Rumores sobre um novo Defender estavam rolando antes mesmo da Land Rover reviver o lendário modelo, em setembro de 2019. Os executivos da marca confirmaram oficialmente que uma nova versão de três fileiras de assentos está a caminho. Conhecido como Defender 130, o SUV mais espaçoso "chegará num nível para a América do Norte, China e também no Oriente Médio que ainda não alcançamos", afirmou o diretor financeiro da JLR, Adrian Mardell.
De acordo com um documento interno divulgado há alguns anos, o novo Land Rover Defender 130 manterá a distância entre eixos de 3.022 mm do Defender 110, enquanto estende o comprimento total em cerca de 342 milímetros, alcançando 5,1 metros. O mesmo documento referia-se ao Defender 130 como um "explorador premium" com oito lugares.
O lançamento unirá as duas versões mais curtas e recentes tecnologias mecânicas, como o híbrido plug-in e a robusta versão V8. A Land Rover pode expandir a linha ainda mais nos próximos anos, já que a marca de propriedade da Tata Motors ainda não desistiu da ideia de criar uma picape. Considerando o crescimento notável do segmento nos últimos anos, a decisão de dar o aval para a produção da linha parece correta.
O chefe de design da Jaguar Land Rover, Gerry McGovern, sugere que há mais por vir, já que a empresa está analisando o que pode ser feito com a marca. "Com um investimento relativamente pequeno podemos aumentar seu apelo. Estou absolutamente convencido de que Defender se tornará uma marca poderosa por si só", afirmou o executivo.
A estratégia "Reimagine" recentemente anunciada da JLR transformará a Jaguar em uma marca de veículos elétricos a partir de 2025, mas também há planos para eletrificar a Land Rover. Seis veículos puramente elétricos estão sendo planejados para as famílias Range Rover, Discovery e Defender, e o primeiro modelo de emissão zero está programado para ser lançado em 2024. Não está claro quando exatamente o Defender perderá seu motor de combustão, mas definitivamente acontecerá nos próximos cinco anos.
O lançamento do Defender 130 de oito lugares ainda não tem previsão de chegada ao Brasil, mas está programada para chegar aos norte-americanos em setembro de 2022.
Siga o Motor1.com Brasil no Facebook
Siga o Motor1.com Brasil no Instagram
Fonte: Automotive News Europe
RECOMENDADO PARA VOCÊ
O lendário Land Rover Defender V8 está de volta
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Land Rover Defender Octa tem motor de BMW e é o mais potente já produzido
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Land Rover Defender 130 Outbound estreia no Brasil ao preço de R$ 848.726
Lista: os carros manuais que restaram em 2024 que não são subcompactos
Land Rover Defender P400e: híbrido plug-in chega ao Brasil e faz 30 km/l