Depois de apresentada nas versões tradicionais e na apimentada Si, a reestilização de meia-vida da família Civic acaba de chegar ao esportivo Type R. Destaque no estande da Honda na edição deste ano do Salão de Tóquio, o facelift acompanha as mudanças promovidas nas demais variantes, com destaque para retoques leves na dianteira e aprimoramentos suaves no interior.

A marca aproveitou a oportunidade para também fazer alterações na dinâmica, otimizando principalmente a aerodinâmica e o conjunto de freios. As novidades estreiam primeiro no mercado japonês, mas já nos próximos meses estarão disponíveis também nos principais países da Europa e América do Norte.

Galeria: Honda Civic Type R 2020

Por fora, as mudanças incluem grade frontal levemente redesenhada (ficou também um pouco maior para ampliar a entrada de ar), carroceria com a nova opção de cor Boost Blue, rodas com novo desenho e para-choques levemente modificados, entre outros itens. Na cabine, destaque para novo volante, alavanca de câmbio remodelada, botões reformulados e novos equipamentos, como o chamado Honda Sensing (que reúne diversos sistemas de assistência à condução e passa a ser de série em vários mercados). Também é novidade na linha 2020 o Active Sound Control, dispositivo capaz de modificar o som ouvido dentro da cabine de acordo com o modo de direção selecionado (Comfort, Sport ou +R).

Na parte dinâmica, a Honda diz que desenvolveu um novo conjunto de buchas traseiras, agora mais rígidas e capazes de otimizar a aderência, ao passo que a suspensão dianteira foi modificada para tornar a direção mais direta. Há também rotores de freio recém-desenvolvidos, acoplados a pastilhas atualizadas e projetadas para aumentar o poder de frenagem em altas velocidades. Sob o capô, segue sem alterações o motor 2.0 turbo de 310 cv e 40,7 kgfm de torque, sempre ligado ao câmbio manual de 6 marchas. A tração é dianteira.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com