A Renault está apostando alto em uma renovação de modelos ao redor do mundo, sempre com foco em produtos mais rentáveis e com maior valor agregado. Na Turquia, foi apresentado o Taliant, um sedã compacto que pode ter um futuro importante também no mercado brasileiro, apesar de algumas incertezas sobre os produtos da marca por aqui.
O Renault Taliant pode ser o substituto do nosso Logan. Em 2020, seu nome foi registrado no Brasil e seu design no México, o que complementou as informações de que as novas gerações locais de Logan e Sandero não seriam os mesmos apresentados na Europa. Agora apresentado na Turquia, confirmamos ao menos o visual e o nome que foram registrados, apesar de ainda não termos informações completas sobre o sedã.
Ele é um produto da plataforma CMF-B, uma das premissas que a Renault (e Nissan) caminham para a lucratividade ao fazer o máximo de modelos e segmentos sobre a mesma plataforma. No design, não deixa de seguir a cartilha aplicada em outros modelos da marca na Europa, como Clio e Mégane, principalmente nos faróis com a identidade luminosa em "C". Segundo a Renault, ele "oferece mais equipamentos, modernidade e versatilidade sem abrir mão da confiabilidade".
Outro ponto interessante é sobre o nome Taliant. A Renault local diz que ele reflete uma estratégia de posicionamento de produto internacional forte e consistente - ou seja, será um produto para diversos mercados com o mesmo nome e características. A apresentação completa, com imagens de interior e dados técnicos, acontece ainda em 2021.
Recentemente, a Renault anunciou o investimento de R$ 1,1 bilhão no Brasil, com o lançamento de 5 modelos até o 2º semestre de 2022, além de 2 elétricos. Ainda não podemos cravar a chegada do Taliant já que o CEO da Renault global, Luca De Meo, disse que congelaria os investimentos por aqui para reverter aos novos Duster e Bigster. Apesar da febre dos SUVs, o segmento de sedãs compactos tem ainda uma boa força em nosso mercado, com produtos como o Chevrolet Onix Plus e VW Virtus. Nos resta esperar para ver os próximos meses da montadora francesa.
Siga o Motor1.com Brasil no Facebook
Siga o Motor1.com Brasil no Instagram
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Renault confirma mais equipamentos para Kwid, Stepway, Logan e Oroch 2024
Volvo: XC90 com motor a gasolina segue em linha "enquanto houver demanda''
Sem nova geração, Renault Logan ganha ESP para seguir à venda no Brasil
Ford aumenta produção e contrata para fábrica da Ranger na Argentina
Semana Motor1.com: Fim do Honda Fit, novo HR-V, Hilux 2022 e mais
À espera do Toyota Yaris Cross, Sedan deixará de ser produzido em novembro
Semana Motor1.com: Sandero cancelado, Toro Black, S10 Z71 e mais