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Novo Volkswagen Polo GTI 2022 estreia em junho com 2.0 turbo

Hatch adota visual inspirado no Golf GTI, mas não deve chegar ao Brasil

2021 Volkswagen Polo GTI facelift teaser

Quando o Volkswagen Polo 2022 foi apresentado no mês passado, a fabricante mostrou somente a versão normal do hatchback. Ficou faltando a variante esportiva Polo GTI, vendida somente na Europa e que foi inspiração para o nosso Polo GTS. Não teremos que esperar muito, pois a VW já divulga um teaser do hatch, dizendo que será revelado oficialmente em junho.

Definido pela fabricante como sendo "afiado, dinâmico e potente", o novo Volkswagen Polo GTI seguirá a receita conhecida para os carros da sigla, com a linha vermelha na grade dianteira e alguns detalhes no mesmo tom no interior. Assim como o Golf GTI, utilizará o esquema de LED para iluminação diurna integrado à grade do para-choque, porém com apenas duas lâmpadas ao invés das cinco do hatch médio. Mesmo com a linha vermelha, o Polo manterá a faixa iluminada na parte inferior da entrada de ar.

Galeria: Volkswagen Polo 2022

A Volkswagen ainda não fala sobre a parte mecânica, esperando pela estreia oficial. A versão atual do carro utiliza um 2.0 turbo de quatro cilindros, que entrega 207 cv e 32,6 kgfm de torque. Até teve uma versão manual, mas acabou saindo de linha e agora é vendido somente com o automatizado DSG de dupla embreagem e 6 marchas. Os números de fábrica mostram que acelera de 0 a 100 km/h em 6,7 segundos e tem velocidade máxima de 237 km/h.

Como é a versão mais cara do Polo, o GTI virá com todos os equipamentos disponíveis para as outras configurações. Em janeiro de 2018, a VW admitiu que a plataforma MQB-A0 aguentaria mais potência, mas não se comprometeu em criar uma opção mais rápida. O Polo R WRC Street da geração anterior continua a ser o modelo mais potente de fábrica, com 220 cv.

Apesar da renovação do Volkswagen Polo GTI na Europa, não devemos ver o carro por aqui, pois a fabricante deve apostar na reestilização do Polo GTS, equipado com o 1.4 TSI de 150 cv e 25,5 kgfm. Como esta motorização é feita em São Carlos (SP), isso ajuda a manter o preço do hatch um pouco mais baixo do que se tivesse que importar o 2.0 TSI, além de pagar menos impostos e estar preparado para aceitar etanol.

Ouça o podcast do Motor1.com:

 

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