Em seu pior desempenho anual desde 2014, o mercado italiano encerrou 2020 com 1.381.496 veículos novos registrados, quase 28% a menos na comparação com 2019. Neste cenário, todas as montadoras do top 20 apresentaram números piores do que há um ano e apenas uma delas – a Skoda (24.659, 19ª) – teve queda na casa de um dígito (-7,4%).
Com mais de 74 mil unidades a menos do que no último ranking, a líder Fiat (211.297) fechou 2020 com 15,3% de participação de mercado – 0,4 ponto acima de 2019, quando registrou a mais baixa em 60 anos. De acordo com o Best Selling Cars Blog, desde 2018 a marca não consegue superar a barreira dos 20%. A Dacia, com 53.407 unidades, garantiu presença no top 10 pela 2ª vez. Já a Audi (49.833), 11ª, foi a melhor entre as marcas premium.
Há 9 anos consecutivos sem concorrência pelo topo da preferência, o Fiat Panda (110.465) vendeu mais do que a soma dos 3 modelos mais próximos – Lancia Ypsilon (43.033); Fiat 500X (31.831), líder entre os SUVs / crossovers; e Renault Clio (31.653), nº 1 entre os estrangeiros pelo 2º ano seguido. 11º em 2019, o Fiat 500 (31.409), impulsionado pela versão elétrica, subiu para o 5º lugar.
Com 28.101 unidades, o Dacia Sandero conquistou sua 1ª participação no top 10, aproveitando o lançamento da nova geração. 26º no ranking anterior, o Opel Corsa (24.534) saltou 13 posições e foi um dos únicos a crescerem no período (+8,1%). O outro foi o VW T-Cross (23.121, +8,2%), de 27º para 17º. Único estreante no top 30 e um dos destaques europeus no ano passado, o Ford Puma (24.135) foi o 14º.
Para o Duster (24.114) e para o EcoSport (13.346), o ano de 2020 trouxe más notícias. O Dacia, que havia sido o 3º colocado na última lista, perdeu quase 45% de seus compradores e caiu para a 15ª posição. Já o representante da Ford, último do top 30, registrou a maior queda dentre todos os modelos (-57%).
POS. |
MARCA |
2020 |
% MERCADO 2020 |
2019 |
% MERCADO 2019 |
% VAR. 2020/2019 |
POS. 2019 |
1º |
FIAT PANDA |
110.465 |
8,0% |
138.132 |
7,2% |
-20,0% |
1º |
2º |
LANCIA YPSILON |
43.033 |
3,1% |
58.759 |
3,1% |
-26,8% |
2º |
3º |
FIAT 500X |
31.831 |
2,3% |
42.554 |
2,2% |
-25,2% |
4º |
4º |
RENAULT CLIO |
31.653 |
2,3% |
41.792 |
2,2% |
-24,3% |
5º |
5º |
FIAT 500 |
31.409 |
2,3% |
35.493 |
1,9% |
-11,5% |
11º |
6º |
JEEP RENEGADE |
31.088 |
2,3% |
41.683 |
2,2% |
-25,4% |
6º |
7º |
TOYOTA YARIS |
29.608 |
2,1% |
36.805 |
1,9% |
-19,6% |
9º |
8º |
RENAULT CAPTUR |
29.299 |
2,1% |
32.184 |
1,7% |
-9,0% |
14º |
9º |
CITROËN C3 |
29.168 |
2,1% |
41.646 |
2,2% |
-30,0% |
7º |
10º |
DACIA SANDERO |
28.101 |
2,0% |
35.340 |
1,8% |
-20,5% |
12º |
11º |
JEEP COMPASS |
26.872 |
1,9% |
35.568 |
1,9% |
-24,4% |
10º |
12º |
VW T-ROC |
24.805 |
1,8% |
39.600 |
2,1% |
-37,4% |
8º |
13º |
OPEL CORSA |
24.534 |
1,8% |
22.700 |
1,2% |
8,1% |
26º |
14º |
FORD PUMA |
24.135 |
1,7% |
- |
- |
- |
- |
15º |
DACIA DUSTER |
24.114 |
1,7% |
43.701 |
2,3% |
-44,8% |
3º |
16º |
PEUGEOT 208 |
23.423 |
1,7% |
30.763 |
1,6% |
-23,9% |
17º |
17º |
VW T-CROSS |
23.121 |
1,7% |
21.373 |
1,1% |
8,2% |
27º |
18º |
VW POLO |
22.608 |
1,6% |
34.629 |
1,8% |
-34,7% |
13º |
19º |
FORD FIESTA |
22.111 |
1,6% |
31.791 |
1,7% |
-30,4% |
15º |
20º |
VW GOLF |
20.569 |
1,5% |
27.354 |
1,4% |
-24,8% |
19º |
21º |
PEUGEOT 2008 |
19.315 |
1,4% |
23.621 |
1,2% |
-18,2% |
25º |
22º |
FIAT 500L |
18.975 |
1,4% |
29.414 |
1,5% |
-35,5% |
18º |
23º |
PEUGEOT 3008 |
18.280 |
1,3% |
25.796 |
1,3% |
-29,1% |
23º |
24º |
NISSAN QASHQAI |
17.467 |
1,3% |
26.418 |
1,4% |
-33,9% |
21º |
25º |
VW TIGUAN |
16.910 |
1,2% |
23.835 |
1,2% |
-29,1% |
24º |
26º |
FIAT TIPO |
16.586 |
1,2% |
26.795 |
1,4% |
-38,1% |
20º |
27º |
OPEL CROSSLAND X |
16.060 |
1,2% |
18.767 |
1,0% |
-14,4% |
30º |
28º |
TOYOTA AYGO |
14.387 |
1,0% |
16.257 |
0,8% |
-11,5% |
35º |
29º |
FORD FOCUS |
14.179 |
1,0% |
15.950 |
0,8% |
-11,1% |
36º |
30º |
FORD ECOSPORT |
13.346 |
1,0% |
30.814 |
1,6% |
-56,7% |
16º |
POS. |
MARCA |
2020 |
% MERCADO 2020 |
2019 |
% MERCADO 2019 |
% VAR. 2020/2019 |
POS. 2019 |
1º |
FIAT |
211.297 |
15,3% |
285.945 |
14,9% |
-26,1% |
1º |
2º |
VOLKSWAGEN |
128.152 |
9,3% |
176.854 |
9,2% |
-27,5% |
2º |
3º |
FORD |
89.558 |
6,5% |
122.567 |
6,4% |
-26,9% |
3º |
4º |
RENAULT |
85.893 |
6,2% |
113.954 |
5,9% |
-24,6% |
4º |
5º |
PEUGEOT |
81.626 |
5,9% |
110.053 |
5,7% |
-25,8% |
5º |
6º |
TOYOTA |
71.148 |
5,2% |
90.168 |
4,7% |
-21,1% |
7º |
7º |
CITROËN |
64.363 |
4,7% |
86.490 |
4,5% |
-25,6% |
8º |
8º |
JEEP / DODGE |
59.598 |
4,3% |
81.526 |
4,3% |
-26,9% |
10º |
9º |
OPEL |
53.880 |
3,9% |
96.570 |
5,0% |
-44,2% |
6º |
10º |
DACIA |
53.407 |
3,9% |
84.104 |
4,4% |
-36,5% |
9º |
11º |
AUDI |
49.833 |
3,6% |
64.462 |
3,4% |
-22,7% |
11º |
12º |
BMW |
46.011 |
3,3% |
58.139 |
3,0% |
-20,9% |
14º |
13º |
MERCEDES-BENZ |
45.909 |
3,3% |
62.895 |
3,3% |
-27,0% |
12º |
14º |
LANCIA / CHRYSLER |
43.023 |
3,1% |
58.755 |
3,1% |
-26,8% |
13º |
15º |
KIA |
35.454 |
2,6% |
47.762 |
2,5% |
-25,8% |
16º |
16º |
SUZUKI |
33.455 |
2,4% |
38.282 |
2,0% |
-12,6% |
18º |
17º |
HYUNDAI |
33.387 |
2,4% |
50.361 |
2,6% |
-33,7% |
15º |
18º |
NISSAN |
28.353 |
2,1% |
43.133 |
2,3% |
-34,3% |
17º |
19º |
SKODA |
24.659 |
1,8% |
26.639 |
1,4% |
-7,4% |
- |
20º |
SEAT |
22.138 |
1,6% |
26.828 |
1,4% |
-17,5% |
20º |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
|
TOTAL |
1.381.496 |
100,0% |
1.916.949 |
100,0% |
-27,9% |
... |
Fontes: UNRAE / Best Selling Cars Blog
RECOMENDADO PARA VOCÊ
No Reino Unido, chinesas Omoda e BYD já vendem mais que Fiat
Yamaha R15 ABS e Crosser ABS chegam renovadas para 2025
Fiat lança Pulse e Fastback em versões eletrificadas; veja os preços
VW Polo dispara e Hyundai HB20S é destaque: confira mais vendidos na 1ª quinzena de novembro
Fiat repete fase ruim e perde liderança em vendas na Itália em outubro
ADX 2025 é um Honda ZR-V com motor 1.5 turbo e banho de loja da Acura
Fiat Pulse e Fastback híbridos terão duas versões; veja quais