Apresentada oficialmente no início de 2018, a atual geração do Ford Focus não deve demorar para receber importantes atualizações de meia-vida. As novidades já estão sendo testadas e devem estrear primeiro na Europa, onde protótipos do modelo reestilizado começam a ser flagrados em testes.

As imagens mostram especificamente a variante Active da carroceria station, que aparece com camuflagem concentrada no conjunto frontal e na traseira. Apesar do disfarce, é possível notar novidades no formato dos faróis, mudanças no desenho da grade e alterações no para-choque. Na traseira, são esperadas lanternas mais estreitas e equipadas com arranjo inédito de luzes.

Galeria: Flagra: Ford Focus Active - Facelift

São aguardadas atualizações também no interior, especialmente no sistema de entretenimento e recursos de assistência à condução. Além disso, devem mudar detalhes como grafismos do quadro de instrumentos, revestimentos dos bancos e console. O facelift valerá tanto para a carroceria station das fotos, como para as variantes hatchback e sedã.

No geral, as mudanças não serão estritamente profundas, mas suficientes para manter o Focus atualizado diante da concorrência, formada por rivais como Volkswagen Golf, Opel Astra, Renault Mégane e Peugeot 308. Em 2020, o modelo vendeu na Europa - seu principal e maior mercado - cerca de 186.766 unidades, queda de 21,1% na comparação com 2019. O Golf, para efeito de comparação, emplacou 308.834 unidades (-32,4%).

No Brasil, o Focus saiu de linha em 2019 e não ganhou substituto. No geral, o segmento de hatchbacks médios agoniza no mercado nacional e praticamente sucumbiu diante do avanço dos SUVs. 

Envie seu flagra! flagra@motor1.com