SUVs mais vendidos: Toyota Corolla Cross é vice-líder em abril
Em seu 1º mês cheio, SUV médio baseado no Corolla só perde para o Jeep Compass
Muito acima do crescimento registrado pelo mercado brasileiro no mês passado (+219,2%), o segmento de SUVs médios e grandes fechou o mês de abril com 11,8 mil unidades emplacadas, 410,4% a mais do que em abril de 2020, o pior mês dos últimos anos em função do fechamento da maioria das concessionárias por conta da pandemia.
Em último mês sem contar com a linha 2022 já reestilizada nas lojas, o Compass foi o preferido por 5.504 consumidores, melhor resultado no ano e suficiente para assegurar mais de 54% de participação entre os médios. Em seu 1º mês completo, o Toyota Corolla Cross emplacou 1.889 unidades – numa análise inicial, a versão sedã do Toyota parece ter sido mais afetada do que propriamente o líder da Jeep.
Com 702 unidades, o Caoa Chery Tiggo 8 completou o pódio com o seu novo recorde de vendas. Em 4º, o VW Tiguan voltou a superar a barreira das 500 unidades (569) e assegurou boa vantagem sobre o Caoa Chery Tiggo 7 (279), 5º. Vice-líder nos 2 primeiros meses do ano, o Hyundai ix35 (221) caiu para 6º. Coube novamente ao Mitsubishi Outlander (198) – cujos números incluem a versão Sport (ASX reestilizado) – a maior evolução em relação a 2020 (+800%).
Após seu desempenho mais fraco desde o lançamento em março, o Ford Territory (184) reagiu e venceu – por apenas 1 unidades – o Hyundai Tucson (183) na disputa pela 8ª posição. Presença frequente entre os primeiros colocados no ano passado, o Chevrolet Equinox (36) amargou uma modesta 13ª posição. Ainda assim, em situação melhor do que um Toyota RAV4 (16) que dividiu a lanterna com o praticamente desconhecido JAC T60 (16).
SUVs / Crossovers II | ||||||||
POS. | MODELO | ABR/21 | MAR/21 | ABR/20 | % ABR 21 | % MAR 21 | VARIAÇÃO ABR/MAR | VARIAÇÃO 2021/2020 |
1º | JEEP COMPASS | 5504 | 5211 | 1093 | 54,25% | 66,33% | 5,62% | 403,57% |
2º | TOYOTA COROLLA CROSS | 1889 | 37 | 0 | 18,62% | 0,47% | 5005,41% | - |
3º | CAOA CHERY TIGGO 8 | 702 | 623 | 0 | 6,92% | 7,93% | 12,68% | - |
4º | VW TIGUAN | 569 | 462 | 147 | 5,61% | 5,88% | 23,16% | 287,07% |
5º | CAOA CHERY TIGGO 7 | 279 | 255 | 116 | 2,75% | 3,25% | 9,41% | 140,52% |
6º | HYUNDAI IX35 | 221 | 271 | 60 | 2,18% | 3,45% | -18,45% | 268,33% |
7º | MITSUBISHI OUTLANDER / SPORT | 198 | 204 | 22 | 1,95% | 2,60% | -2,94% | 800,00% |
8º | FORD TERRITORY | 184 | 90 | 0 | 1,81% | 1,15% | 104,44% | - |
9º | HYUNDAI TUCSON | 183 | 258 | 41 | 1,80% | 3,28% | -29,07% | 346,34% |
10º | MITSUBISHI ECLIPSE CROSS | 172 | 157 | 69 | 1,70% | 2,00% | 9,55% | 149,28% |
11º | KIA SPORTAGE | 112 | 112 | 34 | 1,10% | 1,43% | 0,00% | 229,41% |
12º | PEUGEOT 3008 | 43 | 79 | 20 | 0,42% | 1,01% | -45,57% | 115,00% |
13º | CHEVROLET EQUINOX | 36 | 8 | 124 | 0,35% | 0,10% | 350,00% | -70,97% |
14º | MITSUBISHI ASX | 21 | 23 | 30 | 0,21% | 0,29% | -8,70% | -30,00% |
15º | JAC T60 | 16 | 15 | 2 | 0,16% | 0,19% | 6,67% | 700,00% |
16º | TOYOTA RAV4 | 16 | 51 | 23 | 0,16% | 0,65% | -68,63% | -30,43% |
|
| 10145 | 7856 | 1781 | 100,00% | 100,00% | 29,14% | 469,62% |
Entre os modelos maiores, o Toyota SW4 (1.180), em seu melhor momento em 2021, mais uma vez emplacou 4 vezes mais do que o Mitsubishi Pajero (274), com o Chevrolet Trailblazer (229) completando o pódio sem qualquer ameaça de outros modelos. Sem importação oficial, o gigantesco Chevrolet Suburban repetiu os 2 emplacamentos de março.
SUVs / Crossovers III | ||||||||
POS. | MODELO | ABR/21 | MAR/21 | ABR/20 | % ABR 21 | % MAR 21 | VARIAÇÃO ABR/MAR | VARIAÇÃO 2021/2020 |
1º | TOYOTA SW4 | 1180 | 1057 | 371 | 68,72% | 71,76% | 11,64% | 218,06% |
2º | MITSUBISHI PAJERO | 274 | 254 | 51 | 15,96% | 17,24% | 7,87% | 437,25% |
3º | CHEVROLET TRAILBLAZER | 229 | 139 | 106 | 13,34% | 9,44% | 64,75% | 116,04% |
4º | KIA SORENTO | 10 | 9 | 1 | 0,58% | 0,61% | 11,11% | 900,00% |
5º | FORD EDGE | 9 | 3 | 5 | 0,52% | 0,20% | 200,00% | 80,00% |
6º | JEEP WRANGLER | 9 | 4 | 9 | 0,52% | 0,27% | 125,00% | 0,00% |
7º | JAC T80 | 4 | 5 | 0 | 0,23% | 0,34% | -20,00% | - |
8º | CHEVROLET SUBURBAN | 2 | 2 | 0 | 0,12% | 0,14% | 0,00% | - |
|
| 1717 | 1473 | 543 | 100,00% | 100,00% | 16,56% | 216,21% |
Observação:
- O Caoa Chery Tiggo 8, anteriormente classificado na categoria III, foi reclassificado para a categoria II em função de porte, preço e posicionamento de mercado.
Fonte: Fenabrave
Ouça o podcast do Motor1.com:
Siga o Motor1.com Brasil no Facebook
Siga o Motor1.com Brasil no Instagram
Bombando
ÚLTIMOS ARTIGOS
- 11:10 Mitsubishi L200 Triton Sport estreia edições limitadas por até R$ 319.990
- 10:02 Kia Tasman 2025 fugirá do padrão de design do segmento; veja projeção
- 08:00 Argentina: seguradoras deixam de oferecer guincho após resolução do governo
- 20:15 Omoda/Jaecoo e Caoa preparam reabertura da fábrica em Jacareí (SP)
- 18:00 Chevrolet detalha o Trailblazer 2025 sem aumento de preço
- 17:00 Yamaha e Ram fecham parceria para a temporada 2024
- 16:00 Ferrari 296 GTS de Sainz e Leclerc se vestem de azul para GP de Miami de F1
- 14:53 Chevrolet fecha fábricas e encerra produção no Equador e na Colômbia
Sobre este artigo
Marca/Modelo | |
Categoria |