O segmento de esportivos foi um dos únicos a registrar números positivos em 2020. De acordo com a Fenabrave e com a Abeifa, foram emplacadas 2.894 unidades no ano passado, quase 32% a mais do que em 2019. O grande responsável pelo desempenho positivo foi um dos modelos mais icônicos do mundo.
Vice-líder nos anos anteriores, o Porsche 911 cresceu mais de 200% e encerrou 2020 com 768 unidades, seu melhor desempenho anual, respondendo por quase 27% de tudo o que foi vendido. Preferido no último ranking, o Ford Mustang (350) registou menos da metade do alemão. A Porsche ainda emplacou o Boxster (306) na 3ª posição, com quase 37% de alta.
Da 4ª à 10ª posições, à exceção de dois modelos da BMW – M340i (99) e M135i (87), zerados em 2019 -, todos os demais perderam espaço. A maior retração foi do Camaro (120, -21%), campeão de vendas em 2017. O Camaro e o Mustang, aliás, foram os únicos intrusos de uma festa quase exclusiva de alemães. Modelo esportivo mais barato da Mercedes, o AMG-A35 Hatch (85) assegurou a 10ª colocação em seu 1º ano completo praticamente em empate técnico com a versão Sedã (83).
Modelo mais caro da Audi no Brasil, o R8 (27) saltou da 40ª para a 18ª posição com a chegada da nova geração ao mercado. Em 26º, o Subaru WRX foi o melhor entre os orientais, repetindo as 16 unidades de 2019. Único sul-coreano num ranking bastante exclusivo, o Kia Stinger conquistou a preferência de 10 consumidores. Ferrari mais bem posicionada, a F8 Tributo (9) ficou fora do top 30.
Esportivos |
| ||||||
POS. | MODELO | TOTAL 2020 | % 2020 | TOTAL 2019 | % 2019 | % VARIAÇÃO 20/19 | POS. 2019 |
1º | PORSCHE 911 | 768 | 26,54% | 247 | 11,24% | 210,93% | 2º |
2º | FORD MUSTANG | 350 | 12,09% | 384 | 17,47% | -8,85% | 1º |
3º | PORSCHE BOXSTER | 306 | 10,57% | 224 | 10,19% | 36,61% | 4º |
4º | BMW Z4 | 196 | 6,77% | 233 | 10,60% | -15,88% | 3º |
5º | CHEVROLET CAMARO | 120 | 4,15% | 152 | 6,92% | -21,05% | 5º |
6º | PORSCHE CAYMAN | 109 | 3,77% | 133 | 6,05% | -18,05% | 6º |
7º | BMW M340i | 99 | 3,42% | 0 | 0,00% | - | - |
8º | BMW M2 | 89 | 3,08% | 100 | 4,55% | -11,00% | 7º |
9º | BMW M135i | 87 | 3,01% | 0 | 0,00% | - | - |
10º | MERCEDES-AMG A35 HATCH | 85 | 2,94% | 47 | 2,14% | 80,85% | 13º |
11º | MERCEDES-AMG A35 SEDAN | 83 | 2,87% | 0 | 0,00% | - | - |
12º | MERCEDES-AMG CLA35 | 80 | 2,76% | 3 | 0,14% | 2566,67% | 42º |
13º | AUDI RS4 | 66 | 2,28% | 71 | 3,23% | -7,04% | 8º |
14º | BMW SÉRIE 4 | 42 | 1,45% | 53 | 2,41% | -20,75% | 10º |
15º | BMW M5 | 41 | 1,42% | 51 | 2,32% | -19,61% | 11º |
16º | MERCEDES-AMG CLA45 | 41 | 1,42% | 15 | 0,68% | 173,33% | 25º |
17º | MERCEDES-AMG A45 HATCH | 29 | 1,00% | 6 | 0,27% | 383,33% | 36º |
18º | AUDI R8 | 27 | 0,93% | 3 | 0,14% | 800,00% | 40º |
19º | JAGUAR F-TYPE | 27 | 0,93% | 51 | 2,32% | -47,06% | 12º |
20º | BMW SÉRIE 8 | 26 | 0,90% | 15 | 0,68% | 73,33% | 24º |
21º | MERCEDES-AMG C43 | 24 | 0,83% | 37 | 1,68% | -35,14% | 16º |
22º | MERCEDES-AMG GT 43 | 20 | 0,69% | 0 | 0,00% | - | 14º |
23º | CHEVROLET CORVETTE | 19 | 0,66% | 14 | 0,64% | 35,71% | 26º |
24º | MERCEDES-AMG C63 | 17 | 0,59% | 36 | 1,64% | -52,78% | 17º |
25º | MERCEDES-AMG GT 63 S | 16 | 0,55% | 38 | 1,73% | -57,89% | 14º |
26º | SUBARU WRX | 16 | 0,55% | 16 | 0,73% | 0,00% | 22º |
27º | AUDI RS6 | 14 | 0,48% | 20 | 0,91% | -30,00% | 21º |
28º | AUDI TT / TTS | 11 | 0,38% | 32 | 1,46% | -65,63% | 18º |
29º | KIA STINGER | 10 | 0,35% | 4 | 0,18% | 150,00% | 39º |
30º | MERCEDES-AMG CLS53 | 10 | 0,35% | 54 | 2,46% | -81,48% | 9º |
31º | FERRARI F8 TRIBUTO | 9 | 0,31% | 0 | 0,00% | - | - |
32º | FERRARI PORTOFINO | 7 | 0,24% | 9 | 0,41% | -22,22% | 32º |
33º | MERCEDES-AMG E53 | 7 | 0,24% | 12 | 0,55% | -41,67% | 27º |
34º | MERCEDES-AMG GT C/GT R | 6 | 0,21% | 8 | 0,36% | -25,00% | 34º |
35º | FERRARI 488 PISTA SPIDER | 5 | 0,17% | 9 | 0,41% | -44,44% | 31º |
36º | MERCEDES-BENZ SLC | 5 | 0,17% | 22 | 1,00% | -77,27% | 19º |
37º | FERRARI 488 PISTA COUPÉ | 4 | 0,14% | 0 | 0,00% | - | - |
38º | LAMBORGHINI HURACAN | 4 | 0,14% | 8 | 0,36% | -50,00% | 33º |
39º | PORSCHE 918 | 3 | 0,10% | 1 | 0,05% | 200,00% | 52º |
40º | FERRARI 812 | 2 | 0,07% | 1 | 0,05% | 100,00% | 49º |
41º | MASERATI GT | 2 | 0,07% | 0 | 0,00% | - | - |
42º | MERCEDES-AMG E63 | 2 | 0,07% | 10 | 0,45% | -80,00% | 29º |
43º | AUDI S3 / RS3 | 1 | 0,03% | 2 | 0,09% | -50,00% | 43º |
44º | BENTLEY CONTINENTAL GT | 1 | 0,03% | 4 | 0,18% | -75,00% | 38º |
45º | BMW M140i | 1 | 0,03% | 37 | 1,68% | -97,30% | 15º |
46º | BMW M4 | 1 | 0,03% | 15 | 0,68% | -93,33% | 23º |
47º | FERRARI 488 SPIDER | 1 | 0,03% | 6 | 0,27% | -83,33% | 35º |
48º | FERRARI 812 GTS | 1 | 0,03% | 0 | 0,00% | - | - |
49º | FERRARI F12 TDF | 1 | 0,03% | 2 | 0,09% | -50,00% | 44º |
50º | FERRARI F8 TRIBUTO SPIDER | 1 | 0,03% | 0 | 0,00% | - | - |
51º | LAMBORGHINI AVENTADOR | 1 | 0,03% | 3 | 0,14% | -66,67% | 41º |
52º | MERCEDES-AMG S63 | 1 | 0,03% | 10 | 0,45% | -90,00% | 30º |
|
| 2894 | 100,00% | 2198 | 100,00% | 31,67% |
|