Muito acima do crescimento registrado pelo mercado brasileiro no mês passado (+219,2%), o segmento de SUVs médios e grandes fechou o mês de abril com 11,8 mil unidades emplacadas, 410,4% a mais do que em abril de 2020, o pior mês dos últimos anos em função do fechamento da maioria das concessionárias por conta da pandemia.

Em último mês sem contar com a linha 2022 já reestilizada nas lojas, o Compass foi o preferido por 5.504 consumidores, melhor resultado no ano e suficiente para assegurar mais de 54% de participação entre os médios. Em seu 1º mês completo, o Toyota Corolla Cross emplacou 1.889 unidades – numa análise inicial, a versão sedã do Toyota parece ter sido mais afetada do que propriamente o líder da Jeep.

Ford Territory x Jeep Compass x Chevrolet Equinox
Caoa Chery Tiggo 8 2021 (Brasil)

Com 702 unidades, o Caoa Chery Tiggo 8 completou o pódio com o seu novo recorde de vendas. Em 4º, o VW Tiguan voltou a superar a barreira das 500 unidades (569) e assegurou boa vantagem sobre o Caoa Chery Tiggo 7 (279), 5º. Vice-líder nos 2 primeiros meses do ano, o Hyundai ix35 (221) caiu para 6º. Coube novamente ao Mitsubishi Outlander (198) – cujos números incluem a versão Sport (ASX reestilizado) – a maior evolução em relação a 2020 (+800%).

Após seu desempenho mais fraco desde o lançamento em março, o Ford Territory (184) reagiu e venceu – por apenas 1 unidades – o Hyundai Tucson (183) na disputa pela 8ª posição. Presença frequente entre os primeiros colocados no ano passado, o Chevrolet Equinox (36) amargou uma modesta 13ª posição. Ainda assim, em situação melhor do que um Toyota RAV4 (16) que dividiu a lanterna com o praticamente desconhecido JAC T60 (16).

SUVs / Crossovers II 

POS. 

MODELO 

ABR/21 

MAR/21 

ABR/20 

% ABR 21 

% MAR 21 

VARIAÇÃO ABR/MAR 

VARIAÇÃO 2021/2020 

 

JEEP COMPASS 

5504 

5211 

1093 

54,25% 

66,33% 

5,62% 

403,57% 

 

TOYOTA COROLLA CROSS 

1889 

37 

0 

18,62% 

0,47% 

5005,41% 

- 

 

CAOA CHERY TIGGO 8 

702 

623 

0 

6,92% 

7,93% 

12,68% 

- 

 

VW TIGUAN  

569 

462 

147 

5,61% 

5,88% 

23,16% 

287,07% 

 

CAOA CHERY TIGGO 7 

279 

255 

116 

2,75% 

3,25% 

9,41% 

140,52% 

 

HYUNDAI IX35 

221 

271 

60 

2,18% 

3,45% 

-18,45% 

268,33% 

 

MITSUBISHI OUTLANDER / SPORT 

198 

204 

22 

1,95% 

2,60% 

-2,94% 

800,00% 

 

FORD TERRITORY 

184 

90 

0 

1,81% 

1,15% 

104,44% 

- 

 

HYUNDAI TUCSON 

183 

258 

41 

1,80% 

3,28% 

-29,07% 

346,34% 

10º 

MITSUBISHI ECLIPSE CROSS 

172 

157 

69 

1,70% 

2,00% 

9,55% 

149,28% 

11º 

KIA SPORTAGE 

112 

112 

34 

1,10% 

1,43% 

0,00% 

229,41% 

12º 

PEUGEOT 3008 

43 

79 

20 

0,42% 

1,01% 

-45,57% 

115,00% 

13º 

CHEVROLET EQUINOX 

36 

8 

124 

0,35% 

0,10% 

350,00% 

-70,97% 

14º 

MITSUBISHI ASX 

21 

23 

30 

0,21% 

0,29% 

-8,70% 

-30,00% 

15º 

JAC T60 

16 

15 

2 

0,16% 

0,19% 

6,67% 

700,00% 

16º 

TOYOTA RAV4 

16 

51 

23 

0,16% 

0,65% 

-68,63% 

-30,43% 

 

 

10145 

7856 

1781 

100,00% 

100,00% 

29,14% 

469,62% 

Toyota SW4 2021 (Brasil)
Mitsubishi Pajero Sport 2020

Entre os modelos maiores, o Toyota SW4 (1.180), em seu melhor momento em 2021, mais uma vez emplacou 4 vezes mais do que o Mitsubishi Pajero (274), com o Chevrolet Trailblazer (229) completando o pódio sem qualquer ameaça de outros modelos. Sem importação oficial, o gigantesco Chevrolet Suburban repetiu os 2 emplacamentos de março. 

SUVs / Crossovers III 

POS. 

MODELO 

ABR/21 

MAR/21 

ABR/20 

% ABR 21 

% MAR 21 

VARIAÇÃO ABR/MAR 

VARIAÇÃO 2021/2020 

 

TOYOTA SW4 

1180 

1057 

371 

68,72% 

71,76% 

11,64% 

218,06% 

 

MITSUBISHI PAJERO 

274 

254 

51 

15,96% 

17,24% 

7,87% 

437,25% 

 

CHEVROLET TRAILBLAZER 

229 

139 

106 

13,34% 

9,44% 

64,75% 

116,04% 

 

KIA SORENTO 

10 

9 

1 

0,58% 

0,61% 

11,11% 

900,00% 

 

FORD EDGE 

9 

3 

5 

0,52% 

0,20% 

200,00% 

80,00% 

 

JEEP WRANGLER 

9 

4 

9 

0,52% 

0,27% 

125,00% 

0,00% 

 

JAC T80 

4 

5 

0 

0,23% 

0,34% 

-20,00% 

- 

 

CHEVROLET SUBURBAN 

2 

2 

0 

0,12% 

0,14% 

0,00% 

- 

 

 

1717 

1473 

543 

100,00% 

100,00% 

16,56% 

216,21% 

Observação:

- O Caoa Chery Tiggo 8, anteriormente classificado na categoria III, foi reclassificado para a categoria II em função de porte, preço e posicionamento de mercado.

Fonte: Fenabrave

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