Tradicionalmente composto por variados sedãs e belas peruas, o portfólio de veículos da Volvo deverá passar por consideráveis transformações nos próximos anos. Em entrevista concedida à revista britânica Autocar, o chefão da marca, Håkan Samuelsson, afirmou que alguns dos veículos ofertados atualmente serão descontinuados e que SUVs serão priorizados entre os próximos lançamentos.

A mudança de estratégia não significa retirada completa dos três-volumes e stations do catálogo, mas sim redução da oferta. Segundo o executivo, a marca oferece "muitos sedãs grandes e pequenos, longos e extra-longos" e alguns poderão sair de linha. Dessa forma, as atenções serão concentradas nos SUVs da linha XC, que hoje representam mais de 75% das vendas totais da Volvo.

Galeria: Volvo V60 T5 (BR)

Apesar da mudança, Samuelsson tranquilizou os consumidores de perfil mais purista. "Um carro prático e mais baixo também pode ser realmente interessante, especialmente porque somos elétricos e precisamos de menor resistência do ar", disse. Em outras palavras, os carros de passeio não serão cancelados totalmente, mas clientes interessados terão menos opções ao comprar um modelo das linhas S ou V.

Entre as novas prioridades estão SUVs elétricos desenvolvidos para complementar a gama hoje formada pelos modelos XC40 Recharge e C40 Recharge recém-lançado. O XC90, por exemplo, terá pelo menos uma versão totalmente elétrica na próxima geração, enquanto os futuros XC20 e C20 já nascerão com opções EVs. Há planos ainda para um inédito XC100, posicionado no topo da gama, mas nada foi confirmado oficialmente por enquanto.

volvo-c40-recharge
Volvo C40 Recharge

Todos os novos elétricos serão vendidos exclusivamente online e terão suporte para atualizações remotas, com melhorias em termos de autonomia, velocidade de carregamento e ajustes para o sistema de entretenimento. O estreante C40 Recharge é o primeiro carro moderno da empresa a eliminar o uso de couro - tendência que será seguida por todos os próximos lançamentos elétricos.

Ouça o podcast do Motor1.com:

 

Siga o Motor1.com Brasil no Facebook

Siga o Motor1.com Brasil no Instagram

Envie seu flagra! flagra@motor1.com