A Honda anuncia nesta semana no Reino Unido a venda da fábrica de Swindon, no sudoeste da Inglaterra, para a Panattoni - maior desenvolvedora de novas instalações industriais e de logística da Europa. A marca já pensava em se desfazer da unidade desde 2019, quando anunciou que deixaria de produzir o Civic no país e transferiria toda a fabricação para o Japão.
Na época, a medida foi vista como consequência da saída do Reino Unido da União Europeia, dentro do movimento político que ficou conhecido como Brexit. A separação do bloco representou um duro golpe para a indústria automobilística local e gerou incertezas quanto à aplicação de novas tarifas, mudanças alfandegárias, elevação de custos e consequente perda de competitividade.
A Honda, porém, nega a relação e diz que deixará de produzir o Civic em solo britânico pela necessidade estratégica de concentrar atividades em regiões onde espera vender mais carros. De todo modo, é fato que outras grandes empresas desistiram de investir no país depois do Brexit. A Nissan, por exemplo, cancelou os planos de produção da nova geração do X-Trail em Sunderland para montá-lo em Kyushu, no Japão. Sony e Panasonic também fizeram movimentações semelhantes.
O fechamento da fábrica representará a demissão de aproximadamente 3.500 funcionários, que seguirão produzindo o Civic Hatchback apenas até julho, quando a atual geração será aposentada para dar lugar à nova linhagem produzida no Japão. Atualmente, a produção britânica do Civic - sempre na versão hatchback - abastece não apenas o mercado europeu como também os Estados Unidos.
A Honda entregará a fábrica oficialmente no início de 2022. “Estamos satisfeitos por ter identificado um novo proprietário capaz para o local”, disse Jason Smith, diretor de fabricação da Honda no Reino Unido. A Panattoni, nova dona, se comprometeu a investir na planta 700 milhões de libras (US$ 965 milhões) com o objetivo de criar novos empregos.
A empresa só não especificou que tipo de empreendimento planeja explorar. Se for algo relacionado à própria indústria automotiva, as instalações da fábrica poderão ser aproveitadas.
Siga o Motor1.com Brasil no Facebook
Siga o Motor1.com Brasil no Instagram
Fonte: Honda
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo City 2025: Honda separa sedã e hatch; veja os preços e o que muda
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Flagra: novo Honda HR-V 2026 já roda em testes no Brasil
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
SUVs em setembro: Honda ZR-V tem recorde de vendas
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
Novo Honda WR-V 2025: 1º flagra no Brasil mostra SUV em testes finais