Após um ano de 2019 em alta, os segmentos de SUVs e crossovers médios e grandes, assim como a grande maioria dos demais, também sofreu em 2020. Com 104.202 emplacamentos, a retração em relação às 131.102 unidades do ano anterior chegou a 20,5% - menor, no entanto, do que os 26,62% do mercado como um todo.
Em seu 4º ano completo no mercado, o Compass foi soberano entre os modelos médios. Com 52.966 unidades, 12,3% a menos do que em 2019, o Jeep chegou a 60,3% de participação de mercado – e mais da metade dos emplacamentos das duas categorias -, quase 6 pontos percentuais a mais do que há um ano.
Adversário mais próximo e em queda superior à média da categoria (-36,5%), o VW Tiguan (8.298) emplacou quase 7 vezes menos. Com isso, viu cair de quase 9 mil para pouco mais de 3,4 mil unidades a sua vantagem em relação ao 3º colocado, desta vez o Chevrolet Equinox (4.812, +3,9%). 5º há um ano, o Toyota RAV4 (3.221) subiu uma posição.
Vice-líder em 2018 e pódio em 2019, o Hyundai ix35 (2.583) perdeu uma disputa acirradíssima pelo 5º lugar contra um Caoa Chery Tiggo 7 (2.595) em seu 1º ano completo de mercado e que sequer havia figurado entre os 10 mais bem posicionados. Em alta de quase 8%, o Mitsubishi Eclipse Cross (2.543) ficou muito próximo da briga.
Com a maior queda do top 10 (-60,2%), o Kia Sportage (1.625) caiu da 6ª para a 10ª colocação, superado por Hyundai Tucson (2.260) e Mitsubishi Outlander (1.998). Principal lançamento da Ford em 2020, o Territory foi o preferido por 1.558 consumidores. Presente na parte de cima nos 2 anos anteriores, o Peugeot 3008 (1.129) desta vez foi apenas o 13º. Do 14º colocado em diante, nenhum modelo sequer chegou aos 400 emplacamentos.
SUVs / Crossovers II |
|
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POS. |
MODELO |
TOTAL 2020 |
% 2020 |
TOTAL 2019 |
% 2019 |
% VARIAÇÃO 20/19 |
POS. 2019 |
1º |
JEEP COMPASS |
52966 |
60,32% |
60362 |
54,48% |
-12,25% |
1º |
2º |
VW TIGUAN |
8298 |
9,45% |
13074 |
11,80% |
-36,53% |
2º |
3º |
CHEVROLET EQUINOX |
4812 |
5,48% |
4630 |
4,18% |
3,93% |
4º |
4º |
TOYOTA RAV4 |
3221 |
3,67% |
4242 |
3,83% |
-24,07% |
5º |
5º |
CAOA CHERY TIGGO 7 |
2595 |
2,96% |
2174 |
1,96% |
19,37% |
11º |
6º |
HYUNDAI IX35 |
2583 |
2,94% |
5786 |
5,22% |
-55,36% |
3º |
7º |
MITSUBISHI ECLIPSE CROSS |
2543 |
2,90% |
2356 |
2,13% |
7,94% |
10º |
8º |
HYUNDAI TUCSON |
2260 |
2,57% |
3579 |
3,23% |
-36,85% |
8º |
9º |
MITSUBISHI OUTLANDER |
1998 |
2,28% |
1983 |
1,79% |
0,76% |
12º |
10º |
KIA SPORTAGE |
1625 |
1,85% |
4082 |
3,68% |
-60,19% |
6º |
11º |
FORD TERRITORY |
1558 |
1,77% |
0 |
0,00% |
- |
- |
12º |
MITSUBISHI ASX |
1160 |
1,32% |
3764 |
3,40% |
-69,18% |
7º |
13º |
PEUGEOT 3008 |
1129 |
1,29% |
2367 |
2,14% |
-52,30% |
9º |
14º |
HONDA CR-V |
390 |
0,44% |
930 |
0,84% |
-58,06% |
13º |
15º |
SUBARU XV |
149 |
0,17% |
251 |
0,23% |
-40,64% |
17º |
16º |
SUBARU FORESTER |
147 |
0,17% |
294 |
0,27% |
-50,00% |
16º |
17º |
JAC T60 |
142 |
0,16% |
2 |
0,00% |
7000,00% |
20º |
18º |
PEUGEOT 5008 |
141 |
0,16% |
440 |
0,40% |
-67,95% |
15º |
19º |
DODGE JOURNEY |
84 |
0,10% |
442 |
0,40% |
-81,00% |
14º |
20º |
SUBARU OUTBACK |
13 |
0,01% |
25 |
0,02% |
-48,00% |
18º |
21º |
SSANGYONG KORANDO |
1 |
0,00% |
8 |
0,01% |
-87,50% |
19º |
|
|
87815 |
100,00% |
110791 |
100,00% |
-20,74% |
|
A liderança entre os modelos maiores continuou com o Toyota SW4 (9.128), mas com queda de quase 11 pontos percentuais (55,7%). O pódio, aliás, foi exatamente o mesmo de 2019, com Chevrolet Tralblazer (2.822) e Mitsubishi Pajero (2.103) na sequência. Lançado no 2º semestre de 2020, o Caoa Chery Tiggo 8 (1.621) é a maior aposta para um pódio diferente em 2021. Com 206 unidades, o Jeep Wrangler completou o top 5 como único a crescer (+6,2%).
SUVs / Crossovers III |
|
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POS. |
MODELO |
TOTAL 2020 |
% 2020 |
TOTAL 2019 |
% 2019 |
% VARIAÇÃO 20/19 |
POS. 2019 |
1º |
TOYOTA SW4 |
9128 |
55,70% |
13523 |
66,58% |
-32,50% |
1º |
2º |
CHEVROLET TRAILBLAZER |
2822 |
17,22% |
3360 |
16,54% |
-16,01% |
2º |
3º |
MITSUBISHI PAJERO |
2103 |
12,83% |
2195 |
10,81% |
-4,19% |
3º |
4º |
CAOA CHERY TIGGO 8 |
1621 |
9,89% |
0 |
0,00% |
- |
- |
5º |
JEEP WRANGLER |
206 |
1,26% |
194 |
0,96% |
6,19% |
6º |
6º |
KIA SORENTO |
123 |
0,75% |
328 |
1,61% |
-62,50% |
4º |
7º |
JEEP GRAND CHEROKEE |
121 |
0,74% |
179 |
0,88% |
-32,40% |
7º |
8º |
HYUNDAI SANTA FE |
114 |
0,70% |
222 |
1,09% |
-48,65% |
5º |
9º |
FORD EDGE |
90 |
0,86% |
134 |
0,66% |
-32,84% |
8º |
10º |
LIFAN X80 |
24 |
0,15% |
65 |
0,32% |
-63,08% |
10º |
11º |
JAC T80 |
23 |
0,14% |
92 |
0,45% |
-75,00% |
9º |
12º |
CHEVROLET SUBURBAN |
7 |
0,04% |
12 |
0,06% |
-41,67% |
11º |
13º |
SSANGYONG REXTON |
2 |
0,01% |
0 |
0,00% |
- |
- |
14º |
DODGE DURANGO |
1 |
0,01% |
1 |
0,00% |
0,00% |
15º |
15º |
FORD EXPLORER |
1 |
0,01% |
2 |
0,01% |
-50,00% |
14º |
16º |
NISSAN PATHFINDER |
1 |
0,01% |
4 |
0,02% |
-75,00% |
13º |
|
|
16387 |
100,00% |
20311 |
100,00% |
-19,32% |
|
Nem mesmo o avanço (+19,4%) e o recorde de vendas registrado pelo Jeep Compass (6.969) – até então, o melhor desempenho do modelo havia sido em outubro (6.161) – foi capaz de impedir a retração de 10,4% no número de emplacamentos de SUVs /crossovers médios em dezembro. O modelo produzido em Pernambuco, vale ressaltar, ultrapassou os 70% de participação no mês passado.
Vice-líder, o VW Tiguan (475) perdeu quase 70% das vendas de um ano atrás e viu despencar sua vantagem sobre o Caoa Chery Tiggo 7 (384), que jamais havia vendido tanto. 4º, o Hyundai Tucson não tinha desempenho similar desde maio de 2019 (364). O Ford Territory (289), 7º no ranking anterior, voltou ao top 5 com vantagem reduzida sobre Hyundai ix35 (271) e Mitsubishi Outlander (268).
Apesar de crescer quase 14%, o Mitsubishi Eclipse Cross (226) caiu da 5ª para a 8ª posição. Em mês muito ruim, o Toyota RAV4 (186) perdeu 72% dos seus consumidores e foi apenas o 9º. Encerrando seu 1º ano completo, o chinês JAC T60 emplacou 24 unidades, quase 17% de tudo o que registrou desde sua chegada ao país no final de 2019.
SUVs / Crossovers II |
||||||||
POS. |
MODELO |
DEZ/20 |
NOV/20 |
DEZ/19 |
% DEZ 20 |
% NOV 20 |
VARIAÇÃO DEZ/NOV |
VARIAÇÃO 2020/2019 |
1º |
JEEP COMPASS |
6969 |
6155 |
5839 |
71,19% |
66,40% |
13,23% |
19,35% |
2º |
VW TIGUAN |
475 |
829 |
1525 |
4,85% |
8,94% |
-42,70% |
-68,85% |
3º |
CAOA CHERY TIGGO 7 |
384 |
383 |
320 |
3,92% |
4,13% |
0,26% |
20,00% |
4º |
HYUNDAI TUCSON |
309 |
176 |
244 |
3,16% |
1,90% |
75,57% |
26,64% |
5º |
FORD TERRITORY |
289 |
273 |
0 |
2,95% |
2,94% |
5,86% |
- |
6º |
HYUNDAI IX35 |
271 |
168 |
586 |
2,77% |
1,81% |
61,31% |
-53,75% |
7º |
MITSUBISHI OUTLANDER |
268 |
281 |
200 |
2,74% |
3,03% |
-4,63% |
34,00% |
8º |
MITSUBISHI ECLIPSE CROSS |
226 |
285 |
199 |
2,31% |
3,07% |
-20,70% |
13,57% |
9º |
TOYOTA RAV4 |
186 |
287 |
664 |
1,90% |
3,10% |
-35,19% |
-71,99% |
10º |
PEUGEOT 3008 |
122 |
80 |
174 |
1,25% |
0,86% |
52,50% |
-29,89% |
11º |
KIA SPORTAGE |
120 |
119 |
280 |
1,23% |
1,28% |
0,84% |
-57,14% |
12º |
CHEVROLET EQUINOX |
90 |
174 |
413 |
0,92% |
1,88% |
-48,28% |
-78,21% |
13º |
MITSUBISHI ASX |
50 |
47 |
311 |
0,51% |
0,51% |
6,38% |
-83,92% |
14º |
JAC T60 |
24 |
8 |
2 |
0,25% |
0,09% |
200,00% |
1100,00% |
15º |
HONDA CR-V |
3 |
2 |
84 |
0,03% |
0,02% |
50,00% |
-96,43% |
16º |
PEUGEOT 5008 |
2 |
2 |
37 |
0,02% |
0,02% |
0,00% |
-94,59% |
17º |
DODGE JOURNEY |
1 |
1 |
52 |
0,01% |
0,01% |
0,00% |
-98,08% |
|
|
9789 |
9270 |
10930 |
100,00% |
100,00% |
5,60% |
-10,44% |
Já na faixa superior, motivos para comemorações: dos 5 primeiros, 4 cresceram e o outro – o Caoa Chery Tiggo 8 (650) -, novato, registrou seu novo recorde de vendas para assegurar a vice-liderança. Sem surpresas no topo, o Toyota SW4 (1.283) teve seu melhor desempenho em exatos dois anos (1.346). Com incremento de quase 50%, o Chevrolet Trailblazer (404) voltou ao pódio.
SUVs / Crossovers III |
||||||||
POS. |
MODELO |
DEZ/20 |
NOV/20 |
DEZ/19 |
% DEZ 20 |
% NOV 20 |
VARIAÇÃO DEZ/NOV |
VARIAÇÃO 2020/2019 |
1º |
TOYOTA SW4 |
1283 |
1208 |
1194 |
48,43% |
62,01% |
6,21% |
7,45% |
2º |
CAOA CHERY TIGGO 8 |
650 |
339 |
0 |
24,54% |
17,40% |
91,74% |
- |
3º |
CHEVROLET TRAILBLAZER |
404 |
94 |
272 |
15,25% |
4,83% |
329,79% |
48,53% |
4º |
MITSUBISHI PAJERO |
276 |
259 |
193 |
10,42% |
13,30% |
6,56% |
43,01% |
5º |
FORD EDGE |
13 |
14 |
3 |
0,49% |
0,72% |
-7,14% |
333,33% |
6º |
KIA SORENTO |
7 |
16 |
21 |
0,26% |
0,82% |
-56,25% |
-66,67% |
7º |
JAC T80 |
5 |
2 |
2 |
0,19% |
0,10% |
150,00% |
150,00% |
8º |
LIFAN X80 |
4 |
4 |
2 |
0,15% |
0,21% |
0,00% |
100,00% |
9º |
JEEP WRANGLER |
3 |
5 |
35 |
0,11% |
0,26% |
-40,00% |
-91,43% |
10º |
JEEP GRAND CHEROKEE |
2 |
5 |
7 |
0,08% |
0,26% |
-60,00% |
-71,43% |
11º |
FORD EXPLORER |
1 |
0 |
0 |
0,04% |
0,00% |
- |
- |
12º |
HYUNDAI SANTA FE |
1 |
2 |
16 |
0,04% |
0,10% |
-50,00% |
-93,75% |
|
|
2649 |
1948 |
1745 |
100,00% |
100,00% |
35,99% |
51,81% |
Fonte: Fenabrave
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