Vendido desde 1991, o Mitsubishi Pajero é um dos utilitários 4x4 mais tradicionais do Brasil. E agora o Pajero Full (modelo mais antigo da marca disponível atualmente em sua linha) vai dar adeus ao mercado, mas não antes de se despedir com uma versão especial: a Legend Edition, que será limitada somente a 100 carros.
O Pajero Full Legend Edition virá apenas com a carroceria de cinco portas e sete lugares, sendo quatro opções de cores (preto, cinza, prata e branco) e duas para o revestimento da cabine, que pode receber couro preto ou bege.
Visualmente parte dos cromados saem para dar lugar ao acabamento preto brilhante, que aparece na parte inferior da grade dianteira, retrovisores, skid plates traseiro e dianteiro, enquanto que as rodas de liga leve de 20 polegadas vêm com acabamento diamantado e preto brilhante. A inscrição “Legend Edition” dá o ar da graça nos para-lamas dianteiros e na tampa traseira, sendo que no interior a plaqueta fica posicionada no porta-luvas – adicionando ainda a numeração da série especial entre as 100 unidades.
Por fim, o nome da série especial surge gravado no para-brisas e no vidro traseiro, uma forma de “dar mais exclusividade ao modelo” segundo a Mitsubishi. Com todos esses detalhes e acabamentos exclusivos, o SUV cobra caro pelo pacote para celebrar suas diferentes gerações ao longo destes 30 anos: R$ 356.990.
Debaixo do capô o Pajero Legend Edition conta com o motor quatro cilindros 3.2 turbodiesel de 200 cv a 3.800 rpm e 44,7 kgfm de torque a 2.000 rpm, ou seja, sem novidades, já que se trata do mesmo propulsor do modelo padrão vendido anteriormente. O câmbio é automático de apenas 5 marchas, o que denuncia a idade do utilitário. Ele ainda mantém a tração 4x4 com reduzida.
Na lista de equipamentos estão presentes os controles de tração e estabilidade, assistente de descida (utiliza o freio-motor para segurar o veículo em descidas íngremes), oito airbags, ar-condicionado de duas zonas, acionamento automático dos faróis e dos limpadores de para-brisa, bancos dianteiros com regulagem elétrica, central multimídia com tela de 7 polegadas e suporte a Apple CarPlay e Android Auto, sistema de som JBL com subwoofer, amplificador, alto-falantes e tweeter, teto solar elétrico, computador de bordo com 10 funções (inclui bússola, altitude, pressão e mais), entre outros.
Quem arrematar uma das 100 unidades do Pajero Legend Edition levará de presente para casa um livro especial que conta toda a história do utilitário (chamado de Montero em alguns países) ao redor do mundo.
Depois de sair de linha, o Pajero Full deixará como sucessor natural o Pajero Sport, que conta com projeto bem mais moderno além de, claro, espaço para 7 ocupantes, tração 4x4 e capacidade off-road típica da marca.
O Pajero desembarcou no Brasil em 1991, em sua segunda geração (a primeira foi lançada em 1982, no Japão). Em seus 39 anos de história, o utilitário teve quatro gerações, com a última - e atual – sendo vendida no Brasil há 14 anos. Desde seu lançamento, foram mais de 3 milhões de unidades comercializadas em 170 países.
A gama Pajero se destacou também nos ralis ao redor do planeta, acumulando nada menos do que 12 vitórias, sendo 7 conquistadas de maneira consecutiva no mais difícil deles: o Paris Dakar. O recorde não foi quebrado até hoje.
Siga o Motor1.com Brasil no Facebook
Siga o Motor1.com Brasil no Instagram
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo Mitsubishi Pajero Full baseado no Patrol é ‘proibido’ pela Nissan
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Mitsubishi Pajero Full terá nova geração em 2026 como híbrido plug-in
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Mitsubishi Pajero Full voltará à vida na plataforma do próximo Outlander
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Mitsubishi Pajero Full terá nova geração e voltará ao mercado em 2027