Ford Evos: SUV-perua sucede o Fusion com interior 100% digital
Apresentado na China, modelo é esperado no mercado global com motorização híbrida
Após meses e meses de rumores e flagras, o Ford Evos finalmente é revelado no Salão de Xangai (China). Assim como o Citroën C5 X, o sucessor do Fusion mistura elementos de SUV e peruas para criar um modelo diferente. O veículo é o primeiro modelo da marca a ser projetado em maior parte por um time na China e, inicialmente, será vendido e produzido apenas no país asiático, em parceria com a Changan.
É um carro atraente de cinco portas, que lembra bastante um outro modelo exclusivo da China, o SUV Equator (basicamente o irmão de 8 lugares do nosso Territory). A barra iluminada acima da grade é uma tendência de design que está aparecendo em cada vez mais carros, criando uma conexão com as luzes diurnas em LED. As maçanetas são retráteis como no Mustang Mach-E e, enquanto a Ford diz que o perfil é de um SUV-cupê, parece muito mais ser uma perua mais alta.
Galeria: Ford Evos 2021
O interior é totalmente diferente dos carros atuais da Ford, ao adotar uma enorme tela wide que tem 1,1 metro de comprimento. O painel de instrumentos digital é mais comum, usando as 12,3" que está virando o padrão da indústria, usando mais uma tela de 27" sensível ao toque e com resolução 4K. Os dois displays ficam dentro da mesma peça de vidro que cobre quase todo o painel dianteiro.
A central multimídia utiliza a versão chinesa do Sync+ 2.0, com a inteligência artificial da Baidu (o equivalente no país ao Google), que a marca chama de assistente pessoal. Assim como no Mustang Mach-E e na Ford F-150, o Evos tem suporte para atualizações pela nuvem, significando que o SUV-perua terá mudanças no sistema sem ter que levar o carro até uma concessionária.
Os detalhes sobre a oferta do Ford Evos fora da China ainda são escassos. Os rumores apontam que será lançado mundialmente, para substituir o Fusion (e o europeu Mondeo), apesar de não existir qualquer indicação sobre onde pode ser produzido. Uma curiosidade é que o nome "Evos" foi usado em 2011 no conceito que antecipou o visual do Fusion.
Apesar da apresentação no Salão de Xangai, o Evos ainda não teve os motores divulgados. Espera-se que adote um sistema híbrido para o mercado global. A versão mostrada aqui é chamada de "First Edition" com todos os equipamentos e detalhes em laranja, além das rodas de 19", carroceria em dois tons com teto preto e pintura branca no resto do carro. Esperamos por mais novidades ao longo dos dias, conforme o evento na China continuar a receber visitantes.
Ouça o podcast do Motor1.com:
Siga o Motor1.com Brasil no Facebook
Siga o Motor1.com Brasil no Instagram
Fonte: Ford
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Ford Everest é lançado na Argentina com motor de 300 cv do Mustang
Crédito pode salvar mercado de automóveis em 2025
Ford Fiesta lidera vendas de carros usados isentos de IPVA em 2025
Primeira Ferrari particular de Michael Schumacher vai a leilão
Mustang Mach-E vendeu mais o que Mustang a gasolina em 2024
Ram Rampage 2025 ganha ADAS mais completo e preços sobem até R$ 6.000
Os SUVs mais rápidos do mundo em 2025