No final do mês de abril, a J.Toledo, representante da Suzuki no mercado brasileiro, confirmou que a nova geração da GSX-S1000 chegará ao nosso país. Ainda não há data para seu lançamento por aqui, mas ele deve ocorrer ainda em 2021. Agora, a empresa confirmou que trará mais duas novidades para cá ainda neste ano.
Segundo a J.Toledo, apesar de ter sido a primeira a ser confirmada, a linha 2022 da naked será a última a chegar. Ainda no início do segundo semestre, a nova geração da Suzuki V-Strom 1050 deverá ser a primeira a desembarcar no Brasil. Logo após, a empresa promete começar as vendas da terceira geração da esportiva Hayabusa, apresentada recentemente. A partir daí, pode-se esperar a nova GSX-S1000.
A Suzuki V-Strom 1050 renovada foi apresentada na Europa ainda no primeiro semestre do ano passado. Apesar de a big trail ainda manter alguns elementos da moto que sucedeu, ela recebeu uma pesada revisão, principalmente em componentes de eletrônica embarcada. Passou a contar com acelerador eletrônico, três modos de condução, controle de tração ajustável e sensor inercial de seis eixos para melhorar a atuação do ABS e dos controles em curvas, entre outros.
Desde a versão de entrada, a nova V-Strom 1050 já pode trazer de série controle de cruzeiro, iluminação completa por lâmpadas de LED, tomada USB, painel de instrumentos digital com tela LCD e embreagem deslizante com assistência. Outro ponto alto da moto é o visual, com linhas mais retas, farol quadrado e cores chamativas, lembrando a antiga Suzuki DR 800.
O motor, por outro lado, permanece o mesmo. Recebeu apenas revisões pontuais nos componentes internos e na injeção eletrônica para atender às normas Euro 5 de emissões de poluentes. O bicilíndrico em V tem 1.037 cm³ de capacidade e arrefecimento a líquido. Entrega agora 107 cv de potência a 8.500 rpm e 10,2 kgfm de torque a 6.000 rpm. O câmbio de 6 velocidades também é o mesmo.
Após a bigtrail, a próxima novidade da Suzuki para o Brasil será a terceira geração da Hayabusa. Como vocês já viram aqui no Motor1, a novidade foi lançada na Europa em fevereiro. A marca deixou o visual da esportiva mais forte, usando linhas retas em oposição aos componentes arredondados da moto atual.
A moto também ficou mais leve, saindo de 265,8 kg para 263,9 kg. No entanto, o motor de quatro cilindros em linha com 1.340 cm³ de capacidade ficou mais fraco por conta das normas anti-poluição, entregando agora 190 cv e 15,3 kgfm, ante 197 cv e 15,8 kgfm da moto atual. Mesmo assim, a Suzuki afirma que a nova Hayabusa está mais rápida, acelerando de 0 a 100 km/h em 3,2 segundos, contra 3,4 segundos da antecessora. A velocidade máxima é limitada a “apenas” 299 km/h.
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