Respondendo por 59,25% dos 158.237 automóveis e comerciais leves emplacados no Brasil em fevereiro, o varejo teve novamente a Chevrolet (18,08%) líder entre as montadoras, com a Fiat (15,45%) e a Volkswagen (14,38%) na sequência. Com produção encerrada no Brasil, a Ford sumiu da lista das mais vendidas.
Com o Chevrolet Onix Plus (5.031) em 3º lugar entre os automóveis e líder entre os sedãs, o pódio foi exatamente o mesmo dos 6 meses anteriores, com o Chevrolet Onix (8.326) e o Hyundai HB20 (7.227) à frente – estes dois, aliás, não perdem estas posições há 17 meses. Carro-chefe da Fiat na modalidade, o Argo (4.832) veio na sequência.
![Novo Onix Hatch nas lojas](https://cdn.motor1.com/images/static/16x9-tr.png)
Entre os SUVs e crossovers, o Hyundai Creta (3.601) repetiu a liderança de dezembro, com o Honda HR-V (3.239), em 7º, como o adversário mais próximo. Entre os modelos mais baratos do país, o mais bem posicionado foi o Renault Kwid (3.545), 6º colocado - a vantagem sobre o Fiat Mobi (2.877) foi de quase 700 unidades. Novamente à frente do T-Cross (2.463), o Nivus (2.644) foi o melhor VW da lista.
Em 1º mês cheio após o anúncio do encerramento da produção brasileira da Ford, o Ka (1.398) foi o 20º, 11 posições abaixo do que em janeiro - o Ecosport, com 486 unidades, foi apenas o 32º. Apenas o Caoa Chery Tiggo 2 (287) e Arrizo 6 (278) emplacaram a totalidade de suas unidades no varejo. O BMW 320i, com 237 unidades, foi o único modelo de marca premium no top 50.
Líder entre os comerciais leves pelo 4º mês seguido, a Fiat Toro (2.845) emplacou quase 900 unidades a mais do que a Fiat Strada (1.952), com a Toyota Hilux (1.708) fechando o pódio, com a Fiat Fiorino (708) assegurando 3 modelos no top 4. Com apenas 8 unidades a mais do que a Chevrolet S10 (470), a Ford Ranger (478) assegurou o 5º lugar.
Veja os rankings abaixo:
POS. | MODELO | VAREJO | % TOTAL | FEV. 21 |
1º | CHEVROLET ONIX | 8.326 | 81,14% | 10.261 |
2º | HYUNDAI HB20 | 7.227 | 93,65% | 7.717 |
3º | CHEVROLET ONIX PLUS | 5.031 | 77,39% | 6.501 |
4º | FIAT ARGO | 4.832 | 77,67% | 6.221 |
5º | HYUNDAI CRETA | 3.601 | 74,62% | 4.826 |
6º | RENAULT KWID | 3.545 | 72,27% | 4.905 |
7º | HONDA HR-V | 3.239 | 87,47% | 3.703 |
8º | FIAT MOBI | 2.877 | 47,83% | 6.015 |
9º | VW NIVUS | 2.644 | 76,26% | 3.467 |
10º | VW T-CROSS | 2.463 | 44,59% | 5.524 |
11º | CHEVROLET TRACKER | 2.406 | 47,72% | 5.042 |
12º | VW POLO | 2.333 | 91,31% | 2.555 |
13º | TOYOTA COROLLA | 2.207 | 78,35% | 2.817 |
14º | VW GOL | 2.067 | 35,35% | 5.847 |
15º | TOYOTA YARIS HATCH | 1.813 | 92,36% | 1.963 |
16º | HYUNDAI HB20S | 1.786 | 92,35% | 1.934 |
17º | JEEP RENEGADE | 1.759 | 30,15% | 5.834 |
18º | NISSAN KICKS | 1.712 | 53,00% | 3.230 |
19º | HONDA CIVIC | 1.464 | 87,30% | 1.677 |
20º | FORD KA | 1.398 | 93,95% | 1.488 |
21º | JEEP COMPASS | 1.262 | 27,23% | 4.634 |
22º | VW VIRTUS | 1.223 | 56,57% | 2.162 |
23º | VW FOX | 1.130 | 86,33% | 1.309 |
24º | NISSAN VERSA | 983 | 96,85% | 1.015 |
25º | RENAULT DUSTER | 954 | 66,43% | 1.436 |
26º | TOYOTA YARIS SEDAN | 954 | 68,58% | 1.391 |
27º | VW UP | 744 | 97,64% | 762 |
28º | FIAT SIENA | 701 | 58,51% | 1.198 |
29º | HONDA WR-V | 678 | 81,69% | 830 |
30º | CAOA CHERY TIGGO 5X | 627 | 97,66% | 642 |
31º | TOYOTA SW4 | 608 | 71,87% | 846 |
32º | FORD ECOSPORT | 486 | 92,40% | 526 |
33º | RENAULT SANDERO | 474 | 37,06% | 1.279 |
34º | HONDA FIT | 342 | 61,51% | 556 |
35º | FIAT CRONOS | 341 | 75,78% | 450 |
36º | HONDA CITY | 338 | 62,02% | 545 |
37º | PEUGEOT 208 | 305 | 48,57% | 628 |
38º | CHEVROLET SPIN | 296 | 41,28% | 717 |
39º | VW JETTA | 296 | 93,08% | 318 |
40º | CAOA CHERY TIGGO 2 | 287 | 100,00% | 287 |
41º | CAOA CHERY TIGGO 8 | 282 | 94,00% | 300 |
42º | CAOA CHERY ARRIZO 6 | 278 | 100,00% | 278 |
43º | CITROËN C4 CACTUS | 267 | 45,49% | 587 |
44º | BMW 325i | 237 | 75,48% | 314 |
45º | HYUNDAI IX35 | 237 | 76,95% | 308 |
46º | NISSAN V-DRIVE | 236 | 37,88% | 623 |
47º | TOYOTA ETIOS SEDAN | 232 | 86,57% | 268 |
48º | FORD KA SEDAN | 227 | 81,07% | 280 |
49º | MITSUBISHI OUTLANDER | 225 | 91,84% | 245 |
50º | HYUNDAI TUCSON | 222 | 85,38% | 260 |
POS. | MODELO | VAREJO | % TOTAL | FEV. 21 |
1º | FIAT TORO | 2.845 | 50,57% | 5.626 |
2º | FIAT STRADA | 1.952 | 20,83% | 9.371 |
3º | TOYOTA HILUX | 1.708 | 64,14% | 2.663 |
4º | FIAT FIORINO | 708 | 34,49% | 2.053 |
5º | FORD RANGER | 478 | 36,57% | 1.307 |
6º | CHEVROLET S10 | 470 | 29,34% | 1.602 |
7º | MITSUBISHI L200 | 413 | 63,73% | 648 |
8º | RENAULT DUSTER OROCH | 312 | 34,17% | 913 |
9º | NISSAN FRONTIER | 302 | 35,78% | 844 |
10º | VW SAVEIRO | 246 | 9,75% | 2.523 |
11º | RENAULT MASTER | 202 | 32,17% | 628 |
12º | HYUNDAI HR | 195 | 76,77% | 254 |
13º | VW / MAN EXPRESS | 161 | 81,73% | 197 |
14º | IVECO DAILY 35-150 | 146 | 94,19% | 155 |
15º | PEUGEOT EXPERT | 121 | 72,02% | 168 |
16º | KIA K2500 | 112 | 100,00% | 112 |
17º | CITROËN JUMPY | 91 | 65,47% | 139 |
18º | CHEVROLET MONTANA | 79 | 27,05% | 292 |
19º | MERCEDES-BENZ SPRINTER 416 | 74 | 100,00% | 74 |
20º | MERCEDES-BENZ SPRINTER 314 | 70 | 100,00% | 70 |
21º | FIAT DUCATO | 53 | 34,19% | 155 |
22º | VW AMAROK | 25 | 96,15% | 26 |
23º | EFFA V21 | 22 | 100,00% | 22 |
24º | MERCEDES-BENZ SPRINTER | 16 | 100,00% | 16 |
25º | FOTON AUMARK 1039 | 15 | 100,00% | 15 |
26º | CITROËN JUMPER | 14 | 93,33% | 15 |
27º | IVECO DAILY 30-130 | 12 | 85,71% | 14 |
28º | PEUGEOT BOXER | 12 | 100,00% | 12 |
29º | IVECO DAILY 30S13 | 10 | 58,82% | 17 |
30º | FOTON AUMARK 3.5-14DT | 9 | 100,00% | 9 |
31º | JAC V260 | 9 | 100,00% | 9 |
32º | EFFA V22 | 8 | 100,00% | 8 |
33º | EFFA V25 | 5 | 100,00% | 5 |
34º | PEUGEOT PARTNER | 4 | 10,81% | 37 |
35º | IVECO DAILY | 3 | 75,00% | 4 |
36º | RAM 2500 | 3 | 2,61% | 115 |
37º | BYD T3 | 2 | 100,00% | 2 |
38º | CITROËN BERLINGO | 2 | 100,00% | 2 |
39º | FIAT DOBLÒ | 2 | 25,00% | 8 |
40º | IVECO DAILY 35S14 | 1 | 33,33% | 3 |
41º | REELY PICK UP | 1 | 100,00% | 1 |
42º | SHINERAY P VAN | 1 | 100,00% | 1 |
Ouça o podcast do Motor1.com:
Fonte: Fenabrave