Agora que o Polo reestilizado ficou claro que vai ficar só para o ano que vem, a Volkswagen prepara uma novidade para o mercado brasileiro na forma do Volkswagen Polo Track. Trata-se de uma nova versão do hatch que manterá o visual atual e que servirá como opção básica da marca. Será produzido em Taubaté (SP) e, de acordo com a Agência AutoData, a fábrica irá parar em maio para iniciar a preparação do complexo para o novo modelo.
Para mexer nas linhas de montagem, a Volkswagen irá conceder férias coletivas por 10 dias a partir de 3 de maio, paralisando toda a operação do complexo no Vale do Paraíba. Durante este período, a fabricante mexerá na fábrica para conseguir produzir veículos com a plataforma modular MQB-A0, usada não só pelo Polo como também por Virtus, Nivus e T-Cross.
Em setembro do ano passado, o Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté e Região (Sindmetau) revelou que havia feito um acordo com a Volkswagen para implementar a plataforma MQB no complexo. A fábrica paulista passará a compartilhar a produção do Polo com São Bernardo do Campo e será responsável pelo Polo Track com exclusividade, além de ter prioridade no caso de uma nova geração de Gol e Voyage.
Como confirmado pela própria marca em março passado, o Polo Track será um novo carro de entrada. A Volkswagen não deu mais detalhes sobre o modelo, mas o que circula nos bastidores é que será o Polo com o visual atual (ou seja, não terá o design reestilizado), entrando no lugar de Gol, Fox e Up! (este último já saiu de linha). Deve adotar o motor 1.0 MPI e pode até puxar o 1.6 MSI, deixando a versão renovada com foco no 1.0 TSI de 128 cv.
A estratégia de manter o visual antigo para criar uma opção de entrada não é novidade. A própria Volkswagen fez isso durante anos com duas opçõpes do Gol, o que ajudava a marca a manter a liderança do mercado nacional. Só encerrou este tipo de oferta quando apostou no Up! como seu novo carro básico. A Fiat fez o mesmo com o Palio e a Chevrolet mantém essa estratégia com Onix e Onix Joy.
A estreia do Volkswagen Polo Track é esperada para este ano, possívelmente no último semestre. Como a marca já apresentou a linha 2022 do hatchback, agora com a central multimídia VW Play de série a partir da versão Comfortline, a reestilização do carro só desembarcará no país no início do ano que vem.
Siga o Motor1.com Brasil no Facebook
Siga o Motor1.com Brasil no Instagram
Fonte: AutoData
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Volkswagen já prepara antiga fábrica do Polo para produzir elétricos
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Vendas em setembro: Strada e Polo lideram e Hilux entra no Top 10
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Hatches em agosto: VW Polo dispara nas vendas, mas Fiat Mobi cai
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Teste: VW Polo Rock in Rio encara a trilha pop