Picapes mais vendidas em 2020: Nova geração fez Strada crescer mesmo na pandemia
Fiat Toro teve recorde de vendas em dezembro; veja rankings
Dos 1.950.889 veículos novos vendidos em 2020, 14,7% foram picapes – no ano anterior, foram menos de 13%. Os 286.678 emplacamentos, no entanto, representaram uma retração de 16,4% frente às 342.951 unidades de 2019. Nem mesmo a líder entre as picapes pequenas conseguiu impedir uma queda menor.
Graças ao lançamento da nova geração (+5%), a Fiat Strada (80.041) foi a única a crescer mesmo com a pandemia e respondeu por quase 70% das vendas do segmento, chegando ao 21ª ano consecutivo no topo com seu melhor desempenho desde 2015 (98.631). Adversária mais próxima e com resultado quase 27% menor do que em 2019, a VW Saveiro (30.965) sequer chegou à metade dos emplacamentos da rival.
Para a Chevrolet, no entanto, a situação foi ainda pior. Com apenas 6.654 emplacamentos, quase a metade do registrado há um ano, a Montana não tinha um desempenho tão ruim desde 2004, seu 1º ano completo de vendas.
Entre as picapes médias e grandes, a Fiat Toro (53.976) chegou ao 5º ano seguido como líder, com vantagem superior a 20 mil unidades sobre a Toyota Hilux (32.394). Preferida dos consumidores até 2015, a Chevrolet S10 (26.639) repetiu o 3º lugar dos anos anteriores. Com a menor retração do top 5 (-10,7%), a Ford Ranger emplacou 19.833 unidades.
Um dos destaques negativo foi a VW Amarok. Atrás da Ranger por pouco mais de 3 mil unidades em 2019, a representante da marca alemã, com 10.617 unidades, viu a diferença ultrapassar as 9 mil unidades graças a uma queda de quase 44%. Outra que também não terá boas recordações de 2020 é a Renault Duster Oroch (6.070), em retração de quase 55%, caindo da 6ª para a 8ª posição. Em situação oposta à das duas, a Ram 2500 (1.475) mais do que dobrou os números de 2019.
EM DEZEMBRO
O ótimo desempenho da Strada no último mês de 2020 foi o grande responsável pelo avanço de quase 38% no número de emplacamentos de picapes pequenas. Com 10.390 unidades, a representante da Fiat manteve uma participação de mercado próxima dos 74%. VW Saveiro (3.310) e Chevrolet Montana (358) completaram o pódio.
Na faixa de cima, a Fiat Toro teve mais de 1/3 das vendas da categoria. As 6.983 unidades emplacadas representaram o melhor desempenho da picape desde seu lançamento. Após dois meses batida pela Chevrolet S10 (3.210), a Toyota Hilux (3.307) retomou a habitual vice-liderança.
Sem resultado tão bom há exatos 3 anos (2.459), a Ford Ranger (2.403) foi a 4ª colocada com mais do que o dobro do total da Nissan Frontier (957), em alta superior a 36%. Quinta em novembro, a Mitsubishi L200 (695) foi superada pela VW Amarok (908) e pela Renault Duster Oroch (858).
Picapes Pequenas |
|
||||||
POS. |
MODELO |
TOTAL 2020 |
% 2020 |
TOTAL 2019 |
% 2019 |
% VARIAÇÃO 20/19 |
POS. 2019 |
1º |
FIAT STRADA |
80041 |
68,01% |
76223 |
58,13% |
5,01% |
1º |
2º |
VW SAVEIRO |
30965 |
26,31% |
42270 |
32,24% |
-26,74% |
2º |
3º |
CHEVROLET MONTANA |
6654 |
5,65% |
12524 |
9,55% |
-46,87% |
3º |
4º |
EFFA K01 |
16 |
0,01% |
70 |
0,05% |
-77,14% |
4º |
5º |
EFFA K02 |
6 |
0,01% |
27 |
0,02% |
-77,78% |
5º |
|
|
117682 |
100,00% |
131114 |
100,00% |
-10,24% |
|
Picapes Médias / Grandes |
|
||||||
POS. |
MODELO |
TOTAL 2020 |
% 2020 |
TOTAL 2019 |
% 2019 |
% VARIAÇÃO 20/19 |
POS. 2019 |
1º |
FIAT TORO |
53976 |
31,94% |
65566 |
30,95% |
-17,68% |
1º |
2º |
TOYOTA HILUX |
32394 |
19,17% |
40419 |
19,08% |
-19,85% |
2º |
3º |
CHEVROLET S10 |
26639 |
15,76% |
32161 |
15,18% |
-17,17% |
3º |
4º |
FORD RANGER |
19833 |
11,74% |
22218 |
10,49% |
-10,73% |
4º |
5º |
VW AMAROK |
10617 |
6,28% |
18911 |
8,93% |
-43,86% |
5º |
6º |
MITSUBISHI L200 |
9480 |
5,61% |
10226 |
4,83% |
-7,30% |
7º |
7º |
NISSAN FRONTIER |
8077 |
4,78% |
8090 |
3,82% |
-0,16% |
8º |
8º |
RENAULT DUSTER OROCH |
6070 |
3,59% |
13363 |
6,31% |
-54,58% |
6º |
9º |
RAM 2500 |
1475 |
0,87% |
652 |
0,31% |
126,23% |
9º |
10º |
EFFA V21 |
301 |
0,18% |
128 |
0,06% |
135,16% |
10º |
11º |
EFFA V22 |
114 |
0,07% |
66 |
0,03% |
72,73% |
11º |
12º |
SSANGYONG ACTYON SPORTS |
8 |
0,00% |
13 |
0,01% |
-38,46% |
13º |
13º |
FORD F150 / F250 |
5 |
0,00% |
8 |
0,00% |
-37,50% |
14º |
14º |
AGRALE MARRUÁ |
2 |
0,00% |
15 |
0,01% |
-86,67% |
12º |
15º |
LIFAN FOISON |
2 |
0,00% |
1 |
0,00% |
100,00% |
17º |
16º |
SSANGYONG MUSSO |
2 |
0,00% |
0 |
0,00% |
- |
- |
17º |
TOYOTA TUNDRA |
1 |
0,00% |
0 |
0,00% |
- |
- |
|
|
168996 |
100,00% |
211837 |
100,00% |
-20,22% |
|
Picapes Pequenas |
||||||||
POS. |
MODELO |
DEZ/20 |
NOV/20 |
DEZ/19 |
% DEZ 20 |
% NOV 20 |
VARIAÇÃO DEZ/NOV |
VARIAÇÃO 2020/2019 |
1º |
FIAT STRADA |
10390 |
9613 |
6276 |
73,91% |
73,91% |
8,08% |
65,55% |
2º |
VW SAVEIRO |
3310 |
2977 |
3358 |
23,55% |
22,89% |
11,19% |
-1,43% |
3º |
CHEVROLET MONTANA |
358 |
417 |
560 |
2,55% |
3,21% |
-14,15% |
-36,07% |
|
|
14058 |
13007 |
10194 |
100,00% |
100,00% |
8,08% |
37,90% |
Picapes Médias / Grandes |
||||||||
POS. |
MODELO |
DEZ/20 |
NOV/20 |
DEZ/19 |
% DEZ 20 |
% NOV 20 |
VARIAÇÃO DEZ/NOV |
VARIAÇÃO 2020/2019 |
1º |
FIAT TORO |
6983 |
6611 |
6493 |
35,53% |
35,30% |
5,63% |
7,55% |
2º |
TOYOTA HILUX |
3307 |
3048 |
3650 |
16,83% |
16,28% |
8,50% |
-9,40% |
3º |
CHEVROLET S10 |
3210 |
3675 |
3693 |
16,33% |
19,62% |
-12,65% |
-13,08% |
4º |
FORD RANGER |
2403 |
2321 |
2327 |
12,23% |
12,39% |
3,53% |
3,27% |
5º |
NISSAN FRONTIER |
957 |
735 |
703 |
4,87% |
3,92% |
30,20% |
36,13% |
6º |
VW AMAROK |
908 |
343 |
1694 |
4,62% |
1,83% |
164,72% |
-46,40% |
7º |
RENAULT DUSTER OROCH |
858 |
848 |
1363 |
4,37% |
4,53% |
1,18% |
-37,05% |
8º |
MITSUBISHI L200 |
695 |
901 |
927 |
3,54% |
4,81% |
-22,86% |
-25,03% |
9º |
RAM 2500 |
283 |
194 |
298 |
1,44% |
1,04% |
45,88% |
-5,03% |
10º |
EFFA V21 |
38 |
41 |
16 |
0,19% |
0,22% |
-7,32% |
137,50% |
11º |
EFFA V22 |
10 |
10 |
9 |
0,05% |
0,05% |
0,00% |
11,11% |
12º |
AGRALE MARRUÁ |
2 |
0 |
5 |
0,01% |
0,00% |
- |
-60,00% |
|
|
19654 |
18727 |
21178 |
100,00% |
100,00% |
4,95% |
-7,20% |
Fonte: Fenabrave
Galeria: Fiat Strada Volcano 1.3 2021
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
Quais foram os 50 carros usados mais vendidos do Brasil em novembro?
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
Honda WR-V ou Toyota Yaris Cross: o que esperar deste embate em 2025
Semana Motor1.com: novo Corolla 2025, Tracker mais potente e mais
Qual é o legado que Carlos Tavares deixou para a Stellantis?