A trajetória de queda nas vendas de sedãs médios e grandes continuou em 2020. Somados, os dois segmentos foram responsáveis por 80.281 unidades – ou pouco mais de 4% dos 1.950.889 veículos novos registrados no período -, uma queda de quase 36%. Absolutamente nenhum modelo com pelo menos 1 emplacamento teve resultado superior ao do ano anterior.
Entre os médios, o pódio foi exatamente o mesmo de 2019. Em primeiro ano cheio da nova geração, o Toyota Corolla (41.072) ampliou em mais de 5 pontos percentuais a sua liderança, de 46,32% para 51,34%. Apesar disso, este foi o pior desempenho anual do modelo desde 2007 (34.463). Mas não foi só o Corolla que aumentou seu market share no período.
Agora perto dos 26%, o Honda Civic (20.447) encurtou sua desvantagem de quase 30 mil unidades para menos de 20 mil. Juntos, os 2 japoneses responderam por quase 77% de tudo o que foi registrado. Na disputa pelo terceiro lugar, nova vitória do Chevrolet Cruze (8.802) sobre o VW Jetta (5.796), ambos com retrações superiores a 48%. A única novidade no top 5 foi o Kia Cerato (1.246), que havia sido 6º em 2019.
Mas foi por muito pouco, já que o novato Caoa Chery Tiggo 6 (1.212) só perdeu a disputa por 34 unidades, tendo figurado no top 5 nos últimos 6 meses do ano. No último suspiro da atual geração (a nova já foi lançada no México), o Nissan Sentra emplacou apenas 950 unidades, menos de 80 unidades mensais. Ainda assim, foi mais do que o dobro do Citroën C4 Lounge (430). Da 9ª posição em diante, só tivemos modelos já fora de linha.
Na disputa entre os sedãs grandes, o Passat (132) foi bicampeão, com quase metade das vendas. Em 2021, no entanto, um cenário diferente será visto, já que o VW deixou de ser oficialmente importado. Honda Accord (57) e Hyundai Azera (35) completaram o pódio. Preferido entre 2006 e 2018, o Ford Fusion, aposentado, emplacou apenas 26 unidades.
EM DEZEMBRO
Dono de mais de 54% dos emplacamentos do segmento, o Toyota Corolla fechou sua participação em 2020 com 5.047 unidades, melhor desempenho no ano. O vice-líder Honda Civic (2.869), sem resultado tão bom desde maio de 2019 (2.954), aproximou-se do arquirrival graças a um avanço de quase 20% sobre 2019.
Tradicional ocupante do 3º lugar, o Chevrolet Cruze (430) recuou quase 80% e foi superado pelo VW Jetta (459), ambos vendendo menos de 10% do líder. Com 257 unidades, o Caoa Chery Arrizo 6 completou 6 meses seguidos no top 5. Com a maior evolução no período (+48%), o Kia Cerato repetiu a 6ª posição de novembro. Sétimo, o Citroën C4 (91) emplacou mais unidades do que a soma dos 4 meses anteriores.
Entre os sedãs grandes, apenas 2 modelos registraram emplacamentos no mês passado. Detalhe: apenas 1 unidade cada para os japoneses Honda Accord e Toyota Camry.
Sedãs Médios |
| ||||||
POS. | MODELO | TOTAL 2020 | % 2020 | TOTAL 2019 | % 2019 | % VARIAÇÃO 20/19 | POS. 2019 |
1º | TOYOTA COROLLA | 41072 | 51,34% | 56727 | 46,32% | -27,60% | 1º |
2º | HONDA CIVIC | 20447 | 25,56% | 27318 | 22,30% | -25,15% | 2º |
3º | CHEVROLET CRUZE | 8802 | 11,00% | 17829 | 14,56% | -50,63% | 3º |
4º | VW JETTA | 5796 | 7,24% | 11248 | 9,18% | -48,47% | 4º |
5º | KIA CERATO | 1246 | 1,56% | 1848 | 1,51% | -32,58% | 6º |
6º | CAOA CHERY ARRIZO 6 | 1212 | 1,51% | 0 | 0,00% | - | - |
7º | NISSAN SENTRA | 950 | 1,19% | 3189 | 2,60% | -70,21% | 5º |
8º | CITROËN C4 LOUNGE | 430 | 0,54% | 1588 | 1,30% | -72,92% | 7º |
9º | MITSUBISHI LANCER | 33 | 0,04% | 1354 | 1,11% | -97,56% | 8º |
10º | FORD FOCUS FASTBACK | 10 | 0,01% | 1151 | 0,94% | -99,13% | 9º |
11º | HYUNDAI ELANTRA | 6 | 0,01% | 82 | 0,07% | -92,68% | 11º |
12º | PEUGEOT 408 | 2 | 0,00% | 122 | 0,10% | -98,36% | 10º |
13º | RENAULT FLUENCE | 1 | 0,00% | 21 | 0,02% | -95,24% | 12º |
|
| 80007 | 100,00% | 122477 | 100,00% | -34,68% |
|
Sedãs Grandes |
| ||||||
POS. | MODELO | TOTAL 2020 | % 2020 | TOTAL 2019 | % 2019 | % VARIAÇÃO 20/19 | POS. 2019 |
1º | VW PASSAT | 132 | 48,18% | 1048 | 46,76% | -87,40% | 1º |
2º | HONDA ACCORD | 57 | 20,80% | 177 | 7,90% | -67,80% | 3º |
3º | HYUNDAI AZERA | 35 | 12,77% | 36 | 1,61% | -2,78% | 5º |
4º | FORD FUSION | 26 | 9,49% | 832 | 37,13% | -96,88% | 2º |
5º | TOYOTA CAMRY | 23 | 8,39% | 145 | 6,47% | -84,14% | 4º |
6º | KIA OPTIMA | 1 | 0,36% | 1 | 0,04% | 0,00% | 8º |
7º | CHRYSLER 300C | 0 | 0,00% | 1 | 0,04% | -100,00% | 6º |
8º | HYUNDAI SONATA | 0 | 0,00% | 1 | 0,04% | -100,00% | 7º |
|
| 274 | 100,00% | 2241 | 100,00% | -87,77% |
|
Sedãs Médios | ||||||||
POS. | MODELO | DEZ/20 | NOV/20 | DEZ/19 | % DEZ 20 | % NOV 20 | VARIAÇÃO DEZ/NOV | VARIAÇÃO 2020/2019 |
1º | TOYOTA COROLLA | 5047 | 5017 | 5220 | 54,18% | 58,26% | 0,60% | -3,31% |
2º | HONDA CIVIC | 2869 | 2350 | 2402 | 30,80% | 27,29% | 22,09% | 19,44% |
3º | VW JETTA | 459 | 344 | 724 | 4,93% | 3,99% | 33,43% | -36,60% |
4º | CHEVROLET CRUZE | 430 | 428 | 2027 | 4,62% | 4,97% | 0,47% | -78,79% |
5º | CAOA CHERY ARRIZO 6 | 257 | 220 | 0 | 2,76% | 2,55% | 16,82% | - |
6º | KIA CERATO | 154 | 219 | 104 | 1,65% | 2,54% | -29,68% | 48,08% |
7º | CITROËN C4 LOUNGE | 91 | 22 | 84 | 0,98% | 0,26% | 313,64% | 8,33% |
8º | NISSAN SENTRA | 7 | 12 | 207 | 0,08% | 0,14% | -41,67% | -96,62% |
9º | HYUNDAI ELANTRA | 1 | 0 | 1 | 0,01% | 0,00% | - | 0,00% |
|
| 9315 | 8612 | 10769 | 100,00% | 100,00% | 8,16% | -13,50% |
Sedãs Grandes | ||||||||
POS. | MODELO | DEZ/20 | NOV/20 | DEZ/19 | % DEZ 20 | % NOV 20 | VARIAÇÃO DEZ/NOV | VARIAÇÃO 2020/2019 |
1º | HONDA ACCORD | 1 | 8 | 4 | 50,00% | 100,00% | -87,50% | -75,00% |
2º | TOYOTA CAMRY | 1 | 0 | 1 | 50,00% | 0,00% | - | - |
|
| 2 | 8 | 5 | 100,00% | 100,00% | -75,00% | -60,00% |
Fonte: Fenabrave