Em último ano como integrante da União Europeia e tendo passado por dois lockdowns desde março, o Reino Unido amargou uma retração de quase 30% nas vendas de veículos novos. De acordo com a SMTT, (Society of Motor Manufacturers and Traders), entidade que representa os fabricantes no mercado local, as 1.631.064 unidades em 2020 representaram o pior ano desde 1992.
Mas nem tudo foram notícias ruins. Para os híbridos e elétricos, responsáveis por 28,5% deste total (465.331), houve um crescimento de quase 190% nos últimos 12 meses. Entre as montadoras, todas as do top 20 registraram quedas acima de 2 dígitos. A Ford, com 152.777 unidades, se manteve na liderança, mas nunca sob ameaça tão concreta.
A Volkswagen (148.338) ficou a pouco mais de 4 mil unidades. Vale ressaltar que esta diferença havia sido inferior a 36 mil em 2019 e superior a 53 mil em 2018. Completando o pódio, a BMW (115.476) venceu a Mercedes (110.883) na disputa pela liderança entre as premium. Dona da menor retração (-12,7%), a Toyota (91.793) foi a 7ª colocada. A Citroën (28.059), por sua vez, perdeu quase 45% de seus compradores.
Longe do Brasil desde 2018, o Fiesta (491.74) completou 12 anos seguidos como o preferido dos britânicos. A queda de quase 37%, no entanto, fez com que o Vauxhall Corsa (46.439) se aproximasse perigosamente – no ano anterior, a vantagem do Ford sobre o rival mais próximo havia sido de quase 20 mil unidades. Vice-líder em 2018 e 2019, o VW Golf (43.109) completou o pódio. Em briga acirrada pelo 4º lugar, o Ford Focus venceu o Mercedes Classe A, líder em setembro, por menos de 2 mil unidades (39.372 x 37.608).
Com 33.972 unidades, o Nissan Qashqai foi o líder entre os SUVs e crossovers pelo 4º ano seguido, desde que Motor1.com começou a acompanhar o mercado local, em 2017. Ford Puma (26.294) e Volvo XC40 (25.023) foram as novidades no top 10, desalojando Ford Kuga e Kia Sportage, 7º e 10º colocados em 2019, respectivamente.
EM DEZEMBRO
O último mês de 2020 teve os elétricos como destaque. Preferido em abril e maio, o Model3 (5.798) foi mais uma vez o nº 1. Além do modelo de entrada da Tesla, o top 10 britânico viu a estreia do VW ID.3 já como 4º colocado, emplacando 3.188 unidades. Em leve baixa, o VW Golf (4.470) repetiu a vice-liderança de novembro, à frente do Fiesta (3.367) com perda de quase 1/5 de seus compradores.
Destaque do 2º semestre, o Vauxhall Corsa (3.029) desta vez foi apenas o 6º, pouco atrás do Nissan Qashqai (3.109). Em 7º, o Volvo XC40 (2.909) garantiu seu 4º top 10 seguido. Top 5 no ano, o Mercedes Classe A (2.761) foi o 8º, com Ford Puma (2.600) e Mini Cooper (2.532) completando as 10 primeiras colocações.
De acordo com a SMTT, foram comercializadas no mês passado 132.682 unidades, quase 11% a menos do que há um ano. Ausente do topo desde março, a VW (15.635) foi a nº 1 com mais de 4 mil unidades de vantagem sobre a Ford (11.479). Graças ao resultado do Model3, a Tesla assegurou a 8ª posição. Destaque para a evolução superior a 80% da Jaguar (3.386).
Veja os rankings abaixo:
POS. | MARCA | 2020 | % MERCADO 2019 | 2019 | % MERCADO 2019 | % VAR. 2020/2019 | POS. 2019 |
1º | FORD FIESTA | 49.174 | 3,0% | 77.833 | 3,4% | -36,8% | 1º |
2º | VAUXHALL CORSA | 46.439 | 2,8% | 54.239 | 2,3% | -14,4% | 4º |
3º | VW GOLF | 43.109 | 2,6% | 58.994 | 2,6% | -26,9% | 2º |
4º | FORD FOCUS | 39.372 | 2,4% | 56.619 | 2,4% | -30,5% | 3º |
5º | MERCEDES-BENZ CLASSE A | 37.608 | 2,3% | 53.724 | 2,3% | -30,0% | 5º |
6º | NISSAN QASHQAI | 33.972 | 2,1% | 52.532 | 2,3% | -35,3% | 6º |
7º | MINI | 31.233 | 1,9% | 41.188 | 1,8% | -24,2% | 8º |
8º | VW POLO | 26.965 | 1,7% | 37.453 | 1,6% | -28,0% | 9º |
9º | FORD PUMA | 26.294 | 1,6% | - | - | - | - |
10º | VOLVO XC40 | 25.023 | 1,5% | - | - | - | - |
POS. | MARCA | 2020 | % MERCADO 2019 | 2019 | % MERCADO 2019 | % VAR. 2020/2019 | POS. 2019 |
1º | FORD | 152.777 | 9,4% | 236.137 | 10,2% | -35,3% | 1º |
2º | VOLKSWAGEN | 148.338 | 9,1% | 200.771 | 8,7% | -26,1% | 2º |
3º | BMW | 115.476 | 7,1% | 169.753 | 7,3% | -32,0% | 4º |
4º | MERCEDES-BENZ | 110.883 | 6,8% | 171.823 | 7,4% | -35,5% | 3º |
5º | AUDI | 107.842 | 6,6% | 138.924 | 6,0% | -22,4% | 6º |
6º | VAUXHALL | 95.444 | 5,9% | 159.830 | 6,9% | -40,3% | 5º |
7º | TOYOTA | 91.793 | 5,6% | 105.192 | 4,6% | -12,7% | 7º |
8º | NISSAN | 71.932 | 4,4% | 92.372 | 4,0% | -22,1% | 9º |
9º | KIA | 70.537 | 4,3% | 97.323 | 4,2% | -27,5% | 8º |
10º | SKODA | 58.693 | 3,6% | 75.053 | 3,2% | -21,8% | 13º |
11º | LAND ROVER | 58.505 | 3,6% | 76.546 | 3,3% | -23,6% | 12º |
12º | PEUGEOT | 57.186 | 3,5% | 80.851 | 3,5% | -29,3% | 11º |
13º | HYUNDAI | 47.507 | 2,9% | 83.284 | 3,6% | -43,0% | 10º |
14º | VOLVO | 46.408 | 2,8% | 56.208 | 2,4% | -17,4% | 17º |
15º | MINI | 46.109 | 2,8% | 64.884 | 2,8% | -28,9% | 15º |
16º | SEAT | 45.419 | 2,8% | 68.798 | 3,0% | -34,0% | 14º |
17º | RENAULT | 42.740 | 2,6% | 59.132 | 2,6% | -27,7% | 16º |
18º | CITROËN | 28.059 | 1,7% | 50.806 | 2,2% | -44,8% | 18º |
19º | HONDA | 27.297 | 1,7% | 43.913 | 1,9% | -37,8% | 19º |
20º | JAGUAR | 25.513 | 1,6% | 36.069 | 1,6% | -29,3% | - |
... | ... | ... | ... | ... | ... | ... | |
ACUMULADO | 1.631.064 | ... | 2.311.140 | ... | -29,4% |
|
POS. | MODELO | DEZ.20 | % MERCADO 2020 | DEZ.19 | % MERCADO 2019 | % VARIAÇÃO 2020/2019 |
1 | TESLA MODEL3 | 5.798 | 4,4% | - | - | - |
2 | VW GOLF | 4.470 | 3,4% | 4.585 | 3,1% | -2,5% |
3 | FORD FIESTA | 3.367 | 2,5% | 4.168 | 2,8% | -19,2% |
4 | VW ID.3 | 3.188 | 2,4% | - | - | - |
5 | NISSAN QASHQAI | 3.109 | 2,3% | - | - | - |
6 | VAUXHALL CORSA | 3.029 | 2,3% | 2.685 | 1,8% | 12,8% |
7 | VOLVO XC40 | 2.909 | 2,2% | - | - | - |
8 | MERCEDES-BENZ CLASSE A | 2.761 | 2,1% | 3.050 | 2,0% | -9,5% |
9 | FORD PUMA | 2.600 | 2,0% | - | - | - |
10 | MINI | 2.532 | 1,9% | - | - | - |
POS. | MARCA | DEZ.20 | % MERCADO 2020 | DEZ.19 | % MERCADO 2019 | % VARIAÇÃO 2020/2019 |
1 | VOLKSWAGEN | 15.635 | 11,8% | 14.687 | 9,9% | 6,5% |
2 | FORD | 11.479 | 8,7% | 15.030 | 10,1% | -23,6% |
3 | BMW | 10.305 | 7,8% | 14.117 | 9,5% | -27,0% |
4 | MERCEDES-BENZ | 7.480 | 5,6% | 9.623 | 6,5% | -22,3% |
5 | AUDI | 7.435 | 5,6% | 8.701 | 5,8% | -14,6% |
6 | VAUXHALL | 7.283 | 5,5% | 6.212 | 4,2% | 17,2% |
7 | NISSAN | 7.124 | 5,4% | 5.309 | 3,6% | 34,2% |
8 | TESLA* | 5.798 | 4,4% | - | - | - |
9 | TOYOTA | 5.711 | 4,3% | 4.726 | 3,2% | 20,8% |
10 | PEUGEOT | 5.386 | 4,1% | 5.719 | 3,8% | -5,8% |
11 | SKODA | 4.881 | 3,7% | 5.799 | 3,9% | -15,8% |
12 | LAND ROVER | 4.548 | 3,4% | 4.316 | 2,9% | 5,4% |
13 | VOLVO | 4.541 | 3,4% | 3.941 | 2,6% | 15,2% |
14 | SEAT | 4.176 | 3,1% | 3.693 | 2,5% | 13,1% |
15 | MINI | 4.101 | 3,1% | 6.123 | 4,1% | -33,0% |
16 | KIA | 3.589 | 2,7% | 4.980 | 3,3% | -27,9% |
17 | JAGUAR | 3.386 | 2,6% | 1.855 | 1,2% | 82,5% |
18 | HYUNDAI | 3.366 | 2,5% | 3.801 | 2,6% | -11,4% |
19 | PORSCHE | 2.180 | 1,6% | 1.740 | 1,2% | 25,3% |
20 | RENAULT | 1.799 | 1,4% | 4.701 | 3,2% | -61,7% |
... |
| ... |
| ... | ... | |
| TOTAL | 132.682 | ... | 148.997 | ... | -10,9% |
Fonte: SMTT