Apresentada ao mundo em 2018, a atual geração do Hyundai Santa Fe deverá ficar menos tempo no mercado que o programado. Segundo a imprensa sul-coreana, uma linhagem inteiramente nova já está em desenvolvimento e deverá estrear oficialmente em meados de 2022. Será a quinta da história do modelo e fundamental para corrigir alguns deslizes do carro atual, que vem vendendo aquém do esperado.
Foram as vendas lentas, inclusive, que obrigaram a Hyundai a acelerar os trabalhos e antecipar o lançamento em pelo menos um ano. Pela primeira vez desde que foi lançado, no ano 2000, o Santa Fe foi ultrapassado pelo Kia Sorento na Coreia do Sul - em 2020, foram 57.578 unidades emplacadas, contra 76.883 exemplares do irmão. Não são números ruins, mas que dificilmente devem evoluir na geração atual.
A Hyundai até tentou corrigir alguns pontos com a reestilização aplicada em meados de 2020 (mexeu no visual, no interior e até na plataforma), mas ainda assim a nova geração foi acelerada. Ao longo dos anos, o Santa Fe sempre foi elogiado pela questão do design. Nesta linhagem, pela primeira vez, esse ponto passou a ser criticado. Em razão disso, o próximo modelo - identificado internamente pelo codinome MX5 - nascerá mais atraente.
Informações específicas ainda são limitadas, mas tudo indica que uma das principais mudanças do novo Santa Fe estará no tamanho. Como o Tucson ficou mais refinado e cresceu na nova geração (especialmente na versão alongada vendida nos Estados Unidos e na China), será necessário abrir espaço e se distanciar. Unidades camufladas devem começar a dar as caras em breve, adiantando mais detalhes.
Siga o Motor1.com Brasil no Facebook
Siga o Motor1.com Brasil no Instagram
Fonte: The Korean CarBlog
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo Hyundai Santa Fe chegará à Argentina; minivan exótica está em estudos
Volvo: XC90 com motor a gasolina segue em linha "enquanto houver demanda''
Hyundai Santa Fe e Kia Sorento a gasolina sairão de linha em 2025
Ford aumenta produção e contrata para fábrica da Ranger na Argentina
Novo Hyundai Santa Fe: versão híbrida tem 235 cv e faz 15,6 km/l
À espera do Toyota Yaris Cross, Sedan deixará de ser produzido em novembro
Novo Hyundai Santa Fe 2024 cresce e tem até desinfetante no porta-luvas