A pandemia da COVID-19 interrompeu 6 anos consecutivos de crescimento nas vendas no mercado francês. De acordo com a CCFA, entidade responsável pela divulgação dos dados oficiais, foram comercializados em 2020 1.650.082 veículos novos, 25,5% a menos do que em 2019. Este foi o pior desempenho desde 1975, segundo o Best Selling Cars Blog.
Na disputa por montadoras, todas as 20 primeiras colocadas registraram retração. A Renault, com 314.647 unidades, manteve a liderança, mas viu cair para menos de 14 mil a sua vantagem sobre a Peugeot (301.935) – no ano anterior, a diferença havia sido de quase 28 mil. 8ª, a Mercedes (52.570) foi novamente a premium preferida.
Por modelos, bicampeonato para o 208. Se em 2019 o responsável fora a geração anterior, em 2020 o novo modelo do Peugeot liderou com 92.796 unidades, cerca de 8 mil a mais do que a geração V do Renault Clio (84.031). O ano de 2020 também marcou a presença do 2008 (66.698) no pódio pela 1ª vez. Líder entre os SUVs, o Peugeot até então tinha o 5º lugar de 2015 e 2016 como suas melhores colocações.
A nova geração do Renault Captur (54.597) também foi bem e garantiu a 5ª posição, logo atrás do Citroën C3 (58.547), vice em 2019. Com um crescimento de quase 100%, o Renault Zoe (37.409) assegurou uma inédita presença no top 10, em 9º lugar. 11º, o Toyota Yaris (33.455) foi bicampeão entre modelos de marcas estrangeiras.
O VW Polo (21.493), nº 1 entre 2010 e 2018, registrou a maior retração entre os 30 primeiros (-44,8%). Destaque para o Toyota Corolla (15.610), que saltou da 53ª para a 23ª posição. O Ford Puma, com 15.604 unidades, foi o único novato no top 30, que deixou de contar com a participação de modelos como os VW Golf e Tiguan, Nissan Qashqai, Renault Scénic e Citroën C4 Cactus.
POS. |
MARCA |
2020 |
% MERCADO 2020 |
2019 |
% MERCADO 2019 |
% VAR. 2020/2019 |
POS. 2019 |
1º |
PEUGEOT 208 II |
92.796 |
5,6% |
18.304 |
0,8% |
407,0% |
32º |
2º |
RENAULT CLIO V |
84.031 |
5,1% |
51.428 |
2,3% |
63,4% |
9º |
3º |
PEUGEOT 2008 II |
66.698 |
4,0% |
- |
- |
- |
- |
4º |
CITROËN C3 III |
58.547 |
3,5% |
80.757 |
3,6% |
-27,5% |
2º |
5º |
RENAULT CAPTUR II |
54.597 |
3,3% |
6.605 |
0,3% |
726,6% |
- |
6º |
DACIA SANDERO |
53.354 |
3,2% |
69.343 |
3,1% |
-23,1% |
5º |
7º |
PEUGEOT 3008 |
45.165 |
2,7% |
72.940 |
3,3% |
-38,1% |
4º |
8º |
RENAULT TWINGO III |
43.116 |
2,6% |
50.724 |
2,3% |
-15,0% |
10º |
9º |
RENAULT ZOE |
37.409 |
2,3% |
18.817 |
0,8% |
98,8% |
30º |
10º |
PEUGEOT 308 II |
36.575 |
2,2% |
56.435 |
2,5% |
-35,2% |
8º |
11º |
TOYOTA YARIS |
33.455 |
2,0% |
41.789 |
1,9% |
-19,9% |
14º |
12º |
DACIA DUSTER |
30.260 |
1,8% |
48.957 |
2,2% |
-38,2% |
11º |
13º |
CITROËN C3 AIRCROSS |
30.165 |
1,8% |
46.946 |
2,1% |
-35,7% |
12º |
14º |
RENAULT MÉGANE IV |
28.980 |
1,8% |
44.212 |
2,0% |
-34,5% |
13º |
15º |
CITROËN C5 AIRCROSS |
26.577 |
1,6% |
34.698 |
1,6% |
-23,4% |
16º |
16º |
OPEL CORSA |
22.410 |
1,4% |
27.698 |
1,3% |
-19,1% |
19º |
17º |
VW POLO |
21.493 |
1,3% |
38.941 |
1,8% |
-44,8% |
15º |
18º |
PEUGEOT 5008 II |
20.050 |
1,2% |
28.669 |
1,3% |
-30,1% |
18º |
19º |
RENAULT KADJAR |
19.679 |
1,2% |
28.982 |
1,3% |
-32,1% |
17º |
20º |
FIAT 500 |
17.450 |
1,1% |
21.955 |
1,0% |
-20,5% |
23º |
21º |
FORD FIESTA |
16.290 |
1,0% |
24.082 |
1,1% |
-32,4% |
20º |
22º |
PEUGEOT 108 |
15.833 |
1,0% |
21.588 |
1,0% |
-26,7% |
25º |
23º |
TOYOTA COROLLA |
15.610 |
0,9% |
10.617 |
0,5% |
47,0% |
53º |
24º |
FORD PUMA |
15.604 |
0,9% |
- |
- |
- |
- |
25º |
VW T-ROC |
14.898 |
0,9% |
22.325 |
1,0% |
-33,3% |
22º |
26º |
MERCEDES CLASSE A |
14.893 |
0,9% |
20.051 |
0,9% |
-25,7% |
29º |
27º |
TOYOTA C-HR |
14.406 |
0,9% |
16.986 |
0,8% |
-15,2% |
33º |
28º |
MINI |
14.119 |
0,9% |
16.880 |
0,8% |
-16,4% |
34º |
29º |
HYUNDAI KONA |
13.314 |
0,8% |
10.275 |
0,5% |
29,6% |
55º |
30º |
FIAT PANDA |
13.201 |
0,8% |
15.874 |
0,7% |
-16,8% |
37º |
POS. |
MARCA |
2020 |
% MERCADO 2020 |
2019 |
% MERCADO 2019 |
% VAR. 2020/2019 |
POS. 2019 |
1º |
RENAULT |
314.647 |
19,1% |
407.134 |
18,4% |
-22,7% |
1º |
2º |
PEUGEOT |
301.935 |
18,3% |
379.582 |
17,1% |
-20,5% |
2º |
3º |
CITROËN |
162.688 |
9,9% |
235.110 |
10,6% |
-30,8% |
3º |
4º |
VOLKSWAGEN |
97.784 |
5,9% |
149.105 |
6,7% |
-34,4% |
4º |
5º |
DACIA |
97.170 |
5,9% |
138.977 |
6,3% |
-30,1% |
5º |
6º |
TOYOTA |
89.727 |
5,4% |
101.730 |
4,6% |
-11,8% |
6º |
7º |
FORD |
55.219 |
3,3% |
78.838 |
3,6% |
-30,0% |
7º |
8º |
MERCEDES-BENZ |
52.570 |
3,2% |
70.214 |
3,2% |
-25,1% |
9º |
9º |
BMW |
45.478 |
2,8% |
58.751 |
2,7% |
-22,6% |
11º |
10º |
AUDI |
45.360 |
2,7% |
57.533 |
2,6% |
-21,2% |
12º |
11º |
OPEL |
43.801 |
2,7% |
66.901 |
3,0% |
-34,5% |
10º |
12º |
FIAT |
42.360 |
2,6% |
71.666 |
3,2% |
-40,9% |
8º |
13º |
KIA |
39.052 |
2,4% |
45.056 |
2,0% |
-13,3% |
13º |
14º |
HYUNDAI |
34.585 |
2,1% |
39.970 |
1,8% |
-13,5% |
15º |
15º |
NISSAN |
32.963 |
2,0% |
42.313 |
1,9% |
-22,1% |
14º |
16º |
SKODA |
29.875 |
1,8% |
36.498 |
1,6% |
-18,1% |
17º |
17º |
SEAT |
26.688 |
1,6% |
37.148 |
1,7% |
-28,2% |
16º |
18º |
DS |
22.182 |
1,3% |
26.845 |
1,2% |
-17,4% |
20º |
19º |
MINI |
21.881 |
1,3% |
27.158 |
1,2% |
-19,4% |
19º |
20º |
SUZUKI |
19.651 |
1,2% |
30.758 |
1,4% |
-36,1% |
18º |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
|
TOTAL |
1.650.082 |
100,0% |
2.214.279 |
100,0% |
-25,5% |
... |
Fonte: CCFA / Autonews Europe / Best Selling Cars Blog
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo Peugeot 208 2025 tem preços partindo de R$ 77 mil
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Peugeot lança 208 2025 com novo visual e versões atualizadas
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Argentina: Peugeot 208 se aproxima do Fiat Cronos no acumulado do ano
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
Flagra: Novo Peugeot 208 2025 seguirá 2008 em melhorias (e cor)