médias. Para acompanhar, a transmissão de 6 marchas vem com sistema quick-shifter tanto para trocas ascendentes quanto descendentes. 

Triumph Speed Triple 1200 RS 2021

Junto do novo motor há um chassi feito do zero, que segundo a Triumph faz da nova moto a mais dinâmica de todas as Speed Triples já feitas. O principal aspecto positivo é ser 17% mais leve que o anterior, contribuindo para uma redução de peso de 10 kg na moto - 198 kg a seco.  

No estilo, a nova Speed Triple 1200 RS segue com os inconfundíveis faróis duplos, mas agora com desenho mais moderno e DRLs posicionados como uma "sobrancelha". Como esperado, toda iluminação da moto é feita por LEDs, incluindo a lanterna traseira que parece um morcego. Há também um novo painel com tela TFT colorida e integração com câmeras GoPro. 

Na parte tecnológica, a nova supernaked vem com chave presencial, 5 modos de condução, ABS com função curva, controle de tração ajustável, controle de empinada e mais.

Triumph Speed Triple 1200 RS 2021
Triumph Speed Triple 1200 RS 2021

Tudo de bom e do melhor foi usado na suspensão e freios, incluindo a linha top da Öhlins (garfo dianteiro invertido NIX30 e monoamortecedor traseiro TTX36, ambos ajustáveis em pré-carga, retorno e compressão) e da Brembro (disco duplo de 320 mm na dianteira e disco simples de 270 mm na traseira). Os pneus de série são Metzeler Racetech RR, mas quem for usar mais em pista pode optar pelos opcionais Pirelli Diablo SuperCorsa SC2. 

A chegada às lojas britânicas está marcada para março, com preço de 15.100 libras (cerca de R$ 111.300 numa conversão direta). Considerando que a Triumph não costuma demorar para trazer suas novas motos ao Brasil, a estreia local pode acontecer ainda em 2021.  

Fotos: divulgação

Galeria: Triumph Speed Triple 1200 RS 2021

Envie seu flagra! flagra@motor1.com