Depois de meses seguidos de flagras e especulações, a Hyundai parece finalmente próxima de colocar no mercado a versão de 7 lugares da nova geração do Creta. Desenvolvida na Índia, a nova variante será lançada em abril e terá a missão de atender famílias que necessitam de espaço extra, oferecendo uma série de exclusividades na comparação com o modelo mais curto de 5 lugares.
A primeira delas será o nome. Ao que tudo indica, o novo modelo chegará às lojas batizado como Alcazar. O termo já foi registrado junto a órgãos oficiais indianos e remete à fortalezas e castelos. A ideia será associar o SUV a algo espaçoso e refinado, de modo a evidenciar características como a capacidade para carregar até 7 pessoas e a qualidade do acabamento interno.
Outra alteração importante será verificada no design da traseira, como já adiantaram por diversas vezes projeções e imagens de flagra. As lanternas serão maiores e terão arranjo interno de luzes exclusivo, formando mais um ponto de diferenciação em reação ao Creta mais curto. Também serão próprias as rodas, o desenho das janelas traseiras e o acabamento da grade frontal.
Na comparação com o Creta mais curto, o Alcazar terá teto ligeiramente mais alto e plano, acompanhando o comprimento extra da carroceria. As medidas exatas ainda são desconhecidas, mas especulações recentes adiantam que a distância entre-eixos será ampliada em pelo menos 30 milímetros. Para efeito de comparação, o Creta convencional mede 4,27 metros de comprimento e conta com 2,61 metros de entre-eixos.
Sob o capô, serão mantidas as mesmas opções de motorização do modelo original. Na Índia, a Hyundai oferta os propulsores 1.5 de 115 cv, 1.4 turbo de 140 cv e 1.5 turbodiesel também na casa dos 115 cv. O câmbio pode ser manual ou automático, ambos de 6 marchas.
No Brasil, a estreia da nova geração do Creta (5 lugares) é aguardada para a segunda metade de 2021 - não por acaso, protótipos já rodam em testes por aqui. O lançamento terá papel estratégico dentro dos planos da Hyundai, principalmente levando em conta o acirramento da concorrência. Mas ainda é cedo para sabermos se a versão de 7 lugares também está nos planos da filial brasileira.
Projeções: Kleber Silva e Indian Autos Blog
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Hyundai Creta N Line pode receber motor 1.6 turbo se mercado pedir
Polo lidera e HB20 se destaca; veja os carros mais vendidos de outubro
Novo Hyundai Creta participa da Copa HB20 na etapa de Tarumã
Novo Mercedes CLA 2026 terá motor 2.0 turbo fabricado na China pela Geely
Hyundai Tucson volta a ser produzido ainda este mês
Outubro foi o melhor mês do ano para vendas de veículos novos
Hyundai Creta Action sai de linha e põe fim ao motor 1.6 aspirado no Brasil