Esta é a nova Ford Maverick 2022. Após tanto tempo de espera, fotos vazadas, flagras e rumores, a inédita picape é finalmente é apresentada oficialmente. Apesar do nome ser o mesmo do cupê esportivo que foi vendido no Brasil, Maverick agora é usado para a nova picape posicionada abaixo da Ranger que será o novo veículo de entrada nos Estados Unidos. Também será vendida aqui no Brasil para competir com a Fiat Toro.
O lançamento da Maverick 2022 faz parte da nova estratégia da Ford de investir somente em picapes, SUVs e crossovers. Com o sucesso da F-150 (que é o veículo mais vendido dos EUA há anos) e, mais recentemente, da Ranger, a Ford tem reputação e conhecimento do assunto suficientes para emplacar mais uma picape, principalmente uma que seja mais acessível e que mire consumidores que normalmente comprariam um sedã. O grande exemplo do posicionamento é o seu preço, partindo de US$ 19.995 (R$ 101.048), menos do que os US$ 20.395 (R$ 103.070) cobrados pelo EcoSport por lá.
E a Ford não esconde nem um pouco como busca os compradores de carros de entrada de outras categorias. “A proposta de produto da Maverick é como nenhuma outra por aí. É uma picape com grande apelo visual com quatro portas e espaço para cinco adultos, um motor híbrido de série e um rendimento na cidade que supera o Honda Civic”, disse Todd Eckert, gerente de marketing para picapes da Ford.
“A Maverick desafia os estereótipos do que uma picape pode ser. Acreditamos que será atraente para muitas pessoas que nunca consideraram comprar uma picape.”
Para isso, a inspiração básica da Maverick veio tanto da Ranger quanto da F-150. A frente usa a mesma identidade da nova geração da F-150, com os faróis full-LED em forma de “C”, complementados por uma barra que atravessa toda a frente e que conta com as setas nas extremidades. Este mesmo estilo é esperado para a nova Ranger, que será revelada em 2022. A grade é bem parruda, para aumentar a sensação de robustez e, assim como o Bronco Sport (com quem compartilha a plataforma modular), tem o capô bem alto e reto.
Por ser uma picape monobloco, a carroceria vai até a caçamba sem divisão, algo incomum para os norte-americanos. A Ford destaca que fez uma capa para toda a borda da caçamba e que vai até a coluna C, de forma a proteger a carroceria e facilitar a carga e descarga pelas laterais do veículo. A parte traseira conta com lanternas retangulares na vertical e uma caçamba de abertura convencional, mas que pode ser travada na metade do caminho, para que sirva de apoio para algumas cargas.
Por dentro, a Maverick tem uma certa proximidade com o Bronco Sport. Por exemplo, o volante é o mesmo, mas traz o oval azul no lugar do cavalo. Também são iguais os comandos do ar-condicionado e o console central. O painel de instrumentos tem o mesmo estilo, com contadores analógicos e uma tela digital no centro, mas com grafismos diferentes. Se diferencia pelas linhas gerais do painel com saídas de ar horizontais e uma acabamento central na cor bronze. Uma parte curiosa é a central multimídia, que tem um espaço para carregar objetos tanto atrás quanto do lado direito. Outro item que veio no Bronco Sport é o seletor de marchas giratório, que a Ford tem usado em seus modelos mais recentes.
As linhas da nova Maverick fazem com que pareça ser bem larga, mas a realidade não é bem assim. Mede 5,07 metros de comprimento, 1,84 m de largura, 1,74 m de altura e tem um entre-eixos de 3,07 m. Como comparação, a Fiat Toro tem 4,94 m de comprimento (13 cm a menos), 1,84 m de largura, 1,74 m de altura e 2,99 m de entre-eixos (8 cm a menos).
Apesar dessa diferença, a Toro ainda leva mais carga, com 937 litros de volume e capacidade para 750 kg, enquanto a Maverick carrega 680 kg e 942 litros – isso comparando com a Toro 1.3 turboflex, pois a 2.0 turbodiesel eleva a capacidade para 1.000 kg. Uma ideia que veio do Bronco Sport é o compartimento para carga embaixo dos bancos traseiros.
A nova Ford Maverick será vendida em 3 versões: XL, XLT e Lariat. Todas usam o motor 2.5 híbrido de série, mesmo conjunto que está no Escape Hybrid. Entrega 164 cv a 5.600 rpm e 21,4 kgfm de torque a 4.000 rpm, trabalhando em combinação com um propulsor elétrico de 128 cv e 23,9 kgfm. A potência combinada, segundo a Ford, é de 193 cv. Utiliza uma transmissão eCVT e tem tração dianteira, usando suspensão McPherson na frente e eixo de torção na traseira. Promete ser bem econômica, fazendo cerca de 17 km/litro na cidade e uma autonomia de 805 km.
Quem quiser um pouco mais de potência poderá optar pelo 2.0 EcoBoost turbo, de 253 cv a 5.500 rpm e 38,3 kgfm a 3.000 rpm, transmitidos por um câmbio automático de 8 marchas. Com este motor, a picape ainda pode receber uma tração integral, que também troca a suspensão traseira por uma multi-link.
Embora seja um veículo de entrada nos Estados Unidos, terá um pacote de equipamentos bem interessante. A versão básica XL já vem com central multimídia de 8” com Android Auto e Apple CarPlay, faróis de LED, frenagem automática de emergência, câmera de ré, direção elétrica, iluminação diurna, 7 airbags, vidros e travas elétricas nas quatro portas e mais. Como é a mais barata, tem que fazer algumas concessões, como usar rodas de aço de 17”, ar-condicionado manual, bancos de tecido e painel com tela de 4,2”.
Na versão XLT, a Maverick aposta em quem ainda vai usar a picape para trabalho, mas precisa de um pouco mais de capacidade para a caçamba, como os porta-objetos integrados, conectores D-link e trava elétrica para a tampa. Ainda ganha rodas de liga leve de 17”, controle de cruzeiro, espelhos laterais com ajuste elétrico e outros. Por fim, a variante Lariat é para lifestyle, com banco do motorista com ajuste elétrico, painel com tela de 6,5”, rodas de 18”, ar-condicionado automático de duas zonas, chave presencial, vidro traseiro elétrico e mais.
A Ford oferecerá alguns pacotes opcionais. O primeiro é o Co-Pilot360, que traz sensor de ponto cego, estepe de 17” e assistente de permanência em faixa. Quem quiser um carro mais off-road pode escolher o FX4, com rodas de 17” exclusivas, pneus all-terrain, tela de 6,5” para o painel de instrumentos, assistente de descida, ganchos de reboque dianteiros e traseiro e skid plate.
A versão Lariat ainda tem o Luxury Package, com controle de cruzeiro adaptativo, sistema de som Bang & Olufsen com 8 alto-falantes e subwoofer, vidros laterais aquecidos, central multimídia Sync 3 de 8”, iluminação em LED para a caçamba, carregador sem fio para smartphones e estepe de 17”.
Durante o primeiro ano, a Ford ainda vai vender o pacote First Edition para a versão Lariat, com grafismos exclusivos no capô e portas, capota marítima, teto pintado de preto, rodas de 18” na versão híbrida (ou 17” na 2.0 turbo) e maçanetas na cor do carro.
A Ford Maverick já começou a pré-venda nos Estados Unidos e as entregas estão previstas entre setembro e dezembro. Será produzida em Hermosillo (México), na mesma fábrica que o Bronco Sport. A picape será uma das apostas da empresa no Brasil, tornando-se a nova opção de entrada abaixo da Ranger e de olho no público da Fiat Toro. Porém, com a falta de semicondutores afetando a indústria e a necessidade de atender primeiro à demanda nos EUA, sua chegada por aqui deve acontecer somente em 2022.
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