Novo Citroën C5 X 2021 mistura sedã, perua e SUV em estilo único
Será o modelo topo de linha da marca e quer redefinir o segmento, usando 1.6 turbo híbrido plug-in de 225 cv
Os alemães pode ter dominado o segmento de carros grandes, mas a parte europeia da Stellantis não irá desistir sem lutar. Depois de lançar o Peugeot 508 e o DS9, a Citroën agora revela o novo C5 X, modelo topo de linha que vai encarar Mercedes-Benz Classe E, BMW Série 5 e Audi A6. Grande aposta do modelo está na mistura da carroceria sedã e perua com uma pegada de SUV.
Pioneira designs que fogem do padrão, a Citroën lança o C5 X apostando em linhas bem diferentes em um estilo ousado, ainda mais do que os outros veículos de sua gama. Ao combinar três tipos de carroceria em um, o carro traz um teto reto como o de um sedã, mas a traseira é alongada como em uma station wagon. Junte isso com a altura semelhante à do C5 Aircross e você terá um crossover de verdade, que mescla elementos de diferentes tipos de automóveis.
Galeria: Citroën C5 X 2021 - Fotos ao vivo
Com 4,80 metros de comprimento, 1,86 m de largura, 1,48 m de altura, e 2,79 m de entre-eixos, o novo C5 X é menor do que os sedãs grandes alemães. Conta com 545 litros de capacidade no porta-malas, aumentando para 1.640 litros ao rebater os bancos traseiros, criando um assoalho reto.
O estilo da parte externa vem do conceito Cxperience de 2016, enquanto o interior junta todas as tecnologias que a Citroën tem até o momento. Traz uma tela de 12" para a central multimídia e um head-up display bem generoso, que suporta realidade aumentada. O painel de instrumentos digital também aparece na cabine do C5 X e o carro ainda conta com alguns comandos físicos para o ar-condicionado.
Galeria: Citroën C5 X 2021
A Citroën ainda não falou sobre a parte mecânica, dizendo apenas que planeja oferecer uma linha de motores a gasolina, dando destaque para um sistema híbrido plug-in de 225 cv que utiliza o 1.6 turbo de 180 cv e mais um propulsor elétrico de 81 kW. Terá mais de 50 km de autonomia elétrica e será capaz de andar a até 135 km/h usando somente a energia das baterias.
Para que possa ter o título de carro mais luxuoso da empresa, o C5 X virá com uma série de tecnologias para melhorar o conforto, como a suspensão Advanced Comfort e a versão híbrida irá além com uma suspensão ativa. Ainda contará com o que a marca chama de Progressive Hydraulic Cushions, com bancos que usam um sistema hidráulico interno que aumenta ainda mais o conforto ao reduzir as vibrações nos assentos.
O Citroën C5 X 2021 começará a ser vendido na Europa no 2º semestre, com produção na China. Até o momento, a fabricante francesa fala do seu lançamento somente no Velho Continente, mas é claro que chegará também ao país asiático. Não há muitas chances de que apareça no Brasil, já que a marca acabou desistindo até mesmo do Citroën C5 Aircross, SUV médio que faria dupla com o Peugeot 3008.
Ouça o podcast do Motor1.com:
Siga o Motor1.com Brasil no Facebook
Siga o Motor1.com Brasil no Instagram
Fonte: Citroen
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Oficial: C4 Cactus sai de linha para Citroën focar em Aircross e Basalt
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
Citroën oferece C3 e Aircross com até R$ 18.400 de desconto
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
Latin NCAP: Citroën Aircross falha gravemente em segurança
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
Teste Citroën Basalt Shine: a (quase) massificação do SUV cupê