Volkswagen Taos Basecamp: SUV médio ganha conceito aventureiro
Utilitário mal chegou aos EUA e já tem um protótipo com suspensão elevada, para-lamas mais largos e pneus todo-terreno
Enquanto não chega nas concessionárias do Estados Unidos (e do Brasil, onde será lançado no próximo dia 27), o Volkswagen Taos ganhou um conceito com pegada aventureira e pensado para quem gosta de acampar. Batizado de Taos Basecamp Concept, o modelo se inspira no grande SUV Atlas Basecamp vendido no mercado americano, que na verdade conta com um pacote de acessórios instalado em concessionária – não se tratando de fato uma versão aventureira.
Voltando ao Taos Basecamp Concept, como dito ele bebe na mesma fonte do Atlas, cuja primeira versão um dia também foi conceito e apresentada durante o Salão de Nova Iorque, em 2019. O Taos para os amantes de acampamento foi desenvolvido pelo time de design da Volkswagen em Oxnard, na Califórnia. Com isso, podemos dizer que o visual aventureiro caiu bem no SUV, classificado como compacto nos EUA – e médio aqui no Brasil, onde vai enfrentar Jeep Compass, Toyota Corolla Cross e companhia.
Galeria: Volkswagen Taos Basecamp Concept
Vamos as mudanças: o Taos Basecamp se difere pela suspensão elevada H&R Special Springs LP, rodas de 17 polegadas calçadas com pneus todo-terreno Falken Wildpeak A/T Trail nas medidas 225/65 e um bagageiro de teto personalizado e equipado com luzes auxiliares de LED de longo alcance – bastante úteis para usar ao anoitecer em trilhas off-road. O SUV ainda agrega molduras plásticas nos para-lamas, apliques plásticos laterais e protetor frontal e traseiro pintados de prata. Todas essas alterações deixam o SUV com visual bem mais parrudo que o Taos padrão, que originalmente tem uma proposta mais urbana.
O estilo é arrematado pela pintura azul combinada com capô e teto em preto fosco, enquanto que detalhes de acabamento aparecem em preto brilhante. Há ainda o logotipo Basecamp na grade frontal, para-lamas e na base das portas dianteiras, enquanto uma linha laranja surge na grade, faróis e na capa dos espelhos retrovisores. No interior a única novidade é a divisória no porta-malas, que permite pendurar itens como cordas, lanternas, capacetes, entre outros equipamentos de escalada ou camping.
Embora ainda se trate de um conceito, o Taos Basecamp nada mais é que uma versão para divulgar o mais recente SUV da Volkswagen nos EUA, servindo ainda como laboratório para testar a aceitação do público. Caso ele tenha uma boa repercussão, o Taos pode ter o pacote Basecamp disponível em sua linha acessórios quando chegar nas concessionárias, igual ao que ocorreu com o Atlas.
Vale lembrar que na terra do Tio Sam o Taos se difere do nosso na motorização. Por lá ele fará a estreia do 1.5 TSI de 160 cv e 25,4 kgfm, que além de ser 10 cv mais potente do que o 1.4 TSI traz um moderno sistema de desativação de cilindros. Esse conjunto trabalhará junto do câmbio automático de 8 marchas nas versões de tração dianteira, enquanto que os modelos com tração integral 4Motion terão a caixa automatizada de dupla embreagem DSG de 7 velocidades.
Enquanto as vendas do Taos não começam nos Estados Unidos, a marca já anunciou os preços oficiais de todas as versões que serão comercializadas por lá: S (R$ 22.995), S 4Motion (R$ 25.040), SE (US$ 27.245), SE 4Motion (28.695), SEL (US$ 31.490) e SEL 4motion (US$ 33.045). Em conversão direta, os preços ficam entre R$ 122.250 e R$ 175.680.
Ouça o podcast do Motor1.com:
Siga o Motor1.com Brasil no Facebook
Siga o Motor1.com Brasil no Instagram
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Já andamos: novo VW Taos 2025 evolui, mas ainda falta
Crédito pode salvar mercado de automóveis em 2025
Novo Volkswagen Taos 2025 manterá motor 1.4 TSI em alguns mercados
Primeira Ferrari particular de Michael Schumacher vai a leilão
VW Taos Comfortline fica mais barato que T-Cross com desconto de R$ 21.000
Ram Rampage 2025 ganha ADAS mais completo e preços sobem até R$ 6.000
Volkswagen Taos Highline 2024 tem promoção com R$ 26.000 de desconto