Maior mercado mundial, a China continua em plena recuperação quando o assunto é venda de veículos novos. De acordo com a CAAM, entidade responsável pelos números oficiais, em março foram comercializadas pouco mais de 2,5 milhões de unidades, quase 75% a mais do que há um ano. Segundo o Best Selling Cars Blog, este foi o 12º mês seguido de alta.
O acumulado, de quase 6,5 milhões de unidades – mais do que o dobro do previsto para o Brasil durante todo o ano – já é 75,6% superior ao de 2020. Com sobras, a líder Vokswagen (237.613) cresceu mais de 90% e ampliou sua participação de mercado. O maior avanço, no entanto, foi registrado pela Wulling (66.480), 10ª colocada (+508,6%).
Galeria: Nissan Sentra 2019 (China)
O grande responsável pelo impressionante desempenho da marca chinesa foi a minivan Hongguang Mini EV, que conquistou seu 1º pódio com quase 40 mil unidades (39.745). Mas, se em fevereiro o destaque foram os SUVs, março voltou a mostrar a força dos sedãs por lá, com 4 modelos entre os 5 primeiros. Fora do topo há exatos 12 meses, o VW Lavida foi o preferido por 41.191 consumidores.
Versão local do Sentra, o Nissan Sylphy (40.014) veio logo na sequência e manteve uma boa vantagem na liderança geral de 2021. Buick Excelle Yinlang (38.047) e Toyota Corolla (35.126) foram os demais representantes da categoria no top 5. Preferido em fevereiro, o SUV Changan CS75 (31.461) caiu para 10º.
Principal responsável pelo crescimento de quase 250% da Tesla no mês passado, o Model3 (25.352) foi o 1º fora do top 10. Em 20º, o BMW Série 5 L (17.621) foi o melhor premium do ranking. Para se ter uma ideia do tamanho do mercado chinês, a Fiat Strada (10.268), nosso modelo mais vendido no mês passado, seria apenas a 55ª colocada no ranking do gigante asiático.
POS. | MODELO | MAR.21 | % PART. 2021 | MAR.20 | % PART. 2020 | VAR. 2021/2020 |
1º | VW LAVIDA | 41.191 | 1,6% | 24.706 | 1,7% | 66,7% |
2º | NISSAN SYLPHY | 40.014 | 1,6% | 24.075 | 1,7% | 66,2% |
3º | WULING HONGGUANG MINI EV | 39.745 | 1,6% | 0 | 0,0% | - |
4º | BUICK EXCELLE YINLANG | 38.047 | 1,5% | 8.645 | 0,6% | 340,1% |
5º | TOYOTA COROLLA | 35.126 | 1,4% | 16.911 | 1,2% | 107,7% |
6º | HAVAL H6 | 34.865 | 1,4% | 20.319 | 1,4% | 71,6% |
7º | VW BORA | 33.996 | 1,3% | 22.368 | 1,5% | 52,0% |
8º | HONDA CR-V* | 33.712 | 1,3% | 2.560 | 0,2% | 1216,9% |
9º | VW SAGITAR | 32.365 | 1,3% | 18.935 | 1,3% | 70,9% |
10º | CHANGAN CS75 | 31.461 | 1,2% | 18.424 | 1,3% | 70,8% |
11º | TESLA MODEL3 | 25.352 | 1,0% | 10.160 | 0,7% | 149,5% |
12º | TOYOTA RAV4 | 21.989 | 0,9% | 11.446 | 0,8% | 92,1% |
13º | VW TIGUAN* | 21.130 | 0,8% | 4.922 | 0,3% | 329,3% |
14º | TOYOTA LEVIN | 20.003 | 0,8% | 14.006 | 1,0% | 42,8% |
15º | VW MAGOTAN* | 19.117 | 0,8% | 7.379 | 0,5% | 159,1% |
16º | HONDA XR-V* | 18.884 | 0,7% | 2.919 | 0,2% | 546,9% |
17º | WULING HONGGUANG | 17.929 | 0,7% | 10.924 | 0,8% | 64,1% |
18º | VW TAYRON* | 17.823 | 0,7% | 7.030 | 0,5% | 153,5% |
19º | HONDA BREEZE* | 17.714 | 0,7% | 7.617 | 0,5% | 132,6% |
20º | BMW SÉRIE 5 L | 17.621 | 0,7% | 12.279 | 0,9% | 43,5% |
21º | BMW SÉRIE 3 L* | 17.467 | 0,7% | 8.384 | 0,6% | 108,3% |
22º | HONDA ACCORD | 16.890 | 0,7% | 10.621 | 0,7% | 59,0% |
23º | BUICK GL8* | 16.499 | 0,7% | 2.270 | 0,2% | 626,8% |
24º | HONDA VEZEL* | 16.401 | 0,6% | 2.953 | 0,2% | 455,4% |
25º | AUDI A6 L | 16.175 | 0,6% | 12.164 | 0,8% | 33,0% |
26º | CHANGAN EADO | 16.124 | 0,6% | 9.094 | 0,6% | 77,3% |
27º | AUDI Q5 L | 15.815 | 0,6% | 10.882 | 0,8% | 45,3% |
28º | AUDI A4L* | 15.549 | 0,6% | 5.426 | 0,4% | 186,6% |
29º | TOYOTA AVALON* | 15.402 | 0,6% | 2.076 | 0,1% | 641,9% |
30º | MERCEDES GLC | 15.339 | 0,6% | 13.489 | 0,9% | 13,7% |
POS. | MARCA | MAR.21 | % PART. 2021 | MAR.20 | % PART. 2020 | VAR. 2021/2020 |
1º | VW | 237.613 | 9,4% | 124.616 | 8,6% | 90,7% |
2º | TOYOTA | 151.582 | 6,0% | 89.023 | 6,2% | 70,3% |
3º | HONDA | 145.528 | 5,8% | 41.496 | 2,9% | 250,7% |
4º | CHANGAN | 92.901 | 3,7% | 58.843 | 4,1% | 57,9% |
5º | BUICK | 83.031 | 3,3% | 26.717 | 1,9% | 210,8% |
6º | GEELY | 82.668 | 3,3% | 65.359 | 4,5% | 26,5% |
7º | NISSAN | 78.007 | 3,1% | 45.506 | 3,2% | 71,4% |
8º | AUDI | 67.188 | 2,7% | 34.753 | 2,4% | 93,3% |
9º | HAVAL | 67.187 | 2,7% | 40.337 | 2,8% | 66,6% |
10º | WULLING | 66.480 | 2,6% | 10.923 | 0,8% | 508,6% |
11º | BMW | 63.354 | 2,5% | 41.184 | 2,9% | 53,8% |
12º | MERCEDES-BENZ | 63.272 | 2,5% | 53.053 | 3,7% | 19,3% |
13º | CHERY | 52.566 | 2,1% | 23.091 | 1,6% | 127,6% |
14º | BYD | 39.985 | 1,6% | 30.106 | 2,1% | 32,8% |
15º | HYUNDAI | 37.060 | 1,5% | 30.836 | 2,1% | 20,2% |
16º | TESLA | 35.503 | 1,4% | 10.160 | 0,7% | 249,4% |
17º | GAC | 34.166 | 1,4% | 21.328 | 1,5% | 60,2% |
18º | MG | 33.489 | 1,3% | 17.685 | 1,2% | 89,4% |
19º | DONGFENG | 30.419 | 1,2% | 17.488 | 1,2% | 73,9% |
20º | ROEWE | 27.829 | 1,1% | 15.384 | 1,1% | 80,9% |
... | ... | ... | ... | ... | ... | ... |
TOTAL | 2.526.000 | 100,0% | 1.444.000 | 100,0% | 74,9% | |
ACUMULADO | 6.480.000 | 100,0% | 3.690.000 | 100,0% | 75,6% |
Observação: Os modelos destacados com * estão com números de 2020 estimados.