Apesar da situação pelo país estar se agravando pela pandemia do coronavírus, a General Motors anunciou que não pretende parar sua produção no Brasil por causa da pandemia. A empresa disse, em comunicado, que já toma as precauções necessárias para evitar o contágio. 

De acordo com a agência Reuters, a divisão da GM no Brasil diz que não vê perigo de contaminação. “Nossos protocolos tem mostrado serem eficientes em previnir a infecção e pesquisas internas mostram que nossos funcionários se sentem mais seguros nas fábricas do que em suas próprias casas ou comunidades”, diz a marca em um comunicado, “como resultado, não vemos nenhuma razão que nos levaria a alterar nosso cronograma de produção neste momento”.

Galeria: Fábrica Chevrolet São Caetano do Sul (SP)

Isso vai na contramão do que os sindicatos estavam pedindo. A associação do ABC entrou em contato com a Anfavea, que reúne todas as fabricantes do Brasil, para que converse com as marcas e interrompa a produção durante a fase emergencial em São Paulo. Já o sindicato de Gravataí (RS), onde a Chevrolet produz Onix e Onix Plus, concorda que os trabalhadores não reclamaram dos protocolos.

A GM já paralisou a produção em Gravataí, embora por outro motivo. A falta de semicondutores está afetando a fabricação de Onix e Onix Plus e forçou a empresa a dar férias coletivas e deixar os funcionários em layoff até maio. Apesar disso, as fábricas em São Caetano do Sul e São José dos Campos seguem funcionando até o momento, sendo que esta última trabalha com apenas um turno desde o dia 8 de março.

De acordo com a Anfavea, a decisão de parar ou não é das fabricantes em acordo com os sindicatos, em uma negociação individual levando em conta a situação no entorno das fábricas. A associação também diz que está intensificando a comunicação interna para preservar a saúde de seus colaboradores e de suas famílias.

Ouça o podcast do Motor1.com:

 

Siga o Motor1.com Brasil no Facebook

Siga o Motor1.com Brasil no Instagram

Envie seu flagra! flagra@motor1.com