Apesar da pandemia da COVID-19 ter acometido a economia global durante o ano de 2020, empresas como a Volkswagen registraram crescimento em seu mercado pela América Latina.
Segundo comunicado emitido pela assessoria nesta quinta-feira (18), a montadora alemã atingiu 4,37% do market share (grau de participação de uma empresa no mercado em termos das vendas de um determinado produto) no último ano, um crescimento de 0,37% em comparação à 2019. A conta inclui mais de 30 países das regiões da América do Sul, América Central e Caribe (exceto Brasil, Argentina e México).
Os destaques maiores em crescimento do market share foram protagonizados pelo Uruguai (com 15,17%) e Curaçao (com 17,1%). Já no Brasil, a VW encerrou o ano com 16,8% de market share, vendendo 16 mil unidades do Nivus e liderou o segmento de SUV com o T-Cross. A Amarok teve um aumento significativo na sua participação de mercado pela América Latina, atingindo 4% do montante (aumento de 0,3% em relação a 2019), seu maior desempenho até então.
Desde 2016, a VW também é a empresa que mais ganha participação no mercado, com cinco pontos percentuais. Por outro lado, o ano de 2020 também significou uma onda intensa de mudanças para a empresa. Com o impacto do coronavírus, a marca se empenhou em transmitir uma imagem de agilidade, digitalização, eficiência, humanização e apoio aos seus clientes.
Foram lançados e-commerces (comércio digital) no Brasil, Peru e Chile da marca, enquanto nos 19 países que compõem a região foram implementados sites de nova geração.
Em sua recente conferência anual, o presidente do Conselho de Administração do Grupo Volkswagen, Herbert Diess, comentou sobre o aumento da participação de mercado na América do Sul (que engloba todos os mercados aqui citados, com exceção do México).
“Nossas equipes estão obtendo uma história de recuperação impressionante. Em 2020, aumentamos nossa participação de mercado para um novo recorde de mais de 14%. E, pela primeira vez em muitos anos, temos a expectativa de que a região seja lucrativa em 2021. Com o Nivus, a Volkswagen pela primeira vez venderá na Europa um carro desenvolvido na América Latina”.
Já o presidente e CEO da Volkswagen da América Latina, Pablo Di Si, acrescentou sobre a importância do mercado latino-americano para a empresa. "Isso se reflete no apoio que recebemos da matriz em desenvolvê-la constantemente. Esses resultados positivos que vemos hoje são sustentados com lançamentos locais, como Nivus e T‑Cross, enquanto estamos preparando o lançamento do Taos para o segundo trimestre deste ano, três SUVs desenvolvidos 100% por e para a região que acompanham a estratégia global da marca".
Por fim, Thomas Owsianski, vice-presidente de vendas e marketing da VW para a América do Sul, comentou que o desafio para 2021 é "permanecer neste caminho, com a evolução dos produtos e o profissionalismo de nossos importadores".
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